BYD Yuan Pro pode causar ‘efeito Dolphin’ entre SUVs elétricos no Brasil
Yuan Pro será o SUV elétrico mais barato da BYD no Brasil ainda em 2024; poderá custar R$ 30.000 mais barato que um Song Plus
![BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/BYD-Yuan-Pro-2025-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O BYD Yuan Plus ganhará um irmão menor (e mais barato) no Brasil ainda em 2024. O BYD Yuan Pro tem dimensões equivalentes às de um Nissan Kicks e fará o papel de SUV mais barato da BYD no Brasil, mas é preciso estar atento para não confundir o carro.
![111762_1 Na China, o Yuan Pro é um clone do EcoSport](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/111762_1.jpeg?quality=70&strip=info&w=300)
Acontece que, na China, Yuan Pro é um clone do Ford EcoSport vendido desde 2015. O carro que será vendido como Yuan Pro no Brasil é o Yuan Up, um SUV compacto recém-lançado que compartilha uma série de características com o BYD Dolphin.
View this post on InstagramContinua após a publicidade
Como é o BYD Yuan Pro
Na China, há versões bastante simples com motor elétrico de 95 cv (mesmo do Dolphin) e bateria de 32 kWh. Contudo, a configuração do Yuan Pro que a BYD estuda vender no Brasil é a mais cara, com 177 cv e bateria de 45 kWh (como a do Dolphin), com autonomia de 401 km no ciclo chinês (CLTC).
![BYD Yuan Pro 2025 (1) BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/BYD-Yuan-Pro-2025-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A capacidade da bateria é um pouco menor que a de um Peugeot e-2008, que tem 50 kWh, mas o BYD Yuan Pro tem dimensões equivalentes às dos maiores SUVs compactos. São 4,31 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de entre-eixos – 8 cm a menos que um BYD Dolphin.
Se na dianteira o estilo de “grade”, que une os faróis de led estreitinhos, está alinhado ao design do BYD Song L, a traseira com lanternas interligadas flerta com o estilo do Dolphin. Luzes de seta e ré estão escondidos no para-choque com design saliente e peças prateadas.
![BYD Yuan Pro 2025 (2) BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/BYD-Yuan-Pro-2025-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
E vale destacar que o SUV tem limpador traseiro e que o modelo já não traz o “Build Your Dreams” por extenso na tampa traseira, como em outros modelos. A tendência é que usem apenas o “BYD”.
![BYD Yuan Pro 2025 (5) BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/BYD-Yuan-Pro-2025-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, o Yuan Pro tem um bom espaço. O teto elevado permite que o assento traseiro tenha posição mais elevada e seu assoalho é inteiramente plano, facilitando a vida do quinto ocupante. Na frente, os dois assentos têm ajuste elétrico.
![BYD Yuan Pro 2025 (4) BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/BYD-Yuan-Pro-2025-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O painel é diferente de outros BYD, o que é bom. O quadro de instrumentos digital é um pouco mais largo, a tela da central multimídia é de 12,8 polegadas e giratória e logo abaixo dela está o console central elevado, com alças laterais ao retor do espaço dedicado ao carregador sem fio para smartphones (com ventilação, inclusive). Por baixo fica um porta objetos acessado pelas laterais.
![BYD Yuan Pro 2025 BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/byd-yuan-up3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Alguns dos poucos botões da cabine ficam ao redor do seletor de marcha, que é uma alavanca mais convencional. Todo o console tem revestimento de toque macio, assim como os painéis das portas. A direção tem ajuste de altura e profundidade.
Em termos de equipamentos, o Yuan Pro poderá ter de série sistemas de segurança avançados, como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa e frenagem de emergência.
Preço do BYD Yuan Pro no Brasil
Quanto aos preços do seu menor SUV elétrico, a intenção da BYD aparenta ser repetir a relação entre os Yuan Plus e Song Plus: custam os mesmos R$ 229.800, mas um é elétrico e outro é híbrido plug-in. Logo, o Yuan Pro custaria o mesmo preço do Song Pro – outro na fila para ser lançado no Brasil.
![BYD Yuan Pro 2025 BYD Yuan Pro 2025](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/04/byd-yuan-up-plazas.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A estimativa é um preço R$ 30.000 abaixo da linha Plus. Quer dizer que, se chegassem às lojas hoje custariam R$ 199.800. Mas é bom não criar expectativas por um preço abaixo dos R$ 200.000, pois o imposto de importação para híbridos e elétricos terá dois aumentos até o final do ano, para quando está previsto o lançamento do Yuan Pro no Brasil.
Ou seja, o BYD Yuan Pro seria posicionado acima do Dolphin Plus, mas ainda em um preço interessante frente a outros SUVs elétricos, como o Seres 3 e o Peugeot e-2008 (que está temporariamente fora de linha, à espera da sua reestilização).
Considerando o conteúdo, o espaço e o acabamento, a tendência é que o Yuan Pro se torne a nova referência do segmento. O que vem depois disso é uma redução nos preços dos concorrentes, exatamente o que aconteceu após o lançamento do BYD Dolphin no Brasil.