Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Site reúne as trilhas dos comerciais das fábricas de automóveis

Há música para todos os gostos, de diversos artistas para diversas marcas

Por Paulo Campo Grande Atualizado em 23 nov 2016, 20h56 - Publicado em 22 abr 2016, 11h29
Mercedes Classe A - Lelek
MC Federado e o Mercedes Classe A

Quem gosta de música e de propaganda de automóvel vai se deliciar com o conteúdo do site Radiorama, que reúne centenas de trilhas usadas nos anúncios das fábricas. Há músicas de fabricantes e também de empresas e auto-peças e petrolíferas que foram ao ar em comerciais em diferentes datas e países. O acervo passa por todos os gêneros musicais: pop, rock, jazz, música clássica e funk.

Na maioria das vezes, as músicas são acompanhadas dos vídeos dos artistas e não dos comerciais. Mas, é um exercício mental interessante ficar imaginando se aquele estilo de música combina com a marca ou com modelo anunciado. Até porque é muito fácil se surpreender. Na Mercedes-Benz, por exemplo, há músicas do compositor clássico Edvard Grieg, mas também, Rolling Stones e MC Federado e os Leleks. (Lembra os anúncio do Classe A? Ah Lelek, lek, lek.)

Algumas marcas valorizam um repertório identificado com sua origem. Esse é o caso da Peugeot, que escolheu artistas franceses em pelo menos dois registros: Carla Bruni, no lançamento do 307 Sedan, e Lore Michel Polnareff, na apresentação do hatch 206. O mais comum, porém, é se encontrar uma compilação variada. A Honda, por exemplo, é uma das mais ecléticas ao reunir de Frank Sinatra a Linkin Park e de Mozart a Miriam Makeba.  

A quantidade de hits varia. A Porsche têm apenas um (AudioMachine – Guardians at the gate). Mas a Fiat tem um arquivo com 26 títulos, entre eles a música Um Belo Dia, de Yaniel Matos Perez, que lançou a minivan Idea, em 2006, e a instrumental Market Diktat Song, do francês Jean-Philippe Goude, usado na propaganda da picape Toro. Entre as petroleiras, a Shell toca de Maria Callas (Ebben? … Ne andrò lontana, para Shell V-Power) a Billy Idol (Dancing with Myself, para um comercial da marca). E, entre as fabricantes de pneus, a Michelin vai com o brasileiro tipo exportação Sergio Mendes (Neves Gonna Let You Go, em uma propaganda institucional).

Clique aqui para acessar o Radiorama.

Continua após a publicidade

Publicidade