Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Toyota Yaris 2023 estreia sem câmbio manual e quer ser Corolla de entrada

Com estética levemente renovada, novos Toyota Yaris Hatchback e Yaris Sedã apostam em confiabilidade e boa segurança para fazerem sentido

Por Eduardo Passos
13 jan 2022, 17h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Toyota está lançando os novos Yaris Hatch e Yaris Sedã. Além de grade redesenhada e novas opções de farol, a dupla passa a ser vendida com apenas uma configuração mecânica: motor 1.5 aspirado e câmbio CVT. 

    Publicidade

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Publicidade

    Para tentar compensar a falta de grandes novidades, a Toyota busca apostar em preço competitivo para o cenário atual, partindo de R$ 92.190 no Yaris Hatchback e R$ 96.390 no Yaris Sedã.

    Grade dianteira é a principal novidade estética e foi inspirada no Corolla
    Grade dianteira é a principal novidade estética e foi inspirada no Corolla (Divulgação/Toyota)

    Aspecto “esportivo”

    O jeito mais fácil de identificar o Toyota Yaris 2023 é observar a grade tanto do hatch quanto do sedã, onde as novidades estéticas estão concentradas. A frente foi assumidamente inspirada na do Corolla, com bastante semelhança nas entradas decorativas laterais e inferior. 

    Versão XLS (foto) traz faróis em led e teto solar. Yaris Hatchback básico substitui o Etios como Toyota mais barato do Brasil
    Versão XLS (foto) traz faróis em led e teto solar. Yaris Hatchback básico substitui o Etios como Toyota mais barato do Brasil (Divulgação/Toyota)

    Pode até ser discutível, mas faz bastante sentido dado o plano Toyota de usar os Yaris como meio de capturar clientes para o resto da vida. Isso foi reforçado por executivos da marca, que citaram-nos como evoluções do Etios. 

    Publicidade
    Motor 1.5 aspirado passa a ser opção única
    Motor 1.5 aspirado passa a ser opção única (Divulgação/Toyota)

    Outro endosso à estratégia de imitar o sedã médio é o público-alvo dos carros: pais na casa dos 35 anos — cerca de uma geração antes de buscarem os carros de “tiozão”, mas já pegando gosto pelo segmento e pelos Toyota.

    Continua após a publicidade
    Rodas de liga de leve 15'' entram na versão intermediária e, na topo de linha, são bicolores
    Rodas de liga de leve 15” entram na versão intermediária e, na topo de linha, são bicolores (Divulgação/Toyota)

    Menos opções e versões

    As atualizações mecânicas da linha 2023 se resumem, na verdade, em um enxugamento de opções. A partir de agora todas as versões vêm com o motor 1.5 Dual VVT-i, com 110 cv e 14,9 kgfm, com o 1.3 sendo aposentado pela “falta de sentido”, ou competitividade.

    Publicidade
    Há opção de equipar o carro com controle de cruzeiro
    Há opção de equipar o carro com controle de cruzeiro (Divulgação/Toyota)

    A transmissão manual de seis marchas também se foi, enquanto o câmbio CVT com sete marchas simuladas assume a responsabilidade. Ele ajuda o motor flex a render até 13 km/l na cidade e com gasolina, nos números da Toyota. Como de costume, o CVT vem junto dos modos de direção Eco e Sport, que fazem o balanço entre desempenho e economia.

    Porta-malas do Yaris Sedã tem 473 l. O do Yaris Hatchback comporta 310 l
    Porta-malas do Yaris Sedã tem 473 l. O do Yaris Hatchback comporta 310 l (Divulgação/Toyota)

    Mais seguro e um pouco mais moderno

    Além da malha dos bancos, a principal mudança interna anunciada pela Toyota foi a instalação de duas portas USB para os bancos de trás, além da central multimídia ter se tornado item de série. Sua tela tem 7’’ e é compatível com Android Auto e Apple Carplay por cabo.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Tanto sedã quanto hatch têm 2,55 m de entre-eixos
    Tanto sedã quanto hatch têm 2,55 m de entre-eixos (Diuvlgação/Toyota)

    As versões XLS, topo de linha dos Yaris e Yaris Sedã, têm ar-condicionado digital, teto solar e borboletas para troca de marchas no volante. Nelas o quadro de instrumentos é incrementado por um computador de bordo de 4,2’’.

    Central multimídia já vem na versão básica
    Central multimídia já vem na versão básica (Divulgação/Toyota)

    O maior incremento do Yaris, entretanto, é talvez o mais vital e menos excitante: a segurança. Mesmo as versões básicas trarão um conjunto de sete airbags: um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Também há controle de estabilidade e tração e ABS, entre outros.

    Continua após a publicidade
    Mas computador de bordo tem seu preço
    Mas computador de bordo tem seu preço (Divulgação/Toyota)

    As versões XS e XLS também incorporaram sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa. Essas tecnologias permitem que alertas no painel ajudem o motorista a reagir a freadas bruscas à frente, iniciando a frenagem para reduzir os danos de uma colisão inevitável. O alerta de faixas emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.

    Ar-condicional é digital mas não é dual zone
    Ar-condicional é digital mas não é dual zone (Divulgação/Toyota)

    Preços e versões do Toyota Yaris 2023

    XL 

    Yaris Hatchback XL: R$ 92.190

    Yaris Sedã XL: R$ 96.390

    XS Acrescenta sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa,, roda de liga leve de 15”, ar digital, banco traseiro rebatível 60:40, computador de bordo de 4,2”, câmera de ré, chave presencial, controle de cruzeiro e lanternas em led, entre outros.

    Yaris Hatchback XS: R$ 101.490

    Yaris Sedã XS: R$ 104.990

    Continua após a publicidade

    XLS Acrescenta teto solar, faróis em led, melhor isolamento acústico e retrovisor eletrocrômico, entre outros

    Yaris Hatchback XLS: R$ 112.690

    Yaris Sedã XLS: R$ 116.990

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.