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Type R: o melhor Honda Civic é finalmente apresentado

Com 320 cv e 40,7 mkgf, ele ganhou uma série de aprimoramentos estruturais, mecânicos e aerodinâmicos

Por Da Redação
Atualizado em 7 mar 2017, 11h53 - Publicado em 7 mar 2017, 11h40
Caixas de roda são mais largas que no Civic comum
Aberturas no para-choque e caixas de roda são mais largas que no Civic comum (Honda/Divulgação)

A Honda acaba de apresentar oficialmente no Salão de Genebra o novo Civic Type R de produção. Herdeiro da linhagem mais esportiva da marca, ele chega ao mercado europeu no formato hatchback de cinco portas, mantendo todos os apetrechos aerodinâmicos e visuais de quem não faz a menor questão de discrição.

Asa traseira enorme é uma marca registrada do Type R
Asa traseira enorme é uma marca registrada do Type R (Honda/Divulgação)

Mais do que o estilo, porém, o que vai arrepiar os fãs da marca são os dados técnicos. A quinta geração do Type R traz o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros (VTEC, claro) turbinado do modelo anterior, mas agora com nada menos que 320 cavalos e 40,7 mkgf de torque.

Motor 2.0 VTEC turbo produz 320 cv e 40,5 mkgf
Motor 2.0 VTEC turbo produz 320 cv e 40,7 mkgf ()

A transmissão é exclusivamente manual de seis marchas, com um sistema que sincroniza automaticamente a rotação do motor no nível ideal para tornar as trocas de marcha mais rápidas e suaves. O eixo dianteiro tem também um diferencial com deslizamento limitado, para melhorar o controle da tração e evitar o esterçamento por torque (fenômeno comum em carros que despejam muita força na tração dianteira).

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Estruturalmente, muita coisa foi feita para tornar o novo Type R uma máquina de track days. O monobloco agora oferece 45% mais rigidez em relação ao anterior, em parte graças ao uso de aços de altíssima resistência e adesivos estruturais, melhorando o comportamento em curvas e reduzindo vibrações. Por outro lado, o peso foi reduzido em 16 kg.

Capô de alumínio contribui para uma redução de peso de 16 kg
Capô de alumínio contribui para uma redução de peso de 16 kg (Honda/Divulgação)

Mantendo o arranjo McPherson na dianteira e multilink na traseira, a suspensão ganhou amortecedores, molas e buchas novos – no caso dos amortecedores, tratam-se de unidades com três câmaras, sensores de curso e sensores de força G capazes de modificar sua atuação de forma adaptativa.

São três modos de direção à escolha do motorista: Comfort, Sport e +R. Eles alteram as respostas da direção com assistência elétrica, do acelerador, o sistema rev-matching, o controle de estabilidade e o sistema de amortecedores adaptativos.

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Rigidez estrutural aumentou 45% em relação ao Type R anterior
Rigidez estrutural aumentou 45% em relação ao Type R anterior ()

Os freios Brembo trazem enormes discos perfurados de 350 mm (quase uma roda aro 14!) na frente e 305 mm atrás, com pinças de alumínio de quatro pistões. Completam o conjunto as rodas de aro 20 de alumínio, vestindo pneus Continental ContiSportContact 6 na medida 245/30R.

Freios são Brembo nas quatro rodas
Freios são Brembo nas quatro rodas (Honda/Divulgação)

Por fora, o pacote aerodinâmico parece extravagante, mas tudo tem sua função, com novas aberturas para refrigeração e direcionamento de ar nos para-choques e nas laterais alargadas, geradores de vórtice no teto, uma enorme asa traseira para aumentar o downforce e todo um trabalho no chão do carro para melhorar a passagem de ar.

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Geradores de vórtice no final do teto melhoram o fluxo aerodinâmico
Geradores de vórtice no final do teto melhoram o fluxo aerodinâmico (Honda)

Por dentro, o novo Type R não decepciona: bancos do tipo concha com generosos apoios laterais, uma overdose de vermelho no acabamento e na luminosidade do painel – e caso o ronco do motor não seja suficiente, há um sistema de som com 12 alto-falantes e 540 watts de potência.

Interior tem grafismos vermelhos por todo o painel
Interior tem grafismos vermelhos por todo o painel ()
Bancos concha garantem apoio firme em tocadas agressivas
Bancos concha garantem apoio firme em tocadas agressivas ()
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Infelizmente, números de desempenho ainda não foram divulgados. O Civic Type R será fabricado na Inglaterra a partir da metade do ano, e de lá exportado para diferentes mercados.

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Só não espere que ele chegue ao Brasil: por aqui, o máximo que podemos esperar é a versão menos visceral Si, já antecipado pela Honda, e que deve ter uma versão mais potente do motor 1.5 turbo do Civic Touring.

 

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