Clique e assine por apenas 8,90/mês

Volkswagen emociona com curta-metragem de despedida do Fusca

Após 81 anos de produção, o Fusca encerrou sua linhagem. Na bagagem, carrega o título de xodó e de mais vendido da história

Por Renan Bandeira - Atualizado em 6 jan 2020, 16h03 - Publicado em 6 jan 2020, 16h01
Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen divulgou um vídeo em homenagem ao Fusca – que deixará de ser fabricado após 81 anos de produção.

É difícil não se emocionar com o curta-metragem “The Last Mile” – A última milha, em português. Ele mostra a história de um rapaz e seu Fusca, ao som de Let It Be, da banda The Beatles.

Após participar dos principais momentos da vida de seu proprietário – da infância até a velhice –, o veículo começa a rodar sozinho pela cidade sendo ovacionado pela multidão em tom de despedida.

Para finalizar a sua passagem, ele cumprimenta seu dono com o característico som da buzina, segue por uma estrada reta onde se transforma em besouro – principal apelido do Fusca em todo o mundo – e voa até o céu.

Continua após a publicidade

O clipe conta também com ilustrações especiais do ator, Kevin Bacon – do filme Footloose – do pintor e cineasta, Andy Warhol, e do apresentador, Andy Cohen.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=uKuYXNLGlOc%5D

Fim da linha para o xodó mundial

Não, o clássico Fusca de primeira geração não estava em produção. Na verdade, o modelo clássico deixou de ser fabricado em 2005, no México.

O que chega ao fim agora é sua linhagem. Ele foi sucedido pelo New Beetle, produzido entre 1997 e 2010, e pela terceira geração foi lançada em 2011, que teve sua produção encerrada no final de 2019, também no México.

Continua após a publicidade

Esta terceira geração foi vendida em diversos mercados com o apelido local do modelo, como Carocha (Portugal), Käfer (Alemanha) e Fusca (Brasil).

Tudo começou em 1938, quando surgiu como o “carro do povo”, pedido pelo ditador alemão Adolf Hitler.

Além do recorde de modelo com maior tempo em produção, o Fusca também carrega a marca de mais vendido da história automobilística.

As primeiras unidades importadas para o Brasil chegaram em 1950. Nove anos depois, o Fusca teve produção nacional e passou a ser fabricado na planta de São Bernardo do Campo (SP), da Volkswagen.

Continua após a publicidade

Por aqui, deixou de ser vendido em 2017, em sua terceira geração.

Publicidade