PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Rimac afirma: é possível um supercarro chegar aos 100 km/h em menos de 1 s

Chefe de engenharia da Rimac afirma que, futuramente, os carros de rua poderão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de um segundo

Por João Vitor Ferreira
29 ago 2022, 04h00
Rimac Nevera azul visto 3/4 de frente
O modelo croata será um dos carros mais rápidos do mundo (Rimac/Divulgação)
Continua após publicidade

Até que ponto pode chegar a aceleração de um carro? O Bugatti Chiron cravar um 0 a 100 km/h em 2,4 s é impressionante, mas os hiperesportivos elétricos já estão quebrando recordes e prometem levar isso a patamares inimagináveis.

De acordo com a Tesla, o Model S Plaid pode realizar a aceleração de 0 a 96 km/h em um tempo de 1,99 s. Depois veio já o Rimac Nevera, com tempo declarado de 1,85 s. Os dois também brigam pelo quarto de milha mais rápido, enquanto o primeiro foi homologado com 9,247 segundos, o modelo croata quebrou duas vezes o recorde do rival, com marcas de 8, 62 s e 5, 582 s.

Diminuir esse tempo ainda mais parece impossível. Mas não é, pelo menos é o que afirma Matija Renić, chefe de engenharia da Rimac. Questionado pelo site The Drive, Renić foi sucinto e afirmou que é possível fazer um carro com tempo tempo de 0 a 100 km/h abaixo de 1 s.

Rimac Nevera azul com as portas abertas visto 3/4 de frente
A Rimac irá produzir apenas 150 unidades do Nevera. Cada uma deve chegar a US$ 2,4 milhões (Rimac/Divulgação)

A possibilidade existe, mas será que um carro tão poderoso seria viável para as ruas? Segundo o engenheiro da Rimac, o Nevera, embora seja um hipercarro, não é focado apenas na velocidade e traz também uma boa experiência de condução.

Rimac Nevera azul visto de frente
Os difusores e o capô foram grandes responsáveis pelo ganho em desempenho do novo Nevera (Rimac/Divulgação)

De fato, um carro que poderia ir de 0 a 100 km/h em praticamente um segundo é algo incrível. Porém levanta uma série de questões. Primeiro, será que a força do arranque não seria muito desconfortável?

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A sensação de uma arrancada em supercarro  é descrita como um soco no estômago. Agora imagine se o tempo de aceleração cair pela metade. O que é divertido pode se tornar realmente desconfortável.

Rimac Nevera azul visto de trás
O CEO da Rimac, Mate Rimac, afirmou que irá testar e assinar cada uma das unidades produzidas (Rimac/Divulgação)
Continua após a publicidade

 

Mas a questão mais importante é a segurança. Quando o futuro chegar, a legislação deverá estar preparada, já que um veículo tão potente assim livre nas ruas e na mão de qualquer pessoa, pode ser a receita perfeita para o desastre.

A filosofia da Rimac ao menos traz um pouco de alívio. Como o foco também é a direção e a experiência, podemos esperar alguns bons recursos para minimizar tragédias. A impossibilidade de desativar o controle de tração pode ser um deles.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.