Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo Fiat Pulse: veja fotos, informações e mais sobre o SUV do BBB

Presentinho para o vencedor do Big Brother Brasil 21, o novo SUV da Fiat teve seu visual revelado. QUATRO RODAS preparou um guia para conhecê-lo a fundo

Por Eduardo Passos Atualizado em 14 jul 2021, 15h35 - Publicado em 4 Maio 2021, 15h32
Fiat Progetto 363
Eis o novo SUV da Fiat, o Pulse Divulgação/Fiat

Após muito suspense, a Fiat finalmente apresentou seu novo carro. O Progetto 363 ainda não tinha nome definitivo, mas esse é não é mais um dos úmistérios que faltam a respeito do seu SUV, convidado surpresa no último almoço dos brothers durante o último dia do BBB.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90 

Serão alguns meses até que tudo seja definido e, finalmente, o modelo chegue às lojas. Enquanto isso, QUATRO RODAS reuniu todas as informações que sabemos para que você se mantenha por dentro do novo carro. 

Design do Fiat Pulse

Fiat Pulse 2022__traseira-large
Fiat faz de tudo para que o Pulse não seja associado ao Argo Divulgação/Fiat

O Fiat Pulse inaugura uma inédita plataforma veicular batizada de MLA. Segundo a marca, a nova plataforma produzida em Betim (MG), aumenta os níveis de performance, robustez e conforto e vai elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos, e permite a adoção de novos sistemas.

O SUV compacto da Fiat optou, naturalmente, por seguir a linha do irmão hatch, reaproveitando detalhes como as portas e mantendo mesma ordem de grandeza em suas dimensões. Para diferenciá-los, entretanto, o projeto 363 ganhou dianteira e traseira exclusivas além de maior vão livre, entre outros detalhes.

Fiat Progetto 363 Detalhes Farol
Faróis são full-led e DRLs se destacam na parte superior da peça, logo abaixo do friso metálico que atravessa a dianteira Divulgação/Fiat

Ao longo dos testes de rua, o para-choques dianteiro sempre se destacou, principalmente pelos grandes nichos dos faróis de neblina. Ao mesmo tempo, detalhes como a grade frontal, frisos e faróis principais full-led (com DRLs) expressaram clara inspiração da nova Fiat Strada no resultado final. Obviamente os protótipos rodavam camuflados em vias públicas, mas o Pulse volta e meia surgia com dose extra de disfarce no capô, alimentando especulações certeiras.

No fim das contas, o carro confirmou a informação de que o capô seria recuado, ao estilo do Renault Fluence, com a porção dianteira inferior se projetando em relação à tampa. Doses extras de estilo também vieram pela altura maior (afinal de contas, é um SUV) e uso de leds e mais tons de pintura ao longo do veículo.

Motores e desempenho do Pulse

Motor-GSE-T3-1.0-Turbo 2
Três vistas do novo motor 1.0 GSE Turbo, chamado de T3 Divulgação/Fiat

A dianteira também atraiu olhares por conta, justamente, do que não se vê. O Fiat Pulse estreará o motor GSE T3, um 1.0 turbo com três cilindro e 12V. A unidade de potência ganhou até uma linha exclusiva de produção em Betim (MG), ao lado do 1.3 turbo T4, usado na nova Fiat Toro, novo Jeep Compass e no futuro Jeep Grand Commander.

Continua após a publicidade

Conforme apurado por QUATRO RODAS, espere 128 cv (gasolina) ou 131 cv (etanol) de potência e 21 kgfm de torque nos modelos equipados com a unidade 1.0. A transmissão será automática, com um novo câmbio CVT fabricado pela Aisin.

O segredo do desempenho recorde passa por engenhosidades como cabeçote redesenhado e, além de quatro válvulas por cilindro, a presença do sistema MultiAir de terceira geração comandando de modo variável as peças.

Por fim, há injeção direta que bicos que otimizam o spray de combustível na câmara de combustão e turbo de baixa inércia, com o compressor (caixa fria) mais próximo do coletor de admissão a fim de acelerar a resposta do motor. Cereja do bolo, o turbo tem menos lag e maior controle hidrodinâmico graças ao coletor de escape integrado ao cabeçote e novo wastegate eletrônico.

O novo 1.0, entretanto, não será a única opção do projeto, uma vez que os modelos de entrada contarão com transmissão manual de cinco marchas e o mesmo 1.3 aspirado de 109 cv do Argo. O câmbio automático será opcional nesses casos.

Interior do Pulse

Painel do novo Fiat Pulse MT, que terá câmbio manual e motor 1.3
Painel do novo Fiat Pulse MT, que terá câmbio manual e motor 1.3 Carro Arretado/Acervo pessoal

Por dentro, o SUV será como um modelo de entrada do novo estilo que começa a predominar na dupla Fiat e Jeep. Além do volante já apresentado, há vários pontos em comum com o novo Compass 2022, como o friso cromado que atravessa o painel.

Volante Fiat 363
Volante do carro já havia sido apresentado reprodução/Fiat

O Fiat Pulse também oferecerá a nova central multimídia Uconnect 5, com novo hardware capaz de torná-la mais ágil e responsiva, com touchscreen de 8,4’’ ou 10,1’’ de qualidade parecida com smartphones. Além das duas opções de tela da central, haverá painel de instrumentos analógico ou a mesma versão digital do Compass intermediário, com 8,4’’.

O destaque, entretanto, fica por conta da capacidade de conectividade do carro, aproveitando a exaltada parceria da finada FCA (hoje absorvida pela holding Stellantis) com Tim e Amazon.

Fruto disso, o Fiat Pulse se conectará por conta própria à rede 4G brasileira e será capaz de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes. A função é completada pela capacidade do carro em funcionar como um gigante cartão de crédito, pagando itens como pedágio, abastecimento e drive-thru através da carteira virtual Fiat Cart. Em parceria com a Visa, não há necessidade de nenhuma ação do condutor, a não ser confirmar a transação pela central.

Preço do Fiat Pulse

Fiat Pulse 2022_frontal
Novas imagens revelam o SUV em ângulos mais naturais Divulgação/Fiat

As versões mais baratas do Pulse terão preço inicial na faixa dos R$ 80.000, superando os R$ 100.000 mas sem adentrar o terreno do SUV cupê que a Fiat prepara 2022, provisoriamente chamado de projeto 376.

A estratégia será o inverso da adotada pela VW com Nivus e T-Cross: em vez de o SUV cupê ser mais barato, ele será mais caro na linha Fiat. O 376 terá preço ao redor dos R$ 120.000. Também será maior: espere entre-eixos ao redor dos 2,60 m (o 363 mantém os 2,52 m do Argo), pois não pode se aproximar tanto dos 2,64 m do Jeep Compass.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas Abril

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês