Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Mercedes Actros elétrico ganha versão de 815cv que faz RJ-SP com uma carga

Maior caminhão rodoviário elétrico da Mercedes se garante em baterias de 600 kWh e estreia em 2024

Por Henrique Rodriguez, de Hannover (Alemanha)
Atualizado em 18 set 2022, 19h40 - Publicado em 18 set 2022, 18h51
Mercedes-Benz eActros LongHaul
 (Henrique Rodriguez/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

A Mercedes-Benz transformou seu maior caminhão em elétrico. O Mercedes eActros LongHaul se garante em um enorme conjunto de baterias com 600 kWh, instalado entre as longarinas do chassi, para ser usado em trajetos de médias distâncias. A fabricante garante que ele será capaz de carregar até 42 toneladas por cerca de 500 km.

Em outras palavras, este caminhão poderia cruzar a Rodovia Presidente Dutra de São Paulo ao Rio de Janeiro sem recarregar. Para a realidade da Europa, não raro é a autonomia suficiente para cruzar um país de ponta a ponta. E é na Europa onde ele começará a ser vendido a partir de 2024.

Mercedes-Benz eActros LongHaul
(Henrique Rodriguez/Mercedes-Benz)

O eActros LongHaul é a grande atração da Daimler Trucks para o IAA Transportation deste ano. Trata-se da maior feira de veículos pesados e de carga do mundo, que acontecerá ao longo desta semana em Hannover. Após um hiato de quatro anos, a edição deste ano está voltada para veículos elétricos ou de energia limpa, como hidrogênio.

View this post on Instagram

A post shared by Quatro Rodas (@quatro_rodas)

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz eActros LongHaul
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A intenção da Mercedes é oferecer o eActros LongHaul como cavalo mecânico ou com chassi rígido, oferecendo inclusive uma tomada de força para viabilizar as mais diferentes aplicações.

Compartilhe essa matéria via:

O caminhão elétrico rodoviário tem cabine tão grande quanto a dos maiores Actros fabricados no Brasil. Sua potência também é equivalente na maior parte do tempo: o chamado e-axle é um eixo que aloca dois motores que na maior parte do tempo entregam 544 cv, mas que são capazes de chegar a picos de 816 cv.

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz eActros LongHaul
(Divulgação/Mercedes-Benz)

A dianteira livre de grades, mas cheia de leds, ajuda a criar a aura futurística deste caminhão que será realidade em um futuro próximo, mas custoso. Especula-se que seu preço possa superar o de quatro caminhões a diesel equivalentes. E há outros dilemas a serem enfrentados.

O primeiro é que em um caminhão elétrico sua principal carga será as baterias, que pesam e “roubam” da capacidade de carga. O peso de um pacote de baterias extra pode não compensar o ganho de autonomia.

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz eActros LongHaul
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Além disso, existe a questão da recarga. A Mercedes prevê o uso de megacarregadores para levar a carga das baterias do eActros de 20 a 80% em meia hora. Mas não define a capacidade destes carregadores, apenas diz que usa baterias de fosfato de ferro lítio (LFP) de última geração.

Mercedes-Benz eActros 300 SattelzugmaschineMercedes-Benz eActros 300 tractor
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Também não será fácil oferecer estações de recarga potentes e espaçosas o suficiente para receber grandes caminhões elétricos. A Mercedes prevê consultoria às empresas que comprarem o LongHaul para que tenham infraestrutura adequada, mas também faz parte de um consórcio com Volvo e Traton (VW e Scania) para criar pontos de recarga em locais estratégicos por toda a Europa.

Continua após a publicidade
Mercedes-Benz eActros LongHaul
Mercedes-Benz eActros LongHaul (Divulgação/Mercedes-Benz)

Outra alternativa são os eTrailers, implementos rodoviários com seu próprio motor elétrico e conjunto de baterias. A Mercedes ilustra com a proposta da Trailer Dynamics, feita em parceria com a fabricante local Krone. Dependendo da capacidade das baterias escolhidas seria possível aumentar a autonomia do eActros LongHaul para além dos 800 km. Assim, já seria possível sair de São Paulo e chegar em Belo Horizonte sem precisar recarregar.

Mercedes-Benz eActros 300 SattelzugmaschineMercedes-Benz eActros 300 tractor
(Divulgação/Mercedes-Benz)

Talvez o eTrailer seja mais interessante para o Mercedes eActros 300 Tractor, outro lançamento da marca no IAA. Trata-se de outro Actros elétricos mas com alcance mais modesto, de 220 km, devido à bateria menor, com 112 kWh. Seu e-Axle com dois motores entrega 440 cv em condições normais e 544 cv de pico. O lançamento comercial será mais cedo, no segundo semestre de 2023.

Mercedes-Benz eActros 300 SattelzugmaschineMercedes-Benz eActros 300 tractor
(Divulgação/Mercedes-Benz)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 10,99/mês*

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.