Provável novo carro mais rápido do mundo já está em pré-venda na China
Aion Hyper SSR promete 0 a 100 km/h em 1,9 s e é aposta da China para derrubar o europeu Rimac Nevera do posto de carro mais rápido do mundo
As propriedades de motores elétricos vêm revolucionando não só a indústria em geral, mas também quebrando com frequência alguns recordes. Com torque instantâneo e respostas muito mais rápidas, os carros a bateria estão melhorando marcas na aceleração de 0 a 100 km/h a todo instante, e o Aion Hyper SSR é mais um a superar a dificílima barreira dos 2 segundos.
Recém-apresentado pela chinesa Aion (submarca da gigante GAC), o Hyper SSR é o primeiro hipercarro a baterias produzido no país, com foco evidente no Rimac Nevera. O modelo europeu ainda não foi plenamente testado de maneira independente, mas é o único cuja montadora afirma ir de 0 a 100 km/h em menos que os dois segundos — uma barreira significativa para carros a combustão.
Isso até agora, porque o Hyper SSR promete cravar exatos 1,9 s nessa medição. Se usarmos o padrão de arredondamento dos testes de QUATRO RODAS, é possível até afirmar que só o modelo chinês consegue a façanha, dado que os 1,97 s oficiais do Nevera seriam transformados em 2,0 s.
A fabricante não divulgou detalhes sobre a quantidade de motores, mas é provável que esses sejam quatro; um por roda. Sabemos entretanto, que o modelo totalizará 1.242 cv com o torque na roda na casa de 1.223 kgfm.
Mais do que números, o Aion Hyper SSR promete seduzir por elementos clássicos, como as portas de abertura vertical do biposto. Além do difusor traseiro, a fibra de carbono é utilizada na composição dos painéis da carroceria e, em nome da aerodinâmica, as luzes de freio são embutidas no teto e o aerofólio tem recolhimento elétrico.
O interior do recordista é estranhamente clean, mas com volante hexagonal e interior em roxo que afastam qualquer sobriedade do modelo. Chineses interessados no Aion Hyper SSR já podem desembolsar cerca de US$ 240.000 pela versão topo de linha Ultimate, com entregas previstas para outubro de 2023.