Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Volkswagen Golf Mk8 ganha vida em 2019, mas o que esperar do novo hatch?

Carro mais vendido pela marca no mundo, hatch médio ficará maior e mais tecnológico. Brasil deve demorar um bocado para recebê-lo

Por Leonardo Felix, Paulo Campo Grande, a37171
10 dez 2018, 12h12
Teaser antecipa um pouco como será a silhueta do Golf Mk8: faróis bem afilados, linha de cintura levemente ascendente e coluna C bastante larga (Reprodução/Volkswagen)

A Volkswagen confirmou: a oitava geração do icônico hatch médio Golf, carro mais vendido pela marca no mundo, será lançada no segundo semestre de 2019, já como ano-modelo 2020. Pelo menos na Europa.

O anúncio foi feito na semana passada, durante encontro de fim de ano entre membros do conselho da fabricante. O evento serviu para fazer um balanço do que a marca apresentou em 2018 e quais os planos para os anos seguintes.

Foi aí que o tema “Golf Mk8” entrou na jogada, embora poucos detalhes do modelo tenham sido revelados – fora um singelo teaser com o desenho do que será sua silhueta, além de algumas declarações sobre o que ele vai ganhar em termos de tecnologia.

Início da produção já está marcado para junho em Wolfsburg, Alemanha.

Cronograma de lançamentos da Volkswagen: olha o novo Golf ali previsto para meados de 2019 (Reprodução/Volkswagen)

Eis o que podemos esperar: plataforma será uma evolução da atual matriz modular MQB, abrindo possibilidade para a expansão de versões eletrificadas (sejam híbridas ou 100% elétricas).

A manutenção da base deve, inclusive, abrir discussões entre os fãs mais puristas sobre se o novo Golf será mesmo uma troca de geração.

De qualquer forma, é bem provável que o hatch médio fique mais comprido e largo, com entre-eixos saltando dos atuais 2,63 metros para algo próximo a 2,70 metros. Vale lembrar que o novo Jetta possui 2,69 metros nessa dimensão.

Nas configurações munidas de motor a combustão é difícil esperar por mudanças nas opções 1.5 e 2.0 turbo já oferecidas ao consumidor europeu. Outra promessa é que o Golf Mk8 traga novas soluções em condução semiautônoma e conectividade.

“O próximo Golf levará a Volkswagen à nova era de carros conectados. Estará sempre online e seus sistemas de assistência e cockpit digital serão referência em conectividade e segurança”, afirmou Karlheinz Hell, responsável global de projetos compactos/médios da Volkswagen.

Continua após a publicidade

Difícil prever como será o visual da próxima geração, especialmente porque os traços do teaser são ainda bem genéricos.

Volkswagen Golf Comfortline
Volkswagen Golf 2019: hatch foi recentemente reestilizado no Brasil, portanto troca de geração deve ficar para 2021 (Divulgação/Volkswagen)

E o Brasil? Bem… Por aqui o Golf Mk8 deve demorar um bocado a chegar, visto que o facelift da sétima geração chegou ao nosso mercado em junho deste ano, um ano e oito meses depois de ser lançado ao consumidor da Europa.

Difícil imaginar, portanto, que a oitava geração nos seja apresentada antes do primeiro semestre de 2021.

Há boas chances de que o Golf de oitava geração seja vendido somente como modelo importado por aqui, abrindo a linha de montagem de São José dos Pinhais (PR), onde o modelo é atualmente montado, para produção da picape compacta-média Tarok.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.