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Os hatches com melhor valor de revenda no Brasil em 2020

Primeira edição do Prêmio Melhor Valor de Revenda, criado em parceria com a KBB Brasil, revela os modelos que menos perdem valor no mercado de seminovos

Por da Redação - Atualizado em 17 ago 2020, 23h54 - Publicado em 27 jul 2020, 12h29

Consideramos somente os carros ano/modelo 2019/2019. Isto é: veículos fabricados em 2019 da linha 2019. Ficaram de fora os que foram descontinuados ou trocaram de geração durante o período analisado.

Para chegarmos às melhores opções, levantamos os preços dos modelos em dois momentos: em janeiro de 2019, tomando como base os valores sugeridos pelos fabricantes, e 12 meses depois (janeiro de 2020), tendo como referência os preços que os carros alcançaram na hora da revenda.

Esse conceito de depreciação adotado pela KBB calcula o valor residual do veículo, isto é, o quanto o modelo custava em uma data específica no passado e o quanto ele custa no presente (ou em uma data qualquer tempos depois da data inicial considerada).

Esses preços foram levantados por meio do sistema de coleta e processamento de mais de 800 mil dados de mercado realizado pela KBB Brasil. Segundo a empresa, as lojas absorvem a maior parte da oferta dos particulares.

Para refletir esta realidade, utilizamos como base os preços de troca fornecidos pela empresa, que servem de referência para esse tipo de transação da venda de um carro particular para um lojista. Dessa forma, podemos afirmar que todos os carros considerados passaram pelo mesmo crivo.

Os percentuais de depreciação de cada veículo foram obtidos pelas médias aritméticas das depreciações verificadas pelos modelos em suas diferentes versões. Ou seja: o resultado da soma das depreciações de cada versão do modelo dividido pelo número de versões.

Hatch subcompacto de acesso

Divulgação/Volkswagen

O VW Up! chegou ao Brasil em 2014 como potencial substituto do VW Gol. O modelo é oferecido, atualmente, nas versões Xtreme e Connect, equipadas com o motor 1.0 TSI de 105 cv; e MPI, com motor 1.0 de 82 cv.

O modelo conquistou o primeiro lugar com 36% de desvalorização na média entre suas opções. A versão Move Up! 1.0 12V 2019/2019, por exemplo, que tinha preço sugerido de R$ 62.430, em janeiro de 2019, um ano depois era negociada por R$ 39.849.

O segundo lugar ficou com o Renault Kwid com 39% de perda, seguido por Fiat Mobi que completou o pódio com 57% de desvalorização.

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Hatch compacto de acesso

Arquivo/Quatro Rodas

Ele já está com visual cansado e, talvez, com os dias contados, mas não deixa de ser lembrado na hora da compra e teve o melhor desempenho da categoria com 27% de desvalorização.

Após 17 anos de mercado, o Volkswagen Fox pode ser encontrado nas versões Connect e Xtreme, ambas com o velho motor 1.6 de 104 cv. A versão Connect do modelo custava R$ 50.990 em janeiro de 2019 e foi cotada a R$ 37.072 em janeiro de 2020.

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Completaram o pódio Fiat Uno e Toyota Etios, com 34% e 36% de desvalorização, respectivamente.

Hatch compacto de referência

O Toyota Yaris Hatch teve o maior número de pesquisas validadas até o momento no Os Eleitos 2019 Christian Castanho/Quatro Rodas

Desde sua chegada, o Yaris carrega o status de confiança conquistado por seus irmãos da Toyota. Desta vez, o modelo garantiu a liderança com apenas 26% de desvalorização.

Ele é oferecido nas configurações XL Live manual e XL Live CVT com motor 1.3 de 101 cv, e XL Plus CVT, XS CVT, XWay CVT e XLS CVT, com motor 1.5 de 110 cv. A análise mostrou que a versão XL Live CVT passou de R$ 68.590 em janeiro de 2019 para R$ 50.851 um ano depois.

O Yaris foi seguido de perto por Volkswagen Polo com 30% de perda de valor em um ano, e Renault Sandero com 37%.

Sobre o Prêmio Melhor Valor de Revenda

Se desvalorização fosse coisa boa, não começaria com “des”, prefixo que indica negação, oposição. Você só percebe o quanto ele se Desvalorizou na hora de vender ou trocar seu carro. Um jeito de aceitar a realidade é por na conta os benefícios da posse do carro: o prazer que o veículo proporcionou e a serventia que teve.

Mas o esforço de autoconvencimento, nessa hora, não é igual para todos, pois alguns carros têm maior valor de revenda. E levar isso em consideração na hora da compra pode ajudar bastante no momento da venda.

Pensando nisso, QUATRO RODAS se juntou à Kelley Blue Book Brasil, empresa de pesquisas especializada na avaliação de automóveis, e criou o Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020, que aponta os carros que mais preservam o investimento do proprietário.

O Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020 indica os melhores do último ano, ou seja, nesta edição, os carros de 2019. Consideramos somente os carros ano/modelo 2019/2019. Isto é: veículos fabricados em 2019 da linha 2019.

Ficaram de fora os que foram descontinuados ou trocaram de geração durante o período analisado. Esse é o caso de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Toyota Corolla, entre os automóveis; e da Mercedes-Benz Sprinter, entre os comerciais.

Ao todo, pesquisamos 122 modelos à venda no Brasil, nas diferentes versões ofertadas. Para chegarmos às melhores opções, levantamos os preços dos modelos em dois momentos: em janeiro de 2019, tomando como base os valores sugeridos pelos fabricantes, e 12 meses depois (janeiro de 2020), tendo como referência os preços que os carros alcançaram na hora da revenda.

Esse conceito de depreciação adotado pela KBB calcula o valor residual do veículo, isto é, o quanto o modelo custava em uma data específica no passado e o quanto ele custa no presente (ou em uma data qualquer tempos depois da data inicial considerada).

Apontamos os vencedores de 22 categorias. Veja a seguir se o carro que você tem na garagem foi contemplado. Sem problemas, se não foi. Quando comprou o modelo, não existia este prêmio.

Se está pensando em trocar nos próximos meses, porém, fique atento. A seguir, apresentamos os resultados, com o primeiro, o segundo e o terceiro colocado em cada categoria, com a respectiva variação de preços e, no caso do vencedor, a cotação em reais de uma versão específica, em janeiro de 2019 e janeiro de 2020.

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Arte/Quatro Rodas
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