Oportunidade? 10 carros que logo serão itens de colecionador no Brasil
Juntamos dez carros que, por conta de suas características, arriscamos dizer, se tornarão cobiçados por colecionadores pelo Brasil afora
Fiat 500 Abarth
O Fiat 500 foi lançado em 1957 para resolver o problema da mobilidade na Europa pós-guerra. Em 2007, a marca italiana relançou o Cinquecento com linhas modernas, mas muito próximas das de seu antepassado. A versão esportiva Abarth chegou ao Brasil em 2014 equipada com seu motor 1.4 MultiAir turbo de 168 cv e câmbio manual. Poucas unidades foram vendidas e hoje em dia já é um carro disputado pelos fãs.
Volkswagen Fusca TSI
A última releitura do emblemático VW aconteceu em 2011 e sucedeu o New Beetle. O Fusca TSI foi produzido sob a mesma plataforma do Golf GTI com motor 2.0 turbo de 230 cv e versões com câmbio manual. Saiu de linha em 2019.
Fiat Punto T-Jet
Produzido entre 2007 e 2017, o Fiat Punto teve uma vida relativamente curta no Brasil. A versão T-Jet, lançada em 2009, foi equipada com o motor 1.4 16V turbo, que gerava até 152 cv, fazendo dele um dos hot hatches mais rápidos das ruas brasileiras.
Suzuki Swift Sport R
Um hatch que esconde altas doses de diversão, o Suzuki Swift Sport R é leve e possui um motor aspirado 1.6 de 142 cv, aliado ao câmbio manual de seis marchas. Foi vendido apenas por dois anos no Brasil, entre 2015 e 2017, ou seja, é uma raridade.
Mercedes-AMG C63 V8 W204
Um dos últimos AMG naturalmente aspirados, o C63 W204 foi fabricado entre 2008 e 2015 e é considerado o mais bonito Classe C de todos os tempos. Além disso, o V8 aspirado de 457cv é a cereja do bolo para os entusiastas.
BMW M5 V10
A BMW tem em seus carros um DNA esportivo por natureza, mas nada se compara ao sedã de sua divisão esportiva Motorsport, o M5, com um motor V10 de 507 cv. Foi fabricado de 2005 a 2010 e já é uma lenda entre os admiradores da marca.
Renault Sandero R.S.
Um hatch popular que ganhou um motor 2.0 de 150 cv e 20,9 kgfm, suspensão e freios desenvolvidos na divisão esportiva da Renault. Fabricado entre 2015 e 2022, é um carro cultuado nas ruas e certamente será nas garagens daqui uns anos.
Suzuki Jimny
O Jimny foi lançado em 1970 no Japão, chegando ao Brasil apenas nos anos 1990 (primeiro, importado; depois, fabricado). O Jimny 4ALL (3a geração) saiu de linha em 2022, após dez anos de produção local, deixando em seu lugar o Sierra (importado).
Volkswagen Polo GTS
O VW Polo assumiu a difícil responsabilidade de suceder o Gol (já colecionável). Mas seu futuro é promissor, por conta de sua ligação com o antepassado. E a versão com potencial para isso é a apimentada GTS, com motor 1.4 turbo de 150 cv.
Troller T4
Desenvolvido no Brasil por uma empresa brasileira, o Troller chamou a atenção por sua capacidade off-road. Com a fábrica comprada pela Ford, o modelo incorporou melhorias e a segunda geração, T4, o penúltimo, é o mais querido da linha.