Os 10 carros mais econômicos testados por QUATRO RODAS em 2018
Listamos os modelos que passaram por nossa garagem ao longo do ano e apresentaram os melhores índices de consumo de combustível
Consumo de combustível é um dos assuntos mais comentados pelos leitores de QUATRO RODAS. Desta vez, reunimos os carros que se mostraram mais econômicos em nossos testes instrumentados ao longo de 2018.
Atenção: vale reforçar que esta é uma retrospectiva específica de 2018, por isso só estão presentes modelos testados ao longo deste ano. Modelos cujos dados foram auferidos em anos anteriores estão fora do ranking. Confira a lista:
10º – Volvo S90 T8 – 13,2 km/l
Um sedã com 407 cv e 4,96 m entre os 10 mais eficientes? Sim. Trata-se do Volvo S90, maior sedã da marca sueca que chega ao Brasil apenas na configuração híbrida T8. Tem motor 2.0 turbo de 320 cv a gasolina e outro elétrico com potência equivalente a 87 cv para ajudar a fazer ótimos 13,2 km/l na cidade.
9º – Fiat Cronos 1.3 Drive GSR – 13,4 km/l
8º – Fiat Cronos 1.3 Drive – 13,6 km/l
Principal lançamento da Fiat em 2018, o Cronos registrou bons números de consumo. Tanto que foi o único modelo a entrar duas vezes em nossa lista. Era algo esperado: o motor 1.3 Firefly de 109 cv é muito eficiente. Mas a versão com câmbio manual conseguiu obter resultado ligeiramente melhor do que com câmbio automatizado GSR.
7º – Lexus NX 300h – 13,8 km/l
Primeiro SUV híbrido da Lexus no Brasil, o NX 300h combina motor 2.5 Atkinson a gasolina de 155 cv com um elétrico de 143 cv. Trabalhando em conjunto eles entregam potência máxima combinada de 195 cv.
6° – JAC T40 1.6 CVT – 14,2 km/l
O JAC T40 tem exatamente o mesmo conjunto mecânico do T50, mas não alcançou o irmão maior e mais pesado. Ainda assim, conseguiu um louvável sexto lugar.
5º – Renault Kwid Intense 1.0 (Longa Duração) – 14,6 km/l
Outro carro que entrou para a frota do Longa Duração e para o nosso ranking de mais eficientes foi o Renault Kwid. Seu motor 1.0 três cilindros sem variação da abertura das válvulas tem 70 cv e é bastante simples, mas os 786 kg do carro (na versão de topo Zen) colaboram para um bom consumo.
4º – VW Move 1.0 Up I-Motion – 15,0 km/l
O motor 1.0 três cilindros de 82 cv da Volkswagen é um dos mais eficientes do Brasil. Em 2018, testamos apenas a configuração com câmbio automatizado I-Motion e nem ela nos decepcionou: que obteve bons 15 km/l em regime urbano e 17,3 km/l no rodoviário.
3º – JAC T50 1.6 CVT – 15,1 km/l
O novo motor 1.6 16V a gasolina não tem o melhor casamento com o câmbio CVT da JAC, mas isso não prejudicou o consumo. Além de ser o motor 1.6 aspirado mais potente do Brasil (tem 138 cv e 17,1 mkgf), também é o mais eficiente. Mas, claro, o fato de não ser flex joga a seu favor.
2° – Lexus CT200h 1.8 – 22,7 km/l
Com conjunto mecânico semelhante ao do Prius, o Lexus CT200h é praticamente uma versão mais luxuosa. Mas algumas características “pesam” contra ele, como os 65 kg a mais em peso (rá!) e o maior arrasto aerodinâmico (0,29 Cx, contra 0,24 do Prius). Ainda assim, é um consumo e tanto.
1° – Toyota Prius 1.8 (Longa Duração) – 24,9 km/l
Em 2018 compramos o primeiro híbrido da frota do Longa Duração e você pode acompanhar nossa experiência com ele até os 60.000 km, quando o desmontaremos. Por enquanto, o modelo que combina motor 1.8 Atkinson com um elétrico leva, sem surpresas, o título de carro mais eficiente testado por QUATRO RODAS no ano.
Posição | Modelo | Consumo Urbano (km/l) |
---|---|---|
1º | Toyota Prius 1.8 (Longa Duração) | 24,9 |
2º | Lexus CT200h 1.8 | 22,7 |
3º | JAC T50 1.6 CVT | 15,1 |
4º | VW Move 1.0 Up I-Motion | 15,0 |
5º | Renault Kwid Intense 1.0 (Longa Duração) | 14,6 |
6° | JAC T40 1.6 CVT | 14,2 |
7º | Lexus NX300h | 13,8 |
8º | Fiat Cronos 1.3 Drive | 13,6 |
9º | Fiat Cronos 1.3 Drive GSR | 13,4 |
10º | Volvo S90 T8 | 13,2 |