Novo BMW M2 ganha peças da M Performance, mas o visual continua polêmico
Novas pelas da divisão de desempenho deixam o esportivo mais agressivo e melhoram aerodinâmica, enquanto motorização segue inalterada
O BMW M2 na sua primeira geração, foi o carro da linha M mais vendido da marca. A segunda geração chegou, mas a polêmica por trás do seu visual, que a BMW afirmou ser proposital, talvez atrapalhe um pouco o rendimento nas vendas.
Seguindo deu plano de marketing, a BMW lançou o novo pacote de acessórios M Performance. Ele altera um pouco o visual do M2, mas se engana quem acha que ele fica mais “conservador”.
Além das alterações visuais, as novas peças também melhoram a aerodinâmica do esportivo. Na dianteira, por exemplo é onde o design não muda muito, mas ele ganhou novo e maior splitter frontal e acabamento ao redor das entradas de ar. Eles se juntam a saia lateral, capa do retrovisor e calotas laterais, todos em fibra de carbono para reduzir o peso.
Com o novo pacote, o BMW M2 também fica mais baixo, graças a adoção de copos de mola ajustáveis, que permitem reduzir a altura de deslocamento em até 10 mm. As rodas cresceram uma polegada em cada eixo e agora medem 20’’ na dianteira e 21’’ na traseira e estão disponíveis nas cores M Frozen Gold Bronze ou M Jet Black Matte.
A traseira é onde temos mudanças mais relevantes. Se antes o M2 não tinha nenhuma asa, agora ele tem duas. A primeira, localizada na tampa do porta-malas, pode ser de dois tipos: no estilo lip spoiler em fibra de carbono ou como uma asa fixa. Já o segundo está na borda do teto e tem acabamento em preto brilhante.
Mais abaixo, dois grandes difusores de fibra de carbono foram adicionados em cada uma das extremidades do para-choque.
O escapamento continua sendo quádruplo, mas há a opção de deixá-lo mais estiloso e centralizado, com as saídas empilhadas em pares. Nessa configuração, eles ganham cobertura de aço inoxidável e silenciadores de titânio, enquanto o ronco pode ser ajustado pelo motorista através das abas que são controladas eletronicamente. O escape padrão também está disponível e o cliente pode escolher entre titânio e fibra de carbono.
As últimas mudanças que encontramos por fora são os adesivos em preto que enfeitam a base das janelas e o detalhe – também em preto – adicionado ao capô.
As últimas mudanças estão reservadas ao interior. A estrela é o Alcantara, que aparece revestindo descanso de braço, joelheiras, bancos M Performance no painel ele é combinado com elementos em fibra de carbono.
Por fim, há duas opções de volante: o Pro e o Performance M, que é menos esportivo, mas pode ser equipado com borboletas de fibra de carbono e pode ser revestido de Alcantara ou couro.
O que não muda é o conjunto mecânico do M2, que foi muito elogiado por sinal. O esportivo traz um motor seis cilindros 3.0 turbo de 460 cv e 56,1 kgfm sem nenhuma assistência elétrica. O câmbio manual de seis marchas e a tração exclusivamente traseira faz a alegria dos puristas, mas uma transmissão automática de oito marchas também está disponível.
Nem o carro, nem as peças de customização da M Performance têm preços definidos, mas ambos serão lançados juntos em abril de 2023. No Brasil, o M2 deve chegar entre o final do próximo ano e o início de 2024.