Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Novo Peugeot 308 SW dá esperança aos fãs das peruas

A perua, que pode ser híbrida, segue a linguagem de design do hatch com traços marcantes e modernos

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 22 jun 2021, 20h07 - Publicado em 22 jun 2021, 16h43
Peugeot 308 SW 2021 azul visto 3/4 de frente
A marca francesa divulgou o visual da sua nova perua, versão gêmea do 308 normal (Divulgação/Peugeot)

Pouco mais de três meses após a revelação do novo 308, chegou a vez de a Peugeot apresentar a 308 SW. Recebendo elogios pelo design do hatch, a decisão da marca francesa foi de seguir as mesmas linhas na perua.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

O modelo estará disponível com diversas opções de motores na Europa. O primeiro será um 1.2 PureTech com duas versões, uma com 110 cv e a outra gerando 130 cv. A variante a diesel é comandada pelo 1.5 BlueHdi, capaz de gerar 130 cv.

Por último, a maior novidade é a presença de motorizações híbridas, assim como no 308 hatch.

Continua após a publicidade
Peugeot 308 SW 2021 azul visto 3/4 por trás
Uma das grandes novidades foi a opção de motorização híbrida plug-in, presente também no hatch (Divulgação/Peugeot)

Serão duas as configurações eletrificadas. A primeira, batizada de Hybrid 225, utiliza um motor de 182 cv a gasolina combinado a um elétrico de 110 cv, com 225 cv totais. Nesta versão, a autonomia é de até 59 quilômetros utilizando apenas eletricidade, no ciclo WLTP. A segunda opção é a Hybrid 180, que combina outro motor a gasolina, de 152 cv, com mesma unidade elétrica anterior, e 180 cv totais.

Peugeot 308 SW 2021 azul visto de frente
A grade da perua 308 SW é muito parecida a da versão hatch e conta com detalhes verticais em LED que lembram garras (Divulgação/Peugeot)

Outro atrativo da perua é o visual, além de ser o segundo modelo com o novo logo da Peugeot depois do “irmão” hatch. A grade traz detalhes horizontais que dão a impressão de tridimensionalidade, mas não invadem o para-choque, como no novo 3008 que acaba de chegar ao Brasil.

Continua após a publicidade

Os faróis afilados e ligados à grade são totalmente iluminados por LEDs, assim como a faixa que desce pelo para-choque, imitando dentes felinos. O nome do modelo vem grafado próximo à base do capô.

Peugeot 308 SW 2021 azul visto de trás
O design da traseira é muito semelhante ao do 308 hatch, com mudança no tamanho do porta-malas (Divulgação/Peugeot)

A traseira da station wagon também segue os traços do hatch, com lanternas com horizontais que invadem a tampa do porta-malas e reproduzem a iluminação inspirada nas garras de um leão, com três riscos. Os volumes são bem marcados e produzem belos efeitos de luz e sombra.

O para-choque, volumoso, abriga as luzes de neblina e de ré em uma peça vertical. Ao lado, apliques cromados simulam saídas duplas de escape. Acima do logo da Peugeot, um vinco bem marcado forma uma espécie de aerofólio.

Continua após a publicidade
Peugeot 308 SW 2021 azul visto de lado
O modelo oferece três motorizações, sendo opções com gasolina, diesel e híbridas plug-in (Divulgação/Peugeot)

Nas dimensões, são 4,64 metros de comprimento e 2,73 m de entre-eixos, 5,5 cm a mais que o hatch. O porta-malas possui 608 litros na versão a combustão, contra 548 litros na híbrida. Para abrir, basta utilizar um comando na chave ou passar o pé abaixo do para-choque traseiro.

PEUGEOT 308 SW 2021
A perua terá iluminação interna com LED, central multimídia e cluster de instrumentos totalmente digital (Divulgação/Peugeot)

O interior é idêntico ao já visto no 308 hatch, com o conceito i-Cockpit para o quadro de instrumentos digital (posicionado acima do volante) e central multimídia de 10 polegadas. Agora, há a possibilidade de conectar dois smartphones via Bluetooth ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

O painel é todo voltado para o motorista e tem traços futuristas, com linhas retas e angulosas. As saídas de ar centrais e direita formam visualmente uma única peça.

Um seletor de modo de direção permite que o motorista escolha entre os modos Electric, Hybrid, Eco, Normal e Sport. Além disso, há iluminação ambiente em LED, com oito opções de cores para iluminar o interior. Os bancos têm Alcantara, malha e até couro Nappa colorido. O sistema de som da marca Focal foi feito sob medida para a família 308 e conta com 10 alto-falantes. 

Porta-malas do Peugeot 308 SW 2021
Nas versões à combustão, o porta-malas terá 608 litros, já nas versões híbridas a capacidade será de 548 litros (Divulgação/Peugeot)

Em termos de segurança o carro oferecerá piloto automático adaptativo, frenagem automática e assistente de mudança de faixa. Suas quatro câmeras (dianteira, traseira e duas laterais) e demais sensores servirão para a visão em 360º na hora da baliza.

Continua após a publicidade
Peugeot 308 SW 2021 visto 3/4 por trás
A bateria das versões híbridas tem 12,4 kWh e é capaz de uma autonomia de até 60 quilômetros (Divulgação/Peugeot)

Para o Brasil, a situação da perua é a mesma do hatch: ainda não há qualquer indício de que o modelo será vendido por aqui. Para o mercado brasileiro, a Stellantis anunciou por enquanto que trará o 208 e-GT no segundo semestre. Será que o primeiro eletrificado da empresa no país poderá abrir as portas para a família 308?

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.