Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Duster tem visual retocado e mais tecnologia nas versões 4×4

A Dacia promoveu ainda uma mudança completa nas motorizações do SUV, com cinco opções turbinadas e uma bicombustível

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 jun 2021, 12h35
Dacia Duster 2022
Segunda geração do Dacia Duster passa por mudanças leves (Divulgação/Renault)

Revelada em 2017 pela Dacia, subsidiária romena da Renault, a segunda geração do Duster já passa por sua primeira mudança para incorporar a nova linguagem da marca e motores mais modernos. O modelo chega ao mesmo tempo em que a fabricante apresenta seu novo logotipo, que não está no SUV.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

As alterações no Duster foram pontuais para que ele ficasse atualizado diante dos demais modelos da Dacia. Ainda não há previsão para que o modelo vendido pela Renault, como o brasileiro, também passe por atualizações.

Na dianteira, os faróis mantiveram o formato original, mas ganharam novo arranjo interno em forma de “Y”, como nas versões romenas de Sandero, Logan e Spring. Além disso, a iluminação do conjunto é feita por LEDs, incluindo as luzes de circulação diurna (DRL) e indicadoras de direção.

Dacia Duster 2022
Tom de laranja e rodas, que podem ser de 16 ou 17 polegas, são novos (Divulgação/Renault)

A grade segue composta por retângulos cromados, mas os elementos ficaram mais angulosos para dar ideia de movimento à dianteira.

O mesmo acontece na traseira, que tem mudanças apenas nas lanternas, que também adotam iluminação em LED com formato de uma letra “Y”. A alteração suaviza uma das principais críticas feitas à traseira do atual Duster, onde são apontadas semelhanças com as lanternas do Jeep Renegade. De lado, apenas as rodas têm novos desenhos – que podem ser de 16 ou 17 polegadas.

Por dentro, o modelo mantém o desenho geral do painel, com saídas de ar circulares e botões inspirados em teclas de piano. O destaque vai para a nova central multimídia, com tela de 8 polegadas, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e comandos por voz. Antes embutida, a tela multimídia agora parece um tablet apoiado no painel, semelhante ao do Duster brasileiro.

Dacia Duster 2022
Por dentro, a maior mudança fica para a central multimídia destacada do painel (Divulgação/Renault)

O console central, onde fica posicionada a alavanca do câmbio, ficou mais alto, ganhou duas novas entradas USB e um apoio de braço. A Dacia diz ainda que o estofamento do SUV é todo novo, incluindo os tecidos, mais fáceis de limpar, e os apoios de cabeça, que ficaram mais estreitos para melhorar a visibilidade dianteira dos passageiros que vão atrás.

Continua após a publicidade

Entre os equipamentos, o modelo inclui piloto automático, limitador de velocidade, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema com 4 câmeras ao redor do veículo para ajudar em manobras e assistente de partida em rampas.

Dacia Duster 2022
Faróis iluminados por LEDs ganham assinatura em formato de “Y” e grade é nova (Divulgação/Renault)

Até a linha de motorizações do SUV foi renovada. Agora, ele oferece um motor turbo diesel, um bicombustível (a gasolina e gás) e outros quatro turbo a gasolina. De acordo com cada motor, a transmissão pode ser automática ou manual, sempre de 6 marchas, e a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4.

Nas versões 4×4, o Duster é acompanhado por itens exclusivos, como pneus aptos ao off-road, monitor 4×4, que apresenta informações como a inclinação lateral, altímetro e bússola, e controle eletrônico de descida.

Continua após a publicidade
Dacia Duster 2022
As lanternas têm novo arranjo e se distanciam do Jeep Renegade (Divulgação/Renault)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QUATRO RODAS de junho já está nas bancas!
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.