Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Sucessor do VW Gol no Brasil será SUV compacto rival de Pulse e Kardian

O "SUV do Gol" foi flagrado na Índia com logo da Skoda demonstrando uma carroceria definitiva. O modelo será fabricado em Taubaté (SP) já em 2025

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 27 abr 2024, 20h14 - Publicado em 27 abr 2024, 14h00

Com um investimento de R$ 16 bilhões anunciado pela Volkswagen com 16 novos modelos para o Brasil até 2028, destaca-se o tão aguardado SUV de entrada, sucessor do icônico VW Gol, que será fabricado em Taubaté (SP).

O modelo já está em estágio avançado de desenvolvimento, mas os primeiros flagras das unidades de teste com carroceria definitiva vêm da Índia. Isso porque a Skoda também terá um SUV compacto baseado no mesmo projeto e que chegará antes às lojas.

Os mais observadores já conseguem ter uma noção geral do porte e design do SUV. Só é preciso desconsiderar que os faróis divididos, com leds independentes, fazem parte da identidade da Skoda, mas a posição do capô, a inclinação do para-brisa e as janelas laterais serão indênticos no Volkswagen brasileiro.

Outros elementos já revelados incluem lanternas em LED, luz de freio integrada ao aerofólio, rack de teto e placa de identificação instalada na tampa do porta-malas – padrão entre os SUVs.

Continua após a publicidade
Novo SUV VW Skoda
(Reprodução/Reprodução)

O projeto está sendo elaborado em colaboração entre Volkswagen e Skoda, com cada marca desenvolvendo sua própria versão do modelo. A ideia é reduzir custos de desenvolvimento, aproveitando toda a estrutura da plataforma MQB-A00, aproveitando o esforço que as duas marcas já fizeram ao compartilhar o projeto do VW Virtus entre si.

No Brasil, o “sucessor do VW Gol” será lançado até o fim de 2025 e produzido na fábrica de Taubaté (SP), com design alinhado às diretrizes estabelecidas pela Volkswagen.

Uma característica importante é que o carro foi desde o início idealizado para eletrificação e há tempo hábil para já chegar às lojas com o motor 1.0 TSI em sua versão híbrida leve flex.

Continua após a publicidade

Quanto ao tamanho, o modelo provavelmente terá menos que os 4,05 m de comprimento de um Polo. O novo SUV será posicionado como um modelo maior que o Polo Track e abaixo do Nivus, competindo diretamente com modelos como Fiat Pulse e Renault Kardian.

Detalhes específicos sobre o carro ainda não foram revelados, espera-se que nos próximos meses apareça alguma prévia do design.

O plano de investimento da VW também inclui uma picape inédita, que nascerá em São José dos Pinhais (PR). O conceito Tarok, mostrado em 2018, dá algumas pistas do que haverá na rival de Chevrolet Montana e Fiat Toro, que deve oferecer tração integral e versões híbridas leves ou plenas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.