Toyota promete trio de esportivos: Supra, MR2 e um novo GT86
Engenheiro-chefe da marca japonesa admite que trinca de esportivos deve se tornar realidade nos próximos anos
Os fãs de esportivos japoneses podem ter motivos de sobra para comemorar nos próximos anos. Segundo informações da revista EVO, a Toyota pretende ressuscitar Supra e MR2, que se juntariam à nova geração do GT86. A publicação cita como fonte o diretor da Gazoo Racing (divisão de competições da Toyota) e engenheiro da marca, Tetsuya Tada.
Os projetos estariam em andamento e devem ser lançados em breve. Há muito tempo aguarda-se o lançamento de um novo Supra, que está sendo desenvolvido em parceria com a BMW – que aproveitará o projeto para lançar um novo Z4 e o inédito Z5.
Segundo Tada, “o veículo (Supra) deve ser mais leve que seus rivais”, nos moldes de um Porsche Cayman, carro que o engenheiro já revelou admirar. Quanto ao design, a tendência é que o conceito FT-1, revelado ao mundo no Salão de Detroit de 2014, sirva como fonte de inspiração para o estilo do novo Supra.
O MR2 não terá uma nova geração, e sim um sucessor nos mesmos moldes que o tornaram um sucesso de vendas entre 1984 e 2007: um esportivo compacto de dois lugares com motor central e tração traseira. Ainda não há confirmação oficial, mas o modelo pode ser inspirado no S-FR Racing Concept, um conceito e quatro lugares com motor dianteiro e tração traseira.
As especificações são, de fato, diferentes, mas ambos seriam conectados por um ponto vital: a combinação de motor potente com baixo peso.
Já o GT86 não deve sofrer alterações radicais em sua fórmula, embora Tadashi (um dos responsáveis pelo projeto original) “esteja trabalhando duro” para desenvolver um carro mais leve e simples possível.
A equipe de engenheiros da Toyota também cogita aplicar a tecnologia híbrida de seus protótipos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) no GT86, mesmo que isso ocorra apenas após o lançamento da nova geração do esportivo.