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Rimac afirma: é possível um supercarro chegar aos 100 km/h em menos de 1 s

Chefe de engenharia da Rimac afirma que, futuramente, os carros de rua poderão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de um segundo

Por João Vitor Ferreira
29 ago 2022, 04h00

Até que ponto pode chegar a aceleração de um carro? O Bugatti Chiron cravar um 0 a 100 km/h em 2,4 s é impressionante, mas os hiperesportivos elétricos já estão quebrando recordes e prometem levar isso a patamares inimagináveis.

De acordo com a Tesla, o Model S Plaid pode realizar a aceleração de 0 a 96 km/h em um tempo de 1,99 s. Depois veio já o Rimac Nevera, com tempo declarado de 1,85 s. Os dois também brigam pelo quarto de milha mais rápido, enquanto o primeiro foi homologado com 9,247 segundos, o modelo croata quebrou duas vezes o recorde do rival, com marcas de 8, 62 s e 5, 582 s.

Diminuir esse tempo ainda mais parece impossível. Mas não é, pelo menos é o que afirma Matija Renić, chefe de engenharia da Rimac. Questionado pelo site The Drive, Renić foi sucinto e afirmou que é possível fazer um carro com tempo tempo de 0 a 100 km/h abaixo de 1 s.

Rimac Nevera azul com as portas abertas visto 3/4 de frente
A Rimac irá produzir apenas 150 unidades do Nevera. Cada uma deve chegar a US$ 2,4 milhões (Rimac/Divulgação)

A possibilidade existe, mas será que um carro tão poderoso seria viável para as ruas? Segundo o engenheiro da Rimac, o Nevera, embora seja um hipercarro, não é focado apenas na velocidade e traz também uma boa experiência de condução.

Rimac Nevera azul visto de frente
Os difusores e o capô foram grandes responsáveis pelo ganho em desempenho do novo Nevera (Rimac/Divulgação)

De fato, um carro que poderia ir de 0 a 100 km/h em praticamente um segundo é algo incrível. Porém levanta uma série de questões. Primeiro, será que a força do arranque não seria muito desconfortável?

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A sensação de uma arrancada em supercarro  é descrita como um soco no estômago. Agora imagine se o tempo de aceleração cair pela metade. O que é divertido pode se tornar realmente desconfortável.

Rimac Nevera azul visto de trás
O CEO da Rimac, Mate Rimac, afirmou que irá testar e assinar cada uma das unidades produzidas (Rimac/Divulgação)

 

Mas a questão mais importante é a segurança. Quando o futuro chegar, a legislação deverá estar preparada, já que um veículo tão potente assim livre nas ruas e na mão de qualquer pessoa, pode ser a receita perfeita para o desastre.

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A filosofia da Rimac ao menos traz um pouco de alívio. Como o foco também é a direção e a experiência, podemos esperar alguns bons recursos para minimizar tragédias. A impossibilidade de desativar o controle de tração pode ser um deles.

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