Novo Mercedes-AMG C63 vira híbrido e troca V8 por 2.0 de quase 700 cv
Junto com sistema híbrido plug-in, o C63 S chega aos 680 cv e também estará disponível em versão perua, mas essa, só para a Europa
![Mercedes-AMG C63 S sedã](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00002-e1663787808210.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Quando um modelo muda de geração, a tendência é de que eles fiquem cada vez mais ecológicos, trocando seus grandes motores por unidades menores e até recebendo assistência elétrica, como ocorre nesse caso.
Para o novo Mercedes-AMG C63 S, a montadora alemã deu um grande salto rumo ao futuro sustentável, aposentando o antigo V8 turbo por um motor quatro cilindros com sistema elétrico híbrido plug-in.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00001 Mercedes-AMG C63 S lateral sedã](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00001.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Se desfazer de um V8 é sempre difícil, mas, para substituí-lo, os engenheiros da AMG trouxeram um motor a altura. O M139L é um 2.0 de quatro cilindros em linha com turbo eletrônico, que já é usado em outros modelos menores da marca, como o SL63 e o C43. Esse último, que perdeu seu V6 para dar lugar ao quatro cilindros.
Porém, para um esportivo do porte do C63 S, a unidade recebeu um belo tratamento. Sozinho, ele é capaz de gerar 476 cv, quase 70 cv a mais que no C43, e exatamente a mesma potência do antigo V8, além de 55,57 kgfm. Com esses números ele se torna no motor de quatro cilindros mais potente do mundo.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00005 Mercedes-AMG C63 S traseira sedã](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00005.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para complementar, ainda há um motor traseiro elétrico alimentado por uma bateria de 6,1 kWh. Ele oferece 206 cv extras e pode tracionar o carro sozinho até os 125 km/h, com energia suficiente para apenas 13 km. Claro que existem diversos plug-ins com alcance elétrico maior, mas a Mercedes ressalta que o C63 S foi feito para correr.
Combinados, os dois motores entregam 680 cv e 104 kgfm. Com tanta potência, o C63 pode acelerar de 0 a 100 em 3,4 s e tem velocidade máxima de 280 km/h, caso opte pelo limitador mais alto de velocidade no momento da compra. Por padrão, o velocímetro para nos 250 km/h. A transmissão é automática de nove marchas.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00003 Mercedes-AMG C63 S frontal sedã](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00003.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mesmo com um motor bem menor, a eletrificação e a carroceria maior deixaram o C63 mais pesado. Agora, o esportivo soma 2.036 kg contra 1.680 kg da sua antiga geração. Mesmo assim, a eletrificação ainda fará dele mais econômico, com médias de consumo de 14,45 km/l no ciclo EC, segundo a montadora.
Para dar uma boa dinâmica de condução, o C63 está equipado com diferencial de deslizamento limitado, freios de carbono e amortecedores adaptativos para a suspensão de molas de aço. Para aqueles que gostam de um esportivo ‘raiz’, mesmo com cada motor tracionando um eixo, é possível selecionar um modo de tração totalmente traseira.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00027 Mercedes-AMG C63 S](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00027.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um detalhe interessante é que o próprio motor elétrico atua controlando o torque nas rodas, podendo reduzir a entrega caso uma delas comece a patinar. Esse sistema não substitui o tradicional controle de tração (ESP), mas funciona em conjunto, fazendo com que o ESP seja acionado apenas quando realmente for necessário. Desse modo, o motor a combustão pode ser operado com maior torque.
Os modos de condução modificam o comportamento do C63, que pode ser mais amigável – nos modos “Basic” e “Advanced” – ou mais feroz – “Pro” e “Master”.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00015 Mercedes-AMG C63 S totalmente lateral sedã](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00015.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No modo “Master”, o carro se torna um esportivo completo e até permite um oversteering para o carro derrapar um pouco nas curvas. Aliás, esse ele também tem esterçamento no eixo traseiro.
Por ser um híbrido plug-in, o C63 também oferece diferentes níveis de regeneração de energia. No mais básico, ela é praticamente nula, porém, se optar pelo mais alto, o freio regenerativo entra em ação e possibilita a função de dirigir com apenas um pedal.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00023 Mercedes-AMG C63 S interior painel](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00023.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Visual mais agressivo
Agora que falamos dos principais detalhes técnicos, vamos falar do visual. O design do C63 S acompanhou sua evolução mecânica e ganho de potência, ficando mais agressivo.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00038 Mercedes-AMG C63 S interior bancos](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00038.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Na dianteira, os faróis estão mais estreitos e voltados para o centro. Já o capô está mais musculoso e mais longo, para dar mais imponência ao carro. A grade foi apenas invertida, enquanto as entradas de ar laterais inferiores parecem separadas do resto do para-choque.
Atrás, a tendência das mudanças foi a mesma. As lanternas, que se parecem com uma gota deitada, invadem a tampa do porta-malas. A barra prateada que existia no sedã da última geração também sumiu e os escapamentos continuam sendo quádruplos e divididos em dois pares.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00029 Mercedes-AMG C63 S dianteira perua](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00029.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, o C63 S traz elegantes bancos esportivos AMG de segunda geração em couro Napa, que se destacam pelo seu novo desenho e costuras. O sistema MBUX, exclusivo para os modelos eletrificados da Mercedes, tem um conjunto de telas com multimídia vertical, head-up display e computador de bordo, que trazem informações gerais do veículo e gráficos de desempenho da AMG.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00030 Mercedes-AMG C63 S traseira perua](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00030.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além da carroceria sedã, o C63 S também estará disponível como perua. Porém, ao que tudo indica ela não deve aparecer em outros mercados, se mantendo restrita ao mercado europeu.
Nessa configuração, a aceleração se mantém inalterada, assim como a velocidade máxima limitada padrão. No caso do limitador mais “agressivo”, o limite sobe para R$ 270 km/h, provavelmente por causa dos 34 kg a mais da perua.
![2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00032 Mercedes-AMG C63 S frontal perua](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2023-Mercedes-AMG-C-63-S-E-PERFORMANCE-00032.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda não há data para o início das entregas, tão pouco estimativa de preço. Porém, como um concorrente direto do BMW M3 Competition xDrive, é provável que o C63 S seja vendido na casa dos US$ 80.000, ou R$ 410.4000 na cotação atual, assim como seu rival. Para o Brasil, espere por preços acima de R$ 1 milhão.