Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Porsche Cayenne se tornará elétrico e terá irmão maior, anuncia marca

Antes do Cayenne elétrico, a terceira geração ainda vai ganhar uma profunda atualização e ganhará novo chassi e um possível novo trem de força híbrido

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 mar 2023, 17h34 - Publicado em 13 mar 2023, 17h25
Porsche Cayenne
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Até 2030, 80% de toda a linha Porsche será composta apenas por carros elétricos. Logo, alguns velhos conhecidos precisarão mudar, ao mesmo tempo que novos modelos chegarão para aumentar a família.

O Porsche Cayenne, que receberá uma atualização ainda esse ano, vai dar adeus aos motores a combustão. Oliver Blume, CEO da alemã, foi quem fez esse anúncio, porém o SUV elétrico ainda irá demorar um pouco para chegar. Antes dele, ainda teremos um Macan elétrico, que será lançado em 2024, e o 718 elétrico. Só depois virá o Cayenne.

Enquanto a geração elétrica não chega, o Cayenne atual passará por profundas modificações, que vão além de uma atualização visual. Durante sua conferência de imprensa anual, a Porsche revelou mais detalhes da atualizações, que inclui uma mudança no chassi que, de acordo com a montadora, permitiu aos engenheiros equilibrar melhor desempenho, conforto e habilidade off-road.

Continua após a publicidade

Quanto às motorizações, ao que tudo indica as principais mudanças serão feitas nos modelos híbridos plug-in. O Cayenne PHEV mais básico tem um V6 3.0 feito pela Audi com 462 cv e alcance elétrico entre 24 e 27 km graças à bateria de 14,1 kWh,. A tendência é que ele seja substituído por outro V6, mas um biturbo de 2,9 litros, que já é usado em híbridos da marca, como o Panamera 4S E-Hybrid.

A versão topo de linha continuará como está. Ela tem motor V8 biturbo 4.0 e a mesma bateria e alcance elétrico do V6, mas chega aos 680 cv. Porém, a baixa autonomia deverá ser resolvida com a implementação do novo chassi, que deverá acomodar uma bateria maior. O Cayenne tem rivais híbridos que passam dos 120 km de alcance, como o novo Land Rover Range Rover Sport, logo podemos esperar um aumento bem considerável por parte da Porsche.

Porsche Cayenne GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Tudo isso é para privilegiar um dos mais bem-sucedidos modelos da marca. No ano passado, entre todas as 309.884 unidades vendidas pela Porsche, 95.604 eram Cayenne, o que corresponde a 30,85%. O 911, por exemplo, teve uma participação de apenas 13%.

Compartilhe essa matéria via:

Apesar de tanto sucesso, o Cayenne vai passar o posto de ‘irmão maior’ da família Porsche para um novato. Na mesma conferência, a montadora também confirmou que está preparando um SUV ainda maior para essa década.

Continua após a publicidade
Cayenne GT
Próximo Cayenne deverá ter autonomia elétrica bem maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com poucas informações divulgadas, sabemos apenas detalhe como o novato ser elétrico e ter mais recursos de direção autônoma. Outra novidade é que o SUV será feito na nova plataforma SSP Sport, desenvolvida pela própria Porsche, mas que atenderá outras montadoras do grupo Volkswagen.

Também se sabe que o utilitário terá sete lugares e será muito focado em atender ao público chinês, cada vez mais “queridinho” das marcas ocidentais. Já no design, mesmo sendo maior, o carro manterá as características da marca, principalmente o caimento do teto, dando a ele um aspecto mais próximo de um cupê.  

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.