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Porsche Cayenne se tornará elétrico e terá irmão maior, anuncia marca

Antes do Cayenne elétrico, a terceira geração ainda vai ganhar uma profunda atualização e ganhará novo chassi e um possível novo trem de força híbrido

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 13 mar 2023, 17h34 - Publicado em 13 mar 2023, 17h25
Porsche Cayenne
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Até 2030, 80% de toda a linha Porsche será composta apenas por carros elétricos. Logo, alguns velhos conhecidos precisarão mudar, ao mesmo tempo que novos modelos chegarão para aumentar a família.

O Porsche Cayenne, que receberá uma atualização ainda esse ano, vai dar adeus aos motores a combustão. Oliver Blume, CEO da alemã, foi quem fez esse anúncio, porém o SUV elétrico ainda irá demorar um pouco para chegar. Antes dele, ainda teremos um Macan elétrico, que será lançado em 2024, e o 718 elétrico. Só depois virá o Cayenne.

Enquanto a geração elétrica não chega, o Cayenne atual passará por profundas modificações, que vão além de uma atualização visual. Durante sua conferência de imprensa anual, a Porsche revelou mais detalhes da atualizações, que inclui uma mudança no chassi que, de acordo com a montadora, permitiu aos engenheiros equilibrar melhor desempenho, conforto e habilidade off-road.

Quanto às motorizações, ao que tudo indica as principais mudanças serão feitas nos modelos híbridos plug-in. O Cayenne PHEV mais básico tem um V6 3.0 feito pela Audi com 462 cv e alcance elétrico entre 24 e 27 km graças à bateria de 14,1 kWh,. A tendência é que ele seja substituído por outro V6, mas um biturbo de 2,9 litros, que já é usado em híbridos da marca, como o Panamera 4S E-Hybrid.

A versão topo de linha continuará como está. Ela tem motor V8 biturbo 4.0 e a mesma bateria e alcance elétrico do V6, mas chega aos 680 cv. Porém, a baixa autonomia deverá ser resolvida com a implementação do novo chassi, que deverá acomodar uma bateria maior. O Cayenne tem rivais híbridos que passam dos 120 km de alcance, como o novo Land Rover Range Rover Sport, logo podemos esperar um aumento bem considerável por parte da Porsche.

Porsche Cayenne GT
Porsche Cayenne Turbo GT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Tudo isso é para privilegiar um dos mais bem-sucedidos modelos da marca. No ano passado, entre todas as 309.884 unidades vendidas pela Porsche, 95.604 eram Cayenne, o que corresponde a 30,85%. O 911, por exemplo, teve uma participação de apenas 13%.

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Apesar de tanto sucesso, o Cayenne vai passar o posto de ‘irmão maior’ da família Porsche para um novato. Na mesma conferência, a montadora também confirmou que está preparando um SUV ainda maior para essa década.

Cayenne GT
Próximo Cayenne deverá ter autonomia elétrica bem maior (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Com poucas informações divulgadas, sabemos apenas detalhe como o novato ser elétrico e ter mais recursos de direção autônoma. Outra novidade é que o SUV será feito na nova plataforma SSP Sport, desenvolvida pela própria Porsche, mas que atenderá outras montadoras do grupo Volkswagen.

Também se sabe que o utilitário terá sete lugares e será muito focado em atender ao público chinês, cada vez mais “queridinho” das marcas ocidentais. Já no design, mesmo sendo maior, o carro manterá as características da marca, principalmente o caimento do teto, dando a ele um aspecto mais próximo de um cupê.  

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