Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Novo Duster tem visual retocado e mais tecnologia nas versões 4×4

A Dacia promoveu ainda uma mudança completa nas motorizações do SUV, com cinco opções turbinadas e uma bicombustível

Por Guilherme Fontana 22 jun 2021, 12h35
Dacia Duster 2022
Segunda geração do Dacia Duster passa por mudanças leves Divulgação/Renault

Revelada em 2017 pela Dacia, subsidiária romena da Renault, a segunda geração do Duster já passa por sua primeira mudança para incorporar a nova linguagem da marca e motores mais modernos. O modelo chega ao mesmo tempo em que a fabricante apresenta seu novo logotipo, que não está no SUV.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

As alterações no Duster foram pontuais para que ele ficasse atualizado diante dos demais modelos da Dacia. Ainda não há previsão para que o modelo vendido pela Renault, como o brasileiro, também passe por atualizações.

Na dianteira, os faróis mantiveram o formato original, mas ganharam novo arranjo interno em forma de “Y”, como nas versões romenas de Sandero, Logan e Spring. Além disso, a iluminação do conjunto é feita por LEDs, incluindo as luzes de circulação diurna (DRL) e indicadoras de direção.

Dacia Duster 2022
Tom de laranja e rodas, que podem ser de 16 ou 17 polegas, são novos Divulgação/Renault

A grade segue composta por retângulos cromados, mas os elementos ficaram mais angulosos para dar ideia de movimento à dianteira.

O mesmo acontece na traseira, que tem mudanças apenas nas lanternas, que também adotam iluminação em LED com formato de uma letra “Y”. A alteração suaviza uma das principais críticas feitas à traseira do atual Duster, onde são apontadas semelhanças com as lanternas do Jeep Renegade. De lado, apenas as rodas têm novos desenhos – que podem ser de 16 ou 17 polegadas.

Continua após a publicidade

Por dentro, o modelo mantém o desenho geral do painel, com saídas de ar circulares e botões inspirados em teclas de piano. O destaque vai para a nova central multimídia, com tela de 8 polegadas, conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, e comandos por voz. Antes embutida, a tela multimídia agora parece um tablet apoiado no painel, semelhante ao do Duster brasileiro.

Dacia Duster 2022
Por dentro, a maior mudança fica para a central multimídia destacada do painel Divulgação/Renault

O console central, onde fica posicionada a alavanca do câmbio, ficou mais alto, ganhou duas novas entradas USB e um apoio de braço. A Dacia diz ainda que o estofamento do SUV é todo novo, incluindo os tecidos, mais fáceis de limpar, e os apoios de cabeça, que ficaram mais estreitos para melhorar a visibilidade dianteira dos passageiros que vão atrás.

Entre os equipamentos, o modelo inclui piloto automático, limitador de velocidade, alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema com 4 câmeras ao redor do veículo para ajudar em manobras e assistente de partida em rampas.

Dacia Duster 2022
Faróis iluminados por LEDs ganham assinatura em formato de “Y” e grade é nova Divulgação/Renault

Até a linha de motorizações do SUV foi renovada. Agora, ele oferece um motor turbo diesel, um bicombustível (a gasolina e gás) e outros quatro turbo a gasolina. De acordo com cada motor, a transmissão pode ser automática ou manual, sempre de 6 marchas, e a tração pode ser 4×2 dianteira ou 4×4.

Nas versões 4×4, o Duster é acompanhado por itens exclusivos, como pneus aptos ao off-road, monitor 4×4, que apresenta informações como a inclinação lateral, altímetro e bússola, e controle eletrônico de descida.

Dacia Duster 2022
As lanternas têm novo arranjo e se distanciam do Jeep Renegade Divulgação/Renault

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QUATRO RODAS de junho já está nas bancas!
Continua após a publicidade

Publicidade