Novo Mini Countryman JCW chega ao Brasil mais caro que versões elétricas
Maior carro da história da Mini, o novo Countryman JCW tem motor 2.0 turbo de 317 cv e um desempenho digno de esportivo
Até então oferecido apenas em versões elétricas, o novo Mini Countryman estreia agora uma configuração a combustão no Brasil. E não é qualquer configuração: trata-se da John Cooper Works ALL4, a mais esportiva disponível para o maior modelo da história da marca. O modelo sai por R$ 379.990, ou seja, mais caro do que os elétricos.
O Countryman JCW deixa claro na aparência que não é uma versão convencional. Na dianteira, o para-choque tem aberturas maiores com tramas que remetem aos quadriculados das bandeiras de corrida. Há também uma barra vermelha vertical nas extremidades e os faróis são full led.
Os detalhes em vermelho também aparecem nos retrovisores, nas laterais do teto e na coluna C, e nas pinças de freios, que ficam à mostra logo atrás das grandes rodas de 20 polegadas. Na traseira, o destaque fica para as duas saídas duplas de escapamento e o logotipo da versão redesenhado.
A carroceria tem dez diferentes opções de cores: cinza Melting, cinza Legemd, vermelho Chili, verde British, verde Smokey, preto Midnight, branco Nanuq, azul Slate, azul Blazing e azul Sunset. O teto pode ser vermelho ou preto.
Assim como nas versões elétricas, o SUV esportivo tem interior minimalista, com desenho limpo e poucos comandos no painel ou no console. A cabine é dominada pelo preto, que contrasta com detalhes em vermelho – como na faixa central do painel.
Ao centro fica a única tela do Countryman, com 24 cm de diâmetro, que representa de uma só vez o quadro de instrumentos e a central multimídia. Ela é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e unida ao sistema de som Harman-Kardon de 12 alto-falantes e 365 watts de potência. Por não ter quadro de instrumentos, o head-up display, que projeta informações no vidro à frente do motorista, é item de série. Com ele, é possível checar as informações de navegação, mídia e de condução, como a velocidade.
Ainda entre os equipamentos há sistemas de auxílio à condução, guiados por 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround. Há piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, detector de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, câmeras 360° e assistente de estacionamento.
O grande diferencial do Countryman JCW, porém, está “escondido” debaixo do capô. O motor 2.0 turbo a gasolina rende 317 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, e é sempre unido a um câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas e tração integral ALL4. Com esse conjunto, segundo a Mini, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h.