S10, Hilux, Ranger e mais: as diferenças de motor e dimensões das picapes
Confrontamos os atributos das seis principais picapes médias cabine dupla vendidas no Brasil; veja qual ganha em espaço, potência e capacidade de carga
As picapes médias vêm ganhando cada vez mais em potência e conforto, tornando-se carros convenientes tanto para o trabalho no campo quanto para o dia a dia na cidade.
Mas qual delas entrega mais? Para ajudar a responder essa pergunta, QUATRO RODAS destrinchou as medidas, motorizações e capacidades de carga das principais picapes médias cabine dupla vendidas do Brasil.
O título de mais potente da categoria ficou com a Toyota Hilux Gazoo Racing Sport e seu poderoso motor 4.0 V6 a gasolina de 234 cv.
O detalhe é que em breve este título passará para a VW Amarok. Isso porque o motor V6 turbodiesel da picape alemã passou por uma recalibração e saltou para 258 cv.
A produção da Amarok com o motor reprogramado inclusive já começou na fábrica da VW em Pacheco, Argentina. Seu lançamento, porém, deve ser atrasado por causa da pandemia do coronavírus.
Mesmo sem ela, o utilitário da Volkswagen ainda é o concorrente com mais torque no segmento: são 56,1 kgfm oferecidos pela configuração 3.0 V6 de 225 cv.
Ainda sobre motores, vale destacar o sumiço das opções flex. Somente Chevrolet S10 e Toyota Hilux ainda oferecem versões com propulsores movidos a etanol e gasolina.
No quesito espaço para os ocupantes, vitória da Ford Ranger. A picape tem 3,22 m de entre-eixos, o maior do segmento, vencendo fácil os rivais Nissan Frontier (3,15 m) e VW Amarok (3,10 m).
Por fim, quando o assunto é capacidade de carga, o jogo se equilibra. Podendo carregar até 1.143 kg de carga útil, a Amarok vence o quesito, mas é seguida de perto por Ranger (1.123 kg) e S10 (1.122 kg).
Confira na tabela o comparativo completo entre Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, Toyota Hilux e VW Amarok.
Modelo | Motorização | Câmbio | Potência e Torque (etanol/gasolina) | Dimensões (comprimento, largura e altura) | Entre-eixos | Capacidade de carga | Tanque de gasolina |
Chevrolet S10 | 2.5 flex e 2.8 diesel | Manual ou automático de 6 marchas | 2.5 flex: 206/197 cv e 26,3/27,3 mkgf
2.8 diesel: 200 cv e 44,9(MT)/51 (AT) mkgf |
536,1 x 187,4 x 178,7 cm |
309,6 cm | 1.049 a 1.122 kg | 76 l |
Ford Ranger | 2.2 diesel e 3.2 diesel | Manual ou automático de 6 marchas | 2.2 diesel: 160 cv e 39,3 mkgf
3.2 diesel: 200 cv e 47,9 mkgf
|
535,4 x 186,0 x 182,1 cm | 322 cm | 1.001 a 1.123 kg | 80 l |
Mitsubishi L200 Triton | 2.4 diesel | Manual de 6 marchas ou automático com modo manual de 5 marchas | 190 cv e 43,8 mkgf | 528,0 x 182,0 x 179,5 cm | 300 cm | 1.055 kg | 75 l |
Nissan Frontier | 2.3 diesel | Manual de 6 marchas e automático com modo manual de 7 marchas | 160 cv e 41 mkgf (Frontier S)
190 cv e 45,9 mkgf (demais versões) |
526,4 x 185 x 182,6 cm | 315 cm | 1.000 a 1.025 kg | 80 l |
Toyota Hilux | 2.7 flex, 2.8 diesel e 4.0 V6 a gasolina | Manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas |
2.7 flex: 163 cv e 25 mkgf 2.8 diesel: 177 cv e 42,7(MT)/45,9(AT) mkgf 4.0 V6 a gas.: 234 cv e 38,3 mkgf
|
531,5 x 185,5 x 181,5 cm | 308,5 cm | 815 a 1.035 kg | 80 l |
VW Amarok | 2.0 diesel e 3.0 diesel V6 | Manual de 6 marchas ou automático com modo manual de 8 marchas | 2.0 diesel: 180 cv e 40,8 (MT)/42,8 (AT) mkgf
3.0 diesel V6: 225 cv e 56,1 mkgf |
525,4 x 195,4 x 183,4 cm | 309,7 cm | até 1.143 kg | 80 l |