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Jaguar F-Type S x Porsche 911 Carrera S: atração e reação

Jaguar F-Type e Porsche 911 são verdadeiros puro-sangue. Mas a semelhança entre eles para por aí. De perto, cada um apresenta sua própria receita de esportividade

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 21h37 - Publicado em 6 set 2016, 19h49
Porsche 911 Carrera S x Jaguar F-Type S
Enquanto o 911 exibe um design racional, discreto e contido, o F-Type revela um visual emocional, chamativo e exagerado ()

Motivados pela disputa entre o alemão Nico Rosberg e o inglês Lewis Hamilton, na temporada deste ano da Fórmula 1, aproveitamos a chegada da nova geração do Porsche 911 ao Brasil para fazer um comparativo entre ele, que é também germânico, e seu rival britânico, o Jaguar F-Type.

As versões avaliadas foram as intermediárias, equipadas com motores 3.0 de seis cilindros e identificadas pela letra S, de Sport. E o confronto consistiu de um roteiro de quase 200 km de ruas e estradas entre a redação e a pista (fui dirigindo o Porsche e voltei ao volante do Jaguar) e cerca de outros 200 km com cada um, somando as distâncias percorridas nas medições do teste completo.

Mas não se engane: apesar de pertencerem à mesma categoria, os dois cupês  apresentam algumas características bastante distintas, como você poderá ver nas próximas linhas (e fotos).

Porsche 911 Carrera S
Aerofólio traseiro do 911 é acionado automaticamente quando o carro atinge 120 km/h ()

Concebido segundo o princípio que diz que as formas devem obedecer às funções, o 911 é um carro racional. Seu design apresenta um visual que se pode descrever como discreto, com suas linhas clássicas predominantemente limpas. O Jaguar, por sua vez, é emocional. Seu design revela estilo rebuscado, cheio de recortes, frisos e tomadas de ar.

Jaguar F-Type S
No F-Type, o aerofólio é acionado acima dos 100 km/h ()
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Por dentro, os dois exibem acabamento de qualidade, com materiais nobres como couro e alumínio. Mas o Porsche parece simplório diante do F-Type. O painel do 911 é basicamente uma prancha horizontal, sem artifícios, enquanto o do Jaguar nos presenteia com um cockpit envolvente, que traz o console forrado de botões e um batente lateral delimitando o espaço do motorista.

Porsche 911 Carrera S
O volante do novo 911 é quase idêntico ao do hiperesportivo 918 Spyder ()

Porsche 911 Carrera S
Mostradores têm disposição e grafismo clássicos ()

Porsche 911 Carrera S
A central de multimídia de última geração contrasta com o clássico relógio mecânico ()

Olhando para os bancos, os do Porsche são do tipo concha, como os do Jaguar. Mas são básicos, ao contrário dos do rival, que são mais largos e têm apoios laterais volumosos e eletricamente ajustáveis.

Porsche 911 Carrera S
Bancos garantem boa sustentação ao corpo do motorista ()

Em relação ao conteúdo, ambos são bem equipados. Eles têm faróis de xenônio, luzes de posição led, ajuste do modo de condução (com diferentes programas para motor, transmissão, direção e suspensão), ar-condicionado dual zone, sensores de estacionamento e controle eletrônico de estabilidade. Mas há diferenças nos detalhes.

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Jaguar F-Type S
Jaguar tem ajustes eétricos até para o volante ()

Jaguar F-Type S
No painel de fácil leitura do F-Type, o visor central é configurável ()

Jaguar F-Type S
Console abriga tela touch, ar-condicionado dual-zone e botões de comando de um toque, como nos aviões ()

Enquanto o teto solar do 911 é metálico e móvel, o do F-Type é de vidro e fixo. A central multimídia do Porsche é mais moderna, com tela touch que reconhece letras escritas com o dedo, e a do Jaguar é apenas touch. E o 911 tem diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, enquanto o F-Type conta com bloqueio viscoso. Entre os itens exclusivos, só o Porsche traz eixo traseiro direcional.  

Jaguar F-Type S
Ajustes de distância, altura, encosto e apoios laterais são todos elétricos ()

Adrenalina e sedução

O pacote mais completo justifica em parte o preço superior do 911. O Carrera S custa R$ 651.000, contra os R$ 524.419 do F-Type S. A diferença é grande: R$ 126.581. Mas a contrapartida do 911 não se limita aos equipamentos.

Comparando as fichas técnicas, descobre-se que o motor do Porsche (de seis cilindros opostos, com dois turbocompressores, comandos de válvulas variáveis e injeção direta de combustível) gera mais força que o do Jaguar (com seis cilindros em V, compressor mecânico, comandos de váuvulas variáveis e injeção direta). São 420 cv de potência versus 380 cv. Ou seja: 40 cv a mais.

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Porsche 911 Carrera S
A traseira somente dá acesso aos dispositivos de manutenção rotineira ()

E, no caso do torque, a vantagem do 911 é maior ainda. O Porsche tem 51 kgfm à disposição de 1.500 a 5.000 rpm, enquanto o Jaguar conta com 46,9 kgfm entre 3.500 e 5.000 rpm. Além de chegar mais cedo, o torque se mantém no pico por mais tempo, no 911. Na transmissão, o alemão é controlado por uma caixa automatizada de sete marchas, e o inglês por um sistema automático de oito marchas.

Jaguar F-Type S
O compartimento do motor é todo coberto por placas de plástico ()

O rendimento superior se traduziu em desempenho. No nosso teste de 0 a 100 km/h, o Porsche disparou na frente, com 3,8 s, contra os 5,2 s do Jaguar. Como não pudemos aferiar as máximas por falta de pista específica, comparando os números das fábricas: o resultado é 306 km/h do Porsche versus 275 km/h do Jaguar.

Em relação ao consumo, houve equilíbrio. Na nossa medição, ambos fizeram 8,0 km/l na cidade. Na estrada, empate técnico: 12,2 km/l para o 911 contra 12,5 km/l para o F-Type. O Porsche também se saiu melhor nas provas de frenagem. Vindo a 120 km/h, o 911 parou em 53,6 m, enquanto o Jaguar percorreu 58,8 m.

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Dinamicamente, ambos têm comportamentos exemplares. Mas cada um a sua maneira. No Porsche, o motorista interage mais facilmente com o carro e com a via. A direção é direta e a suspensão firme. O 911 é um esportivo mais puro, sem filtros.

Porsche 911 Carrera S
Eixo traseiro direcional ajuda a fazer mudanças de faixa ()

Com o Jaguar, ao contrário, é necessário um pouco mais de sensibilidade para perceber o que está acontecendo. Ao fazer concessões ao conforto (nos bancos macios e na suspensão que permite que a carroceria role na curvas), o Jaguar deixa o condutor um pouco isolado. Como o F-Type tem um ronco de motor mais encorpado e arrebatador, você consegue se imaginar como um piloto mais rapidamente. Mas adrenalina de fato é mais abundante no comando do 911.

Jaguar F-Type S
As maçanetas ficam embutidas nas portas para melhorar a aerodinâmica ()

O resultado do comparativo foi bem apertado. O inglês é melhor em preço, conforto e estilo. Considerando olhares, viradas de pescoços e fotos por onde passamos, o F-Type é imbatível no quesito sedução. Mas, no fim, o alemão venceu por ser superior em aspectos como equipamento, comportamento dinâmico e desempenho, atributos que agradam mais quando se quer ter um verdadeiro superesportivo na garagem.

 

AVALIAÇÃO DO EDITOR

Motor e Câmbio – O motor do 911 gera mais força e seu câmbio automatizado é mais rápido nas trocas, apesar de ter uma marcha a menos que o automático de 8 marchas do Jaguar.

Dirigibilidade – Graças ao ronco encorpado do motor, é mais fácil se imaginar piloto ao volante do F-Type. Mas a experiência da pilotagem é mais nítida e imediata a bordo do 911.

Segurança – Ambos possuem airbags,  controle de tração e ESP. O 911 foi mais eficiente nas provas de frenagem.

Seu bolso – Sendo R$ 126.581 mais barato, o F-Type oferece o melhor custo-benefício.

Conteúdo – Os dois são bem equipados, mas o Porsche é mais completo e tecnicamente sofisticado.

Vida a bordo – Neste item, dá empate. De um lado, o Jaguar tem cabine mais espaçosa e luxuosa. De outro, o Porsche trata bem seus ocupantes transpirando esportividade. 

Qualidade – Os dois têm acabamento superior, tanto no aspecto dos materiais quanto no da construção. Outro empate.

Porsche 911 Carrera S x Jaguar F-Type S
Enquanto o 911 já é eterno, o F-Type busca criar sua fama entre os esportivos ()

VEREDICTO

O Porsche é mais caro, mas compensa a diferença de preço entregando desempenho superior, melhor dirigibilidade, tecnologia embarcada mais moderna e pacote de equipamentos mais completo.

Teste de pista (com gasolina)
Jaguar F-Type S Porsche 911 Carrera S
Aceleração de 0 a 100 km/h 5,2 s 3,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 24,3 s – 218 km/h 21,6 s – 247,3 km/h
Velocidade máxima (dados de fábrica) 275 km/h 306 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h (em D) 2,4 s 1,6 s
Retomada de 60 a 100 km/h (em D) 2,7 s 2 s
Retomada de 80 a 120 km/h (em D) 3,3 s 2,3 s
Frenagem de 60 / 80 / 120 km/h a 0 16,2 / 25,1 / 58,8 m 14,6 / 23,4 / 53,6 m
Consumo urbano 8 km/l 8 km/l
Consumo rodoviário 12,5 km/ 12,2 km/l
Ruído interno (neutro / RPM máximo) 43,8 / 78,9 dBA 53,2 / 79,8 dBA
Ruído interno (80 / 120 km/h) 64,2 / 70,9 dBA 68,5 / 71,9 dBA
Aferição real do velocímetro a 100 km/h 95 km/h 96 km/h
Aferição da rotação do motor a 100 km/h em 5ª marcha 1.900 rpm 1.900 rpm
Volante 2,4 voltas 2,5 voltas
Ficha Técnica
Jaguar F-Type S Porsche 911 Carrera S
Motor gasolina, dianteiro, longitudinal, V6, 24V, compressor, injeção direta, 2.995 cm³, 84,5 x 89 mm, 10,5:1, 380 cv a 7.000 rpm, 46,9 kgfm de 3.500 a 5.000 rpm gas., tras., long., 24V, 6 cilindros opostos, CVVT, 2.981 cm³, 91 x 76,4 mm, 10,1:1, 420 cv a 6.500 rpm, 51 kgfm de 1.700 a 5.000 rpm
Câmbio automático, 8 marchas, tração traseira automatizado, PDK sete marchas, tração traseira
Direção elétrica, 10,9 (diâmetro de giro) elétrica, 11,1 m (diâmetro de giro)
Suspensão Duplo A, no dois eixos McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios discos ventilados, nos dois eixos discos ventilados e perfurados nos dois eixos
Pneus 255/35 R20 (diant.), 295/30 R20 (tras.) 245/35 R20 (diant.), 305/30 R20 (tras.)
Peso 1.594 kg 1.161 kg
Peso / potência 4,2 kg / cv 3,5 kg / cv
Peso / torque 34 kg / mkgf 28,6 kg / mkgf
Dimensões comprimento, 447 cm; largura, 188,4 cm; altura, 131,1 cm; entre-eixos, 262,2 cm; porta-malas, 315 l; tanque de combustível, 72 l comprimento, 449,9 cm; largura, 180,8 cm; altura, 130,2 cm; entre-eixos, 245 cm; porta malas, 145 l (diant.) + 260 l (tras.); tanque de combustível, 64 l
Equipamentos de série teto solar panorâmico (fixo, de vidro), sensor de estacionamento (diant. e tras.), câmera de ré, sistema de som Meridian, suspensão ativa, central multimídia, GPS, faróis de xenônio, luzes de posição led, ar-condicionado dual-zone, bancos de couro, diferencial com bloqueio viscoso e ESP. teto solar elétrico, sensor de estacionamento (diant. e tras.), sistema de som Bose, suspensão ativa, central multimídia, GPS, faróis de xenônio, luzes de posição led, ar-condicionado dual-zone, bancos de couro, diferencial com bloqueio elétrico, ESP e eixo traseiro direcional.
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