Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Nova geração do Suzuki Grand Vitara é híbrida e pode vir ao Brasil

SUV estreia na índia com duas opções de motorização híbridas e bom pacote de instrumentos para rivalizar com Hyundai Creta e VW T-Cross

Por João Vitor Ferreira
22 jul 2022, 10h24

Ele nasceu como Suzuki Vitara nos anos 1990. Ganhou a opção de carroceria maior, Grand Vitara, na segunda e terceira gerações. Em 2016, voltou a ser a Vitara. Agora, em sua quinta geração, o SUV japonês passará novamente a ser chamado de Suzuki Grand Vitara e recebe novas motorizações exclusivamente híbridas e um design mais moderno.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Desde 2016 sem receber atualizações profundas, o agora Grand Vitara foi lançado com um facelift completo na Índia. Porém, embora o visual seja novo para o SUV, ele não é inédito. Isso porque o modelo é feito com base no Toyota Hyryder, desenvolvido em conjunto com a Suzuki. Não por menos, ambos serão fabricados na planta da Toyota na cidade indiana de Bibaldi.

Suzuki Grand Vitara frontal
(Divulgação/Suzuki)

De perfil, dá até pra dizer que são o mesmo carro. Mas na dianteira, embora o conjunto seja bem parecido, cada um tem suas particularidades. As luzes diurnas do Grand Vitara são mais finos e têm assinatura pontilhada, enquanto os faróis aparentam maior solidez pelo formato quadrado. Já a grade é menor e mais centralizada se comparado ao irmão da Toyota.

A traseira é onde os dois SUVs mais se diferem. O modelo da Suzuki tem lanternas horizontais que se estendem ao centro do porta-malas, com iluminação funcional, mas que não se encontram. O símbolo da marca divide as peças.

Continua após a publicidade
Suzuki Grand Vitara traseira
(Divulgação/Suzuki)

O novo Grand Vitara é feito sobre a plataforma global C da Suzuki, a mesma em que era feito o Suzuki S-Cross, modelo que ele substituirá na Índia. Logo, em relação ao tamanho, os dois são exatamente iguais, com 4,34 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,64 m de altura e entre-eixos de 2,60 m – 10 cm maior que o antigo Vitara.

Já no motor, o SUV não tem nada a ver com o modelo que sucede. Para sua quinta geração, o Suzuki Grand Vitara recebe duas motorizações eletrificadas. A primeira é do tipo híbrida-leve, que combina o motor 1.5 a gasolina ao sistema 12V e uma pequena bateria de íons de lítio para gerar 102 cv e 13,8 kgfm.

Esse conjunto tem a opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, além da escolha por tração dianteira ou integral com sistema AllGrip.

Suzuki Grand Vitara lateral
(Divulgação/Suzuki)

A segunda opção de motorização é do tipo híbrido convencional, trazendo o sistema Intelligent Electric Drive da Toyota. Nessa configuração, um motor 1.5 diferente do anterior, de 92 cv e ciclo Atkinson, é combinado a uma bateria maior e um motor elétrico de 79 cv. A combinação chega a 116 cv. A transmissão, nesse caso, é sempre CVT com tração dianteira. 

O Grand Vitara com motorização híbrida mais robusta tem quatro modos de direção: Normal, Eco, Power e EV, que garante 25 km de autonomia elétrica. O consumo combinado, de acordo com a Suzuki, é de 27,9 km/l.

Suzuki Grand Vitara interior
(Divulgação/Suzuki)

Ainda sem preço definido, o Grand Vitara aposta também em um bom conjunto de equipamentos para superar os rivais Hyundai Creta e o Volkswagen Taigun, o T-Cross indiano. As versões mais básicas já virão com controle de estabilidade, chave inteligente, ar-condicionado automático, central multimídia de 9’’ e câmera de ré.

Já as versões mais caras terão painel de instrumentos digital de 7’’, assistente de voz com compatibilidade para Alexa, airbags laterais e de cortina, câmera com visão 360º, teto solar panorâmico e carregador sem fio para celular.

Suzuki Grand Vitara
(Divulgação/Suzuki)

Mesmo tendo sido feito sob medida para o mercado indiano, a mídia local aponta que ele pode chegar em outros continentes, como Europa, África e até a América Latina.

No Brasil, a última geração deixou de ser vendida no final de 2021, junto com o S-Cross. Atualmente, a Suzuki oferece apenas o Jimmy e Jimmy Sierra em seu portfólio. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.