Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova geração do VW Passat será sempre perua e começa a ser revelada

Nona geração será lançada no mês que vem e terá quatro opções de motor, sendo dois híbridos – autonomia elétrica pode superar os 100 km

Por Lukas Kenji
12 jul 2023, 17h30

A nona geração do Volkswagen Passat começou a ser revelada nesta quarta-feira (12), ou seja, a menos de um mês do lançamento global, previsto para agosto. Agora será oferecido somente na carroceria Variant (perua) e é baseado na plataforma MQB evo, desenvolvida para comportar motorização híbrida do tipo plug-in. A autonomia elétrica poderá ser superior a 100 km.

A perua também será oferecida com motorização turbo a gasolina, turbodiesel, além de um híbrido pleno. Esta será a primeira vez que o Passat, que acumula mais de 50 anos de mercado, poderá ser carregado em sistemas de corrente contínua, mais rápidos em relação à corrente alternada.

Novo Volkswagen Passat Variant
Modelo está 14 centímetros mais comprido (Divulgação/Volkswagen)

O novo Passat Variant traz ainda um novo cockpit que coloca o protagonismo para as telas digitais. Será oferecida de série uma tela de 12,9 polegadas, enquanto um visor de 15 polegadas estará disponível como opcional. A maior novidade do gadget é a sensibilidade na parte de baixo, na qual o motorista poderá deslizar o dedo para ajustar funções de climatização e áudio.

Ainda falando sobre a parte interna, outra novidade são os bancos ergonômicos. Segundo a marca, eles têm nível de conforto superior, além de ajuste elétrico de 14 posições e massageador.

Continua após a publicidade
Novo Volkswagen Passat Variant
Interior tem novo scockpit e sistema de entretenimento (Divulgação/Volkswagen)

O espaço para as pernas dos ocupantes traseiros foi ampliado em 5 centímetros, graças a uma carroceria que também está maior. São 14 centímetros de comprimento a mais em relação à geração anterior. O porta-malas também vai aumentar para 690 litros de capacidade, portanto, 40 litros a mais que o atual.

Como é possível observar nas fotos, a Volkswagen ainda esconde detalhes estéticos do modelo, mas deu detalhes, por exemplo, sobre o sistema de suspensão. Há maior rigidez de cambagem e maior apoio lateral para a suspensão traseira multlink, a fim de oferecer maior estabilidade e segurança de direção. Barras estabilizadoras e amortecedores também foram otimizados.

Para ampliar o conforto, a perua também é equipada com o DCC Pro, uma nova versão do sistema de controle adaptativo de chassi. Isto é, o sistema identifica condições de via com base em parâmetros de direção, frenagem e aceleração e é capaz de ajustar os amortecedores de duas válvulas.

Tecnologia de Golf

Outra tecnologia disponível no novo Passat Variant é derivada do Golf GTI. O Gerenciador de Dinâmica Veicular atua nos bloqueios eletrônicos de diferencial, além dos amortecedores para oferecer uma tocada mais neutra, estável e ágil por meio de intervenções nos freios de cada roda.

Novo Volkswagen Passat Variant
Sistema de iluminação é evolução do IQ.Light (Divulgação/Volkswagen)

A perua que vai chegar ao mercado europeu no primeiro trimestre de 2024 também tem atualização nos faróis de LED matrix. É uma evolução do IQ.Light, já oferecido em modelos disponíveis no Brasil, como Taos e Polo. O alcance da luz é de 500 metros, enquanto os LEDs traseiros agora possuem uma faixa horizontal contínua.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.