Renault Duster ganha 1.3 turbo do Captur, mas tem menos airbags que Kwid
São 170 cv de potência que prometem bom desempenho ao SUV, mas fica devendo em segurança com apenas dois airbags
O Renault Duster brasileiro, enfim, passa a ser equipado com o motor 1.3 turbo já presente no Captur. A aguardada configuração chega apenas na versão topo de linha Iconic, por R$ 135.590, mantendo assim o antigo motor 1.6 aspirado como opção de entrada.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O conjunto é exatamente o mesmo do “irmão” maior: ele combina o 1.3 turbo flex de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque a um câmbio CVT que simula 8 marchas, com possibilidade de trocas manuais na alavanca. Diferentemente dos países vizinhos e do novo Renegade turbo, o modelo chega por aqui sem opção de tração nas quatro rodas.
Também como no Captur, o desempenho do Duster turbinado deverá provocar inveja aos concorrentes. Segundo a Renault, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos.
A nova motorização está disponível apenas na versão mais cara, a Iconic, que também pode ser equipada com o motor 1.6. Independente do motor, porém, o pacote de equipamentos e o visual (que não passou por atualizações) são os mesmos em ambas as configurações. Na turbo, a única exclusividade está no logo TCe estampado na tampa do porta-malas.
Ou seja, de série, é equipado com central multimídia com Android Auto e Apple Carplay, sistema Multiview com quatro câmeras (frontal, traseira e laterais), alerta de pontos cegos, faróis automáticos com DRL em LED, chave-cartão, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, rodas de 17 polegadas, piloto automático e faróis de neblina.
Mesmo com uma boa lista de equipamentos, porém, o Duster turbo escorrega por não oferecer mais do que os dois airbags obrigatórios por lei. Assim, o modelo tem menos airbags do que o Kwid (com quatro) que, além de ser o modelo de entrada da Renault, mantém o posto de carro mais barato do Brasil.
Atualização no 1.6
O Duster passa a oferecer cinco versões diferentes. Se apenas a topo de linha ostenta o novo motor 1.3 turbo flex, as demais mantêm o 1.6 aspirado de até 120 cv e 16,2 kgfm que, segundo a marca, passou por atualizações para atender às novas normas de emissões. Apesar da promessa de melhorar o consumo em até 3,9%, não houve alteração em potência e torque.
As versões, por sua vez, permaneceram intactas: Zen 1.6 manual, Zen 1.6 CVT, Intense 1.6 CVT e Iconic 1.6 CVT, além da nova Iconic turbo CVT.
Veja como ficaram todos os preços do Renault Duster 2023:
Versão | Preço |
Duster Zen 1.6 | R$ 99.990 |
Duster Zen 1.6 CVT | R$ 108.090 |
Duster Intense 1.6 CVT | R$ 115.190 |
Duster Iconic 1.6 CVT | R$ 122.090 |
Duster Iconic turbo CVT | R$ 135.590 |