Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

QUATRO RODAS de setembro: elétricos do futuro, do presente e do passado

De comparativo elétrico aos novos SUVs de Jeep e Hyundai, QUATRO RODAS celebra aniversário com edição histórica e simbólica

Por da Redação Atualizado em 19 set 2021, 16h32 - Publicado em 17 set 2021, 17h11
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas

Além dos diversos motivos de polêmica, a veloz e surpreendente eletrificação da indústria automotiva também carrega seus postulados. Um deles já vem do século XX, dizendo respeito à importância do carro em nossa cultura e civilização, seja pelo ronco do motor, o cheiro da gasolina ou o posto de gasolina que faz parte de qualquer paisagem urbana.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Outro, bem mais recente, afirma que não há opção: carros elétricos são obrigatórios na guinada para um mundo mais sustentável. O que ninguém disse que precisa ser chato, correto?

É para te convencer disso que a edição 749 de QUATRO RODAS já está à venda. Um exemplar histórico, a revista de setembro traz oito lançamentos que dispensam gasolina, álcool e diesel, mas não a essência que nos trouxe até aqui e que agora se liga à tomada.

CAPA quatro rodas setembro edição 749
A edição 749 de QUATRO RODAS já está nas bancas! arte/Quatro Rodas

Fiat 500e, Renault Zoe, Peugeot 208 e-GT e Mini Cooper S E: para os que já gostam de elétricos e querem estrear nesse mundo, preparamos um comparativo entre os compactos Fiat 500e, Renault Zoe, Peugeot 208 e-GT e Mini Cooper S E. Uma avaliação minuciosa, sempre tendo em mente que “mais barato” não significa necessariamente “barato.”

  • JAC EJS4
    JAC e-JS4 testado por QUATRO RODAS Fernando Pires/Quatro Rodas

    JAC e-JS4 e Volkswagen ID.4 GTX: fãs de SUVs que também querem largar o posto de gasolina podem conferir o teste do novo JAC e-SJ4, um utilitário médio com cara de Nissan Kicks que tem potencial para se tornar uma boa primeira escolha. Além disso, fomos à Europa conferir um SUV médio com traços de Taos e T-Cross, mas bem futurista e, principalmente, com desempenho que deixa o Golf GTi para trás; eis o Volkswagen ID.4 GTX.

    Sem esquecer dos híbridos há também o novo Mercedes-Benz C300E, que já está “embalado e despachado” para o mercado nacional e, de volta aos elétricos, fechamos o especial com o milionário Audi RS e-tron GT, bimotor de 646 cv que desbanca o R8.

    Jeep Commander Overland TD4x4
    Jeep Commander Overland se destaca pelo acabamento e pelos itens
    exclusivos, de carros de luxo, mas dispensa visual aventureiro Divulgação/Quatro Rodas

    Novos Jeep Commander e Hyundai Creta: obviamente não podemos esquecer que os carros a combustão seguem maioria absoluta nas ruas, e o mercado não parará enquanto houver semicondutores no estoque. Prova viva é a Jeep, que segue forte e agora estreia no segmento de SUVs grandes, com o novo Commander. Além de trazer os detalhes do inédito concorrente até mesmo do Toyota SW4, também testamos o novo Hyundai Creta, com interior renovado, mudanças mecânicas e, claro, um visual que excede o poder dos adjetivos.

  • Jeep Compass 2022 longitude longa duração
    Pacote 80 anos do nosso Compass inclui detalhes externos como grade, rodas e capa dos retrovisores em tom de cinza-escuro Fernando Pires/Quatro Rodas

    Novo Compass de Longa Duração: uma coisa que não faltam em nossas páginas são novidades como o Jeep Compass T270 que acaba de chegar a Longa Duração, onde fará companhia à Fiat Strada e o Chevrolet Onix Plus na jornada de 100.000 km, recém-ampliada para que adaptássemos nossa proposta de avaliação intensa aos novos patamares tecnológicos.

    Mobi Trekking Kwid Outsider
    Teste de criatividade na gestão do orçamento Fernando Pires/Quatro Rodas

    Renault Kwid Outsider encara Fiat Mobi Trekking: também nos lembramos dos carros que se propõem a ser o mais baratos possível — missão ingrata no Brasil de 2021 — e trouxemos a nova edição do clássico Renault Kwid x Fiat Mobi, sempre postulantes ao título de carro mais barato do Brasil.

    Continua após a publicidade

    Tudo isso é apenas uma parte do que preparamos e que inclui todos os detalhes da marca chinesa BYD, que trará modelos elétricos de luxo ao Brasil e que antes trouxe um ônibus articulado também elétrico que estrela Via Expressa.

    E após tanto falar do futuro e de eletricidade nada melhor que celebrar o passado com a Chrysler Town & Country e o nacional Gurgel Itaipu E400 que, veja só, era elétrico já nos anos 1970. Dá para dizer que a eletrificação veio tão rápida e de surpresa assim?

    Carta ao Leitor: Notícias Eletrizantes

    QUATRO RODAS fez 61 anos de vida no mês passado. Por conta do especial Melhor Compra, acabamos não tocando no assunto. Mas a lembrança este mês vem em boa hora, porque nesta edição temos vários motivos para comemorar.

    Começa pelo Especial Elétricos, que chega em um momento em que as empresas e entidades do setor manifestam sua preocupação em relação à descarbonização do planeta. Reunimos oito carros elétricos; quatro em um comparativo de hatches compactos (Fiat 500, Peugeot 208, Mini Cooper e Renault Zoe); dois em testes solo (Audi RS e-Tron GT e JAC e-JS4); e dois Impressões ao Dirigir internacionais: um que será vendido no Brasil (Mercedes C 300e) e outro ainda duvidoso, mas que vale a visita (VW TD.4 GTX). Além disso, há uma reportagem sobre as perspectivas do setor no país e as seções Segredo e Novas Tecnologias temáticas.

    Carro elétrico é um assunto cada vez mais presente na vida dos motoristas e, em consequência disso, em nossas páginas. E, para ajudar o leitor a entender esse universo, criamos um espaço dedicado dentro da seção Via Expressa, identificado por um selo azul. Este mês, trazemos um ônibus elétrico articulado, o primeiro produzido no Brasil pela BYD, na cidade de Campinas (SP), e que já tem data para operar: mês que vem, na cidade de São José dos Campos (SP).

    Assim como a indústria segue aperfeiçoando os modelos equipados com motores térmicos, nós também não descuidamos deles e apresentamos nesta edição dois lançamentos bastante aguardados: os novos Jeep
    Commander, o SUV de sete lugares da Stellantis, e o Hyundai Creta, o SUV compacto que ganhou um estilo diferenciado no Brasil, para agradar o gosto local. E, falando em SUV com motorização mais eficiente, outra notícia duplamente boa: o teste de Longa Duração ganhou um novo integrante, o Jeep Compass T270, equipado com o motor 1.3 com turbo e injeção direta, o qual será submetido a um teste de 100.000 km. Isso mesmo, ampliamos a distância percorrida pelo Longa Duração atendendo a um pedido dos leitores que, com razão, julgavam o desafio de 60.000 km muito fácil para os modelos atuais.

    E, finalmente, nosso site também traz novidades, mais especificamente na produção dos vídeos para nosso canal do YouTube, que passa a ter duas postagens semanais, às terças e quintas, e a estreia na plataforma TikTok.

    Se eu fosse você, daria uma espiada agora mesmo. Com tanto trabalho, por pouco, passaríamos mais um mês sem lembrar de comemorar o aniversário.

    Boa leitura!

    Quatro Rodas
    Paulo Campo Grande, redator-chefe de QUATRO RODAS Arte/Quatro Rodas

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Continua após a publicidade
    Publicidade