Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Toyota IQ é transformado em GR Yaris com motor de Kawasaki Ninja

Equipe de modificadores japoneses transformaram o compacto urbano da Toyota em uma versão "de bolso" e muito potente do GR Yaris

Por João Vitor Ferreira
30 dez 2021, 01h00

Eventos automotivos, além de bons lançamentos, também nos presenteiam com criações mirabolantes feitas pelos customizadores. Dessa vez, uma equipe de mecânicos do Japão vai expor sua mais nova criação no Tokyo Auto Salon: o Toyota GR Yaris Jr.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O “Júnior” no nome, você já deve ter reparado, é pelo tamanho. Mas como os japoneses conseguiram reduzir tanto as dimensões do Toyota Yaris? A resposta é simples: esse não é o hatch convencional, mas sim um Toyota IQ completamente transformado.

GR Yaris JR
(@ZR250Aniki/Twitter)

Os customizadores pegaram o compacto de porte micro e deram a ele uma nova cara, literalmente. Primeiro, trocaram o conjunto de iluminação, dando ao IQ faróis e lanternas traseiras originais do GR Yaris. Depois, foram instalados para-choques personalizados e réplicas dos para-lamas e das soleiras laterais, quase idênticas às verdadeiras, mas em uma escala condizente. 

Continua após a publicidade

Para finalizar a parte estética, um capô de fibra de carbono e um spoiler traseiro foram adicionados para dar aquele toque de esportividade. Novas rodas brancas, com pneus mais largos na traseira, completam o conjunto.

Compartilhe essa matéria via:
GR Yaris JR interior
No interior, o carro ganhou bancos esportivos, volante Momo de três raios, painel de instrumentos personalizado e uma tela quadrada no console central (@ZR250Aniki/Twitter)

Mas não acaba por aí, ainda falta um motor decente. Nada do “fraco” 1.0 original, que gera meros 68 cv. Para o Yaris Jr foi escolhido o motor da motocicleta Kawasaki Ninja ZX-14R, que tem 1441 cc e gera 211 cv e 15,7 kgfm. Originalmente, o motor é acoplado a uma transmissão sequencial de seis marchas, que provavelmente foi mantida e joga a força no eixo traseiro. 

Infelizmente, um dos mecânicos que trabalhou no projeto divulgou apenas fotos do veículo, mas nenhum vídeo mostrando o desempenho do Yaris Jr. Comparando com o GR Yaris original, o “Júnior” tem 50 cv e 21 kgfm a menos. Porém, com tamanho e peso reduzidos, é provável que ele chegue próximo aos 5,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.

A confirmação, só virá daqui a poucas semanas, quando o carro for apresentado no Tokyo Auto Salon, que ocorre entre os dias 14 e 16 de janeiro.

GR Yaris JR traseira
O Toyota IQ, originalmente, tem quatro assentos, mas os bancos traseiros tiveram que ser retirados para alocar o novo motor (@ZR250Aniki/Twitter)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.