SsangYong trará Musso e Rexton ainda em 2019; Korando fica para 2020
Marca sul-coreana pretende trazer SUV médio com motor 1.5 turbo para concorrer com o Jeep Compass
O último trimestre do ano se aproxima, mas a SsangYong planeja ter dois lançamentos ainda em 2019: a nova geração do SUV grande Rexton e sua picape, a Musso.
A informação é do diretor de Operações da SsangYong Brasil, Marcelo Fevereiro, que adiantou que os dois modelos estão na fase final de homologação no Brasil.
“Já foram aprovados nos testes de emissões e de ruídos, e obtiveram a Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM, concedida pelo Ibama aos veículos que transitam pelo Brasil.
O processo final de homologação, que consiste na emissão da Certificação de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT, já está protocolado junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Assim que finalizado, os dois modelos iniciam o desembarque na Rede de Concessionárias.”, diz o executivo.
Com 4,85 m de comprimento e 2,86 m de entre-eixos, o SsangYong Rexton tem porte equivalente ao de um Chevrolet Trailblazer, Toyota SW4 ou Mitsubishi Pajero Sport.
Seu principal motor é um 2.2 turbodiesel de 181 cv e 42,8 mkgf de torque, combinado a um câmbio automático de sete marchas fornecido pela Mercedes-Benz (parceira da fabricante sul-coreana há décadas). A tração é predominantemente traseira, mas há opção 4X4 temporária com opção de reduzida.
Ele tem algumas sofisticações interessantes no mercado sul-coreano, como a central multimídia com tela de 9,2 polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, tomada 220V/115V, tampa do porta-malas com abertura elétrica, frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos e assistente de permanência em faixa.
Além disso, sua suspensão traseira é multilink, não de eixo rígido como nas concorrentes.
A picape Musso, por sua vez, será uma alternativa maior a Action Sports, que voltou a ser vendida no Brasil em março de 2018. Seu motor é o mesmo 2.2 turbodiesel do Rexton – também usado na Action Sports –, mas lá fora pode ser combinado com câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Sua capacidade de carga é de uma tonelada, na média do segmento dominado por Chevrolet S10 e Toyota Hilux.
Por ter vocação para o trabalho, suas versões mais acessíveis têm central com tela de 8 polegadas sem Android Auto ou Carplay. Já a suspensão traseira é sempre de eixo rígido com molas semielípticas.
Para 2020 a SsangYong planeja o lançamento da nova geração do Korando, apresentada em março deste ano no Salão de Genebra.
Com 4,41 m de comprimento, 1,83 m de largura e 2,67 m de entre-eixos, o SUV com porte de Jeep Compass deverá manter o motor 1.5 turbo a gasolina de 165 cv e 28,5 mkgf usado na Coreia, assim como o câmbio automático de seis marchas.
Além da central multimídia com tela de 10,25 polegadas com Android Auto e Carplay, tem quadro de instrumentos digital com tela de 9 polegadas configurável.
Todos os equipamentos de segurança do Rexton estão disponíveis, além de assistente de farol alto automático, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de distância para o carro da frente.
De acordo com Marcelo Fevereiro, a intenção da empresa é iniciar o processo de homologação do Korando ainda em 2019 para que o modelo seja lançado oficialmente em meados de 2020.