Com carros melhores até 2023, Renault quer Brasil igual a Europa
Mercado brasileiro ganhará novos produtos a partir de 2023 e é um dos principais focos da marca no mundo
A Renault elogiou o desempenho do Brasil no mercado global e prometeu elevar o patamar da marca por aqui, trazendo modelos de maior relevância e refinamento a partir de 2023. A estratégia vai de encontro com os planos desvendados por QUATRO RODAS para o futuro de Sandero e Logan no país.
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Durante uma conferência realizada nesta quinta-feira (6), o CEO global da francesa, Luca de Meo, afirmou que apesar de o mercado brasileiro enfrentar tempos difíceis, “existe uma visão muito clara” sobre o futuro da empresa no Brasil: “vamos elevar a Renault a um novo patamar”.
“Vamos ter novos produtos a partir de 2023 e 2024 e vocês podem esperar que a Renault se torne uma marca de maior valor agregado”, apontou de Meo. O executivo afirmou ainda que a intenção é tratar o Brasil de forma equivalente ao mercado europeu e que há grande confiança de que a América Latina será um dos pilares do desenvolvimento global da marca.
Por isso, além de Russia, Turquia e Índia, o Brasil segue como um dos principais focos da fabricante como um de seus “mercados históricos de alto potencial e com uma forte presença local”.
Um nível acima
O crescimento de patamar no Brasil anunciado pelo CEO da marca, além do tratamento alinhado com a Europa, confirmam as apurações de que a nova geração do Sandero chegará por aqui refinado como um carro europeu.
Mesmo ainda sem a aprovação da matriz, a filial brasileira já trabalha no projeto identificado pelo codinome XJF, que inclui Sandero, Logan e Stepway. Por aqui, os modelos serão diferentes dos Dacia e terão aparência mais próxima dos europeus Clio e Megane.
A intenção é torná-los independentes da marca romena e elevar a percepção de qualidade para deixar no passado a ideia de baixo custo, e brigar diretamente com Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Todos os concorrentes ganharam visual e equipamentos mais sofisticados nos últimos anos.
Investimento bilionário
No primeiro trimestre deste ano, a Renault anunciou um investimento de R$ 1,1 bilhão para o Brasil. O aporte será destinado ao complexo industrial de São José dos Pinhais (PR) e possibilitará a continuidade a alguns projetos.
O primeiro deles deverá ser a reestilização do Captur, que também ficará responsável pela estreia do motor 1.3 turbo flex da marca. Em seguida, estão nos planos novidades para Kwid (reestilização e a adoção do motor 1.0 utilizado no Sandero), Oroch (que se aproximará do novo Duster) e a van Master (alteração visual).
Entre os elétricos, a fila foi puxada pelo novo Zoe, mas há a expectativa de que o Mégane eVision também chegue por aqui.