SUVs já representam 70% das vendas da Porsche
Macan é o Porsche mais vendido no mundo, seguido pelo Cayenne; esportivos 911, Boxster, Cayman e Panamera somados representam apenas 30%
![O Macan é hoje o Porsche mais vendido no mundo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/03/porsche-macan.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
![O Macan é hoje o Porsche mais vendido no mundo](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/03/porsche-macan.jpg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
O relatório anual que a Porsche divulgou a respeito de 2016 mostra que os dois SUVs da marca – o Cayenne e o Macan – respondem por 70% de suas vendas mundiais. O dado é bem ilustrativo da segmentação de mercado cada vez mais focada nos utilitários esportivos – mesmo em uma marca com 100% de sua tradição baseada em esportivos.
Em 2016, a Porsche vendeu 237.778 automóveis no planeta – Macan e Cayenne somaram 166.509 unidades, enquanto todos os outros modelos (as linhas 911, Boxster, Cayman, Panamera e 918 Spyder) juntos reuniram 71.269 exemplares.
Na tabela abaixo, o destaque é o Macan: lançado em 2013, ele assumiu o posto de Porsche mais vendido em 2015, no lugar do Cayenne, que teve uma pequena queda no mesmo período. Essa redução, porém, plenamente compensada pelo sucesso do irmão menor.
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/03/porschegbzahlen_export.jpeg?quality=70&strip=all&w=1024&crop=1)
Na metade de baixo do gráfico estão o supercarro 918 Spyder (feito em números bem reduzidos) e o sedã-cupê Panamera, que já sentia o passar dos anos – ele acaba de receber uma nova geração, com direito à tentadora versão Sport Turismo, que deve incrementar o interesse pelo modelo.
Vale lembrar que os dados são de vendas por unidades, não por faturamento. O faturamento dividido por modelo não foi divulgado pela Porsche, mas é possível imaginar um gráfico um pouco diferente, menos desequilibrado – um Cayenne ou Macan custa, em média, metade do valor de um 911.