Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Renault limitará a velocidade máxima de todos os carros a partir de 2022

Fabricante francesa usará limitador e até tecnologias autônomas para evitar que seus carros passem de velocidades seguras

Por Henrique Rodriguez 26 abr 2021, 11h15
megane-evision-2022
Divulgação/Renault

A Volvo tomou a iniciativa de limitar a velocidade máxima de seus carros há um ano e agora a Renault anuncia que irá pelo mesmo caminho. Nenhum novo carro da fabricante francesa passará dos 180 km/h a partir de 2022.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Essa limitação de velocidade máxima começará com o lançamento da versão de produção do Renault Mégane eVision, um SUV elétrico que antecipa a nova geração do Mégane. Este modelo ainda terá um limitador automático que interpretará as condições da via para definir a velocidade máxima que o carro poderá alcançar no momento.

  • A intenção da fabricante seria estender essa limitação de velocidade a todos os Renault e Dacia, motivados pela redução de mortes em acidentes. A acionistas, o CEO da Renault, Luca de Meo, teria afimado que a principal causa de mortes em acidentes é a alta velocidade.

    Renault Sandero R.S.
    Renault Sandero R.S. Divulgação/Renault

    Não há, ainda, definição sobre como a Renault seguirá essa nova abordagem em regiões fora da Europa. Mas aqui no Brasil a limitação técnica dos carros já os torna, pelo ponto de vista da velocidade máxima, mais seguros que os vendidos nA Europa. O único modelo que seria afetado é o Sandero R.S., que tem velocidade máxima declarada de 202 km/h. 

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas Abril

    Continua após a publicidade
    Publicidade