Peugeot 208 2025 muda o visual à moda do 2008; veja versões e equipamentos
Mudanças do Peugeot 208 se concentram na dianteira onde, assim como o irmão 2008, houve uma mudanças na assinatura de leds e nos faróis
Depois de limpar os estoques do modelo antigo com grandes descontos, agora a Peugeot apresenta no Brasil o novo 208 2025, que além de um novo visual, também teve mudanças importantes na gama de versões.
A linha do Peugeot 208 2025 é dividida entre motor aspirado e turbo, cada uma sendo representada por duas versões: uma de entrada e outra topo de linha. A diferença é que a montadora optou por manter apenas quatro versões, contra cinco do antigo modelo.
Na prática a mecânica não mudou. O motor aspirado ainda é o 1.0 Flex Firefly de 75 cv e 10 kgfm com câmbio manual de cinco marchas. Essa configuração é válida para as versões Active e Style.
O mesmo vale para as versões Allure e GT, que são equipadas com o motor 1.0 turbo T200 de 130 cv e 20,4 kgfm, sempre acoplado ao câmbio do tipo CVT que simula sete marchas. Esse conjunto estreou no 208 no final de 2023.
O motor 1.6 16V de 122 cv, que era combinado ao câmbio automático de seis marchas e só estava disponível na série especial Roadtrip, deixa de ser oferecido no Brasil. É o fim da linha para o 208 1.6.
Maior destaque do facelift foram os novos DLRs “garra de leão”
O que muda no Peugeot 208 2025
Quanto à estética, as principais mudanças se concentram na dianteira. Sempre equipado com faróis de LED, a principal novidade são as luzes diurnas de led “garra de leão”, três barras finas verticais logo abaixo dos faróis — que não mudaram. Elas substituem os antigos ‘dentes de sabre’, algo que também ocorreu com o irmão 2008.
A grade continua com formato e tamanho bem semelhantes, um pouco mais fina na base. Na versão GT, ela ganha pontos decorativos pintados na mesma cor da carroceria. O para-choque também mudou, perdendo a abertura em forma de asa do modelo anterior. Por último, mas não menos importante, o logo foi atualizado, seguindo o padrão do novo 2008.
Na traseira há menos mudanças. As lanternas estão um pouco mais escuras e o desenho interno, que antes era vertical, agora é horizontal. A peça preta que interliga as luzes foi mantida, o que mudou foi o nome ‘Peugeot’ escrito no centro, passando a ter letras maiores e mais destacadas.
No interior, o 208 segue com a pegada mais esportiva repetindo o design do volante menor e com bases achatadas. O design do painel e console central não tiveram alterações, mas a central multimídia de 10’’ tem nova interface.
Versões e equipamentos do Peugeot 208 2025
Falando apenas do novo Peugeot 208 Active, a versão mais básica da linha 2025, ela recebeu incrementos estéticos. O retrovisores, que antes eram de plástico fosco e agora recebem acabamento em preto brilhante, enquanto as maçanetas são pintadas na cor da carroceria.
Por padrão, a versão básica não tem a famigerada assinatura em LED, que fica disponível por meio do pacote opcional Pack Tech, que também acrescenta ar-condicionado digital, central multimídia e duas entradas USB para transmissão de dados. As rodas são de aço de aço aro 15’’ com calotas e quatro airbags estão disponíveis de fábrica.
Subindo um degrau, o Peugeot 208 Style 2025 ganha os novos faróis Full Led e as novas luzes de leds no para-choque. As rodas passam a ser de 16’’ e de liga leve, além de adicionar um pequeno aerofólio em preto brilhante na traseira. Por dentro, ele ganha bancos personalizados, teto solar panorâmico, câmera de estacionamento de 180º e acabamento interno escurecido.
Além da mudança para o motor turbo e câmbio automático, o Peugeot 208 Allure 2025 é o primeiro com quadro de instrumentos digital i-Cockpit, novo design para as rodas — também de liga leve e 16’’ — e acabamento em couro para os bancos e volante.
Acima de todas temos o Peugeot 208 GT 2025, com um apelo um pouco mais esportivo que antes era explorado pela versão Style turbo – que saiu de linha. Em todo o carro é possível encontrar os emblemas decorativos da variante, mas seu conteúdo é muito mais atraente. Ela vem com rodas diamantadas aro 17, bancos GT com apoio de braço e o i-Cockpit 3D, o quadro de instrumentos digitais com efeitos 3D.
Para a topo de linha também ficaram reservados os principais itens de assistência à condução e segurança. O GT vem equipado com 6 airbags, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga, faróis altos automáticos, assistente de faixa e sensor de chuva.
O novo 208 2025 está disponível nas cores Branco Branquise, Preto Perla Negra, Cinza Artense, Branco Nacré e Azul Quasar. As versões Style e GT ainda recebem a Cinza Selenium, porém não estão disponíveis em Branco Branquise (perolizado) e Azul Quasar.
Por enquanto, a Peugeot ainda não divulgou os preços das versões, mas já temos uma data para isso acontecer: dia 13 de setembro, próxima sexta-feira.