Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Toyota IQ é transformado em GR Yaris com motor de Kawasaki Ninja

Equipe de modificadores japoneses transformaram o compacto urbano da Toyota em uma versão "de bolso" e muito potente do GR Yaris

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 29 dez 2021, 18h28 - Publicado em 30 dez 2021, 01h00

Eventos automotivos, além de bons lançamentos, também nos presenteiam com criações mirabolantes feitas pelos customizadores. Dessa vez, uma equipe de mecânicos do Japão vai expor sua mais nova criação no Tokyo Auto Salon: o Toyota GR Yaris Jr.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

O “Júnior” no nome, você já deve ter reparado, é pelo tamanho. Mas como os japoneses conseguiram reduzir tanto as dimensões do Toyota Yaris? A resposta é simples: esse não é o hatch convencional, mas sim um Toyota IQ completamente transformado.

GR Yaris JR
@ZR250Aniki/Twitter

Os customizadores pegaram o compacto de porte micro e deram a ele uma nova cara, literalmente. Primeiro, trocaram o conjunto de iluminação, dando ao IQ faróis e lanternas traseiras originais do GR Yaris. Depois, foram instalados para-choques personalizados e réplicas dos para-lamas e das soleiras laterais, quase idênticas às verdadeiras, mas em uma escala condizente. 

Para finalizar a parte estética, um capô de fibra de carbono e um spoiler traseiro foram adicionados para dar aquele toque de esportividade. Novas rodas brancas, com pneus mais largos na traseira, completam o conjunto.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
GR Yaris JR interior
No interior, o carro ganhou bancos esportivos, volante Momo de três raios, painel de instrumentos personalizado e uma tela quadrada no console central @ZR250Aniki/Twitter

Mas não acaba por aí, ainda falta um motor decente. Nada do “fraco” 1.0 original, que gera meros 68 cv. Para o Yaris Jr foi escolhido o motor da motocicleta Kawasaki Ninja ZX-14R, que tem 1441 cc e gera 211 cv e 15,7 kgfm. Originalmente, o motor é acoplado a uma transmissão sequencial de seis marchas, que provavelmente foi mantida e joga a força no eixo traseiro. 

Infelizmente, um dos mecânicos que trabalhou no projeto divulgou apenas fotos do veículo, mas nenhum vídeo mostrando o desempenho do Yaris Jr. Comparando com o GR Yaris original, o “Júnior” tem 50 cv e 21 kgfm a menos. Porém, com tamanho e peso reduzidos, é provável que ele chegue próximo aos 5,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.

A confirmação, só virá daqui a poucas semanas, quando o carro for apresentado no Tokyo Auto Salon, que ocorre entre os dias 14 e 16 de janeiro.

GR Yaris JR traseira
O Toyota IQ, originalmente, tem quatro assentos, mas os bancos traseiros tiveram que ser retirados para alocar o novo motor @ZR250Aniki/Twitter

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)