Volkswagen estaria perto de comprar equipe Red Bull de Fórmula 1
Grupo alemão construiria um conjunto propulsor, enquanto marca de energéticos continuaria como patrocionador
O irlandês Eddie Jordan (ex-chefe da equipe Jordan e atual comentarista da rede britânica BBC) afirmou nesta sexta-feira que o grupo VW está próximo de acertar um acordo para assumir o controle da equipe Red Bull de Fórmula 1.
Após quatro títulos seguidos entre 2010 e 2014, a Red Bull amarga desde o ano passado uma decadência técnica, em parte justificada pela baixa evolução dos motores Renault. Segundo Jordan, a VW desenvolveria um novo conjunto propulsor, enquanto a Red Bull continuaria a ser o principal patrocionador do time. O processo só seria concluído em 2018 – enquanto isso, a Red Bull utilizaria motores Ferrari como medida provisória.
O presidente da Red Bull Dietrich Mateschitz já havia divulgado na semana passada que a separação da Renault estava concluída. Um acordo provisório com a Ferrari ainda não foi confirmado, mas seria a única opção, ante a indisponibilidade dos motores Mercedes e a baixa confiabilidade dos Honda. Enquanto isso, o diretor da equipe Christian Horner afirmou seguidas vezes que, caso a Red Bull não consiga um propulsor competitivo no futuro próximo, deverá deixar a Fórmula 1.
Volkswagen e Red Bull já atuam (ou atuaram) como parceiras em vários projetos automobilísticos, como os Touareg que venceram diversas edições do Rally Dakar e os Polo que atualmente dominam o WRC. Se for confirmada, a notícia daria prosseguimento à pratica da VW de entrar numa categoria, acumular títulos e, no auge do sucesso, dar início à uma nova empreitada.
Fica a dúvida apenas em relação a qual marca do grupo VW seria escolhida para a exposição. A Audi é favorita, mas Porsche, Lamborghini, Bentley e Bugatti também fazem parte do conglomerado.
Toyota muda estratégia da Hilux com bitola larga e insinua GR-Sport para nova geração
Cadeira de rodas elétrica pagará IPVA em 2026? Entenda o caso
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
Toyota GR Yaris, Abarth 600e, Honda Prelude: conheça os esportivos do Salão de SP
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?







