Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Sobe e desce: HR-V se aproxima da liderança entre os SUVs em 2015

EcoSport despenca para o quarto lugar do segmento em junho

Por Rodrigo Furlan Atualizado em 9 nov 2016, 14h34 - Publicado em 2 jul 2015, 16h42
mercado

Metade do ano de 2015 já ficou para trás e algumas mudanças no ranking de força dos principais segmentos do mercado automotivo brasileiro já são evidentes. A principal delas está entre os SUVs, nicho que deverá ter um novo líder no acumulado do ano a partir de julho.

SOBE

Honda HR-V: soa repetitivo, mas não há como ser diferente. O utilitário esportivo da Honda chegou às lojas no fim de março e, portanto, tem 10 ou 11 semanas de mercado a menos do que seus principais concorrentes. Mas… e daí? O HR-V já tem 17.573 unidades emplacadas em 2015 e está a menos de 300 exemplares de ultrapassar o Ford EcoSport como líder do segmento. Pelo andar da carruagem, isso acontecerá já neste mês.

Jeep Renegade: agora, enfim, o modelo montado na fábrica da FCA em Goiana parece ter mostrado suas armas. Com 3.059 unidades negociadas, foi o terceiro SUV mais vendido em junho, atrás apenas de HR-V (5.229) e Renault Duster (3.482). Levando em conta o acumulado de 2015, o Renegade já ocupa a sexta posição entre os SUVs.

Continua após a publicidade

Renault Duster: nada como um tapa no visual! A reestilização do Duster foi bem aceita pelos consumidores, mas é bem provável que uma redução nos valores da maioria das versões do Duster também tenha contribuído para um crescimento tão notório: de 2.515 exemplares em maio para 3.482 em junho. Ultrapassar o EcoSport na tabela de 2015 já não parece ser algo inviável.

Fiat Siena/Grand Siena: usando uma expressão bem popular, o modelo parece ter “estancado o sangramento” em junho. Depois de perder a liderança no segmento, o Siena deu a volta por cima em junho e bateu o Prisma. Além disso, conseguiu se manter à frente do HB20S, que tem crescido constantemente.

DESCE

Ford EcoSport: sinal vermelho para o ainda líder dos utilitários esportivos no mercado brasileiro. Junho foi um mês desastroso para o EcoSport, que foi ultrapassado por Duster e Renegade, emplacando 2.628 unidades. A perda do primeiro lugar para o HR-V parece questão de tempo, mas, de modo relativamente surpreendente, também há uma ameaça latente do SUV da Renault, que tem desvantagem de pouco mais de mil unidades no ano.

Chevrolet Prisma: depois de um mês de maio excelente, o Prisma teve um recuo de quase 600 unidades vendidas (foram 4.663 em junho ante 5.238 no quinto mês). O problema é que os dois grandes rivais do segmento, Siena e HB20S, cresceram no período, relegando o sedã compacto da Chevrolet ao terceiro lugar no mês. A liderança no acumulado do ano, porém, ainda não está ameaçada (quase 2.500 unidades de vantagem para o Siena).

Ford Ka: numericamente, é provável que o hatch da Ford tenha sido o modelo que mais caiu em junho na comparação com maio (de 8.347 para 6.977). A queda é tão sensível que o Ka conseguiu ser ultrapassado pelo Gol, mesmo depois de o hatch da Volkswagen também registrar maus números em junho (7.292 emplacamentos contra 7.987 em maio).

Continua após a publicidade

Publicidade