Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Relembre as versões mais legais de toda a família do Fiat Palio

Gama da Fiat deu origem a inovações mecânicas, esportivos e carrocerias inéditas no mundo

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 7 mar 2021, 10h13 - Publicado em 25 fev 2018, 11h06
Abre Capa Fiat Palio
(Montagem/Divulgação/Quatro Rodas/Fiat)

A concorrência acirrada e a chegada de novos modelos dentro da marca levaram ao fim da produção do Fiat Palio no Brasil após quase 22 anos.

O hatch vinha caindo nas vendas há dois anos, mas o lançamento de Mobi, Argo e a próxima geração do Uno selaram o futuro do modelo.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Ao longo dessas mais de duas décadas, o Palio chegou a ser o mais vendido do Brasil e deu origem a versões exclusivas, modelos esportivos e uma série de derivações que foram pioneiras mundiais. Conheça alguns desses modelos a seguir:

Palio 1.6 16V (1996)

Fiat Palio ELX
Apesar da suspensão excessivamente macia, o Palio 1.6 16V empolgava (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

A versão mas potente do primeiro Palio se destacava por seu desempenho acima da média: o motor a gasolina gerava 106 cv e 15,1 mkgf, números bons até hoje para um hatch compacto.

O modelo também foi primeiro do segmento a disponibilizar ABS e airbag duplo como opcional.

Palio Weekend Adventure (1999)

Palio Adventure 1999
A linha Adventure fez tanto sucesso que foi estendida a outros três modelos (Divulgação/Fiat)

Há quase vinte anos a Fiat teve uma ideia que revolucionaria o mercado nacional – e, depois, mundial: fazer uma versão aventureira leve a partir de um carro de passeio.

Com suspensão elevada, pneus de uso misto, estribos, quebra-mato e faróis de milha (longo alcance), a Weekend Adventure abriu um precedente inédito e foi um sucesso de vendas.

Continua após a publicidade

Atualmente quase todas as fabricantes generalistas contam com uma versão aventureira na gama.

Strada Cabine Dupla (2009)

Fiat Strada Cabine Dupla
O que é, o que é? Não comporta quatro adultos com conforto, tem caçamba pequena, mas é um sucesso de vendas (Divulgação/Fiat)

A picape do Palio é um exemplo dos tempos em que a Fiat se antecipava ao mercado como ninguém.

A Strada podia ter cabine simples, estendida, câmbio robotizado e até versão Adventure. Mas nada supera a inovação da cabine dupla, lançada há quase dez anos.

A inusitada configuração fez muito conservador torcer o nariz, mas o crescimento nas vendas – a versão chegou a passar dos 50% de participação dentro da gama – fez com que a concorrência fosse atrás.

Continua após a publicidade

A Strada Cabine Dupla foi tão bem aceita que ganhou uma versão com três portas e é ofertada até na versão inicial da picape.

Palio 1.8R (2005)

Fiat Palio
Com motor 1.8, o Palio R tinha visual que remetia aos clássicos esportivos da marca (divulgação)

A icônica terminologia “R”, que já havia batizado duas versões nervosas do Uno, chegou ao Palio para nomear a versão mais esportiva do hatch. O 1.8R usava um motor fabricado pela GM e chegava aos 115 cv.

O modelo não era esportivo só no nome, e tinha pneus mais largos (185/60, ante o 165/70 usado nas outras versões), suspensão mais baixa e firme e diferencial encurtado para melhorar as arrancadas.

O desempenho, porém, não era surpreendente: em nossos testes da época, o 0 a 100 km/h com etanol foi cumprido em 11,1 segundos – com gasolina, o número pulava para 11,3 segundos.

Continua após a publicidade

Strada Sporting (2010)

Strada Sporting agradou muito pouco e saiu rapidamente de cena
A versão Sporting também foi disponibilizada no Siena e na Idea (Divulgação/Fiat)

Os americanos têm a Raptor, nós tivemos a Strada Sporting. Assim como o Palio 1.8R, a versão esportiva da picape tinha mudanças mecânicas, com suspensão mais dura e diferencial encurtado.

O visual também mudava, com uma profusão de apliques plásticos espalhados pela carroceria, faróis escurecidos e os cintos de segurança vermelhos usados em outros modelos esportivos da Fiat.

O estilo não convenceu e a Strada Sporting saiu de linha um ano após seu lançamento.

Siena Tetrafuel (2007)

Fiat Siena Tetrafuel
A adaptação acontecia na fábrica, mas executada por uma empresa terceirizada (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

A conversão dos carros para GNV disparou na virada do século, antes da expansão dos motores flex.

Mesmo assim, não havia nenhum modelo movido a gás adaptado de fábrica. Aí a Fiat teve a sacada de oferecer, de uma só vez, um sedã com motor 1.4 flexível e convertido para rodar também com GNV.

Por tabela, a equipe de marketing aproveitou o fato de a injeção eletrônica já estar programada para o veículo rodar em outros países da América Latina (que não usam gasolina misturada com etanol) e batizou a novidade de Siena Tetrafuel.

O quatro do nome se referente à quantidade de combustíveis que o carro podia usar: gasolina brasileira, etanol, GNV e gasolina pura – ainda que essa última não seja vendida no país.

O modelo fez relativo sucesso, sobretudo com motoristas profissionais, e durou duas gerações e quase dez anos, saindo de linha em 2016.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.