Polestar declara independência da Volvo com cupê de 608 cv

Polestar 1 é um esportivo 2+2 com carroceria de fibra de carbono que pode rodar até 150 km só com eletricidade

Parece um Volvo? A Polestar diz que 50% das peças do 1 são inéditas

Parece um Volvo? A Polestar diz que 50% das peças do 1 são inéditas (Polestar/Divulgação)

A Polestar pode não ser tão badalada quanto a Mercedes-AMG e a Audi Sport,  mas já é conhecida no mundo da preparação.

Famosa por lançar versões esportivas dos modelos Volvo, a empresa resolveu se emancipar e lançou seu primeiro automóvel de passeio desta nova fase.

O Polestar 1 é um belo cupê 2+2 (ou seja, com espaço para dois adultos e duas crianças) que poderia facilmente ser confundido com um lançamento da Volvo.

Preparadora oficial da marca sueca, a Polestar lançará três carros nos próximos anos

Preparadora oficial da marca sueca, a Polestar lançará três carros nos próximos anos (Polestar/Divulgação)

O parentesco, aliás, não se limita ao design, já que o carro aproveita a mesma plataforma adotada em todos os modelos recentes da Volvo, como XC90, S90 e V90. Até o interior é praticamente o mesmo do recém-lançado XC60.

Teto panorâmico e carroceria de fibra de carbono deixam o One bem leve

Teto panorâmico e carroceria de fibra de carbono deixam o One bem leve (Polestar/Divulgação)

Mesmo assim, a Polestar garante que 50% dos componentes do One são inteiramente novos e foram desenvolvidos pelos engenheiros da empresa.

Fica mais fácil acreditar neste discurso quando observamos sistemas como a suspensão adaptativa, que se ajusta automaticamente tanto ao estilo de condução do motorista quanto às condições do piso.

Interior do Polestar 1, cupê lançado pela Polestar Interior é praticamente idêntico ao do XC60 – falta só o símbolo da Volvo

Interior é praticamente idêntico ao do XC60 – falta só o símbolo da Volvo (Polestar/Divulgação)

Segundo a Öhlins (empresa responsável pelo desenvolvimento conjunto com a Polestar), o sistema aproveita informações como o movimento das rodas e a inclinação da carroceria para controlar o funcionamento dos amortecedores, podendo alterar o ajuste da suspensão de 400 a 500 vezes por segundo.

Outro detalhe interessante é a carroceria feita inteiramente de fibra de carbono, que deixa o veículo significativamente mais leve e aumenta a rigidez torcional em 45%. A distribuição de peso, aliás, é de 48:52 – ou seja, 48% no eixo dianteiro e 52% no eixo traseiro.

Dois motores elétricos movimentam o eixo traseiro do cupê

Dois motores elétricos movimentam o eixo traseiro do cupê (Polestar/Divulgação)

O Polestar 1 já está em sintonia com a futura filosofia da Volvo, que só produzirá veículos híbridos e elétricos a partir de 2019. Enquanto o eixo dianteiro do cupê é movido por um motor 2.0 de quatro cilindros, o eixo traseiro é tracionado por dois motores elétricos, que produzem 221 cv. A potência combinada é estimada em 608 cv, com torque máximo de 102 mkgf.

Os motores elétricos também são responsáveis pela vetorização de torque, que proporciona maior estabilidade nas curvas. Segundo a Polestar, o 1 pode rodar até 150 km apenas com o auxílio da eletricidade – uma autonomia superior a de qualquer modelo híbrido atual nesta condição de uso.

Próximos modelos da Polestar serão 100 elétricos

Próximos modelos da Polestar serão 100 elétricos (Polestar/Divulgação)

Interessados já podem encomendar seu Polestar 1 imediatamente pela internet. As primeiras unidades serão produzidas a partir da metade de 2019 em uma moderna fábrica que está sendo erguida em Chengdu, na China.

O sistema de venda dos carros será 100% online e não haverá exigência de sinal para garantir seu veículo. O valor pedido pelo veículo cobrirá todos os custos com entrega, manutenção, seguro e pós-venda, incluindo a disponibilidade de um veículo Volvo ou Polestar por um mês enquanto aguarda a entrega de seu automóvel sem custo adicional.

Primeiras unidades do cupê serão produzidas a partir de 2019

Primeiras unidades do cupê serão produzidas a partir de 2019 (Polestar/Divulgação)

Os próximos lançamentos da Polestar serão 100% elétricos. O primeiro deles será o Polestar 2, que entrará em produção em 2019 como o primeiro veículo elétrico comercializado pelo Volvo Car Group. Ambição não falta à empresa, que já classifica o Tesla Model 3 como principal concorrente do futuro modelo.

A terceira (e por enquanto última) novidade da Polestar será o Polestar 3, um SUV de porte médio movido, obviamente, a eletricidade.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s