Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Nova Ford F-150 inova com soluções para problemas que não existiam

Nova geração da picape mais vendida do mundo tem gerador, bancada de trabalho e até alavanca de câmbio rebatível

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 dez 2020, 10h23 - Publicado em 29 jun 2020, 13h53
 (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade
F-150
Picape continua com carroceria de alumínio, que foi totalmente redesenhada (Divulgação/Ford)

Enquanto no Brasil picapes de trabalho são, basicamente, as versões mais baratas e despojadas disponíveis, nos Estados Unidos o padrão – e as necessidades – resultam em opções bem complexas.

A linha 2021 da Ford F-150, que é a picape mais vendida do mundo, deixa essa diferença entre realidades muito clara.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A picape full-size segue com seu chassi de aço de alta resistência, mas toda a carroceria – feita de alumínio de nível militar – foi redesenhada, com direito a novos capô e para-choques envolventes.

Nova Ford F-150 inova com soluções para problemas que não existiam
Novas lanternas têm iluminação por leds ()

Os faróis também são novos, full-led, assim como as lanternas traseiras. Também prepararam novas grades dianteiras. A questão é que há 13 modelos diferentes, para as diferentes versões da picape. O que não muda é a presença de fechamento ativo da passagem de ar para otimizar a aerodinâmica.

Na mecânica, a novidade é a motorização híbrida PowerBoost, que combina o motor V6 3.5 EcoBoost de 380 cv com os 47 cv extras de um motor elétrico integrado à transmissão automática de 10 marchas. Há, inclusive, modo de uso específico para otimizar o desempenho – e o consumo – quando com carga ou reboque. A autonomia estimada em ciclo EPA é de 1.100 km, mesmo que a bateria tenha apenas 1,5 kWh.

Continua após a publicidade
ford_f-150_limited_supercrew_31_04b401a813290cd5
Picape full-size tem versões com cabine estendida e dupla (Divulgação/Ford)

A nova Ford F-150 também oferece uma série de soluções para problemas que, talvez, muita gente nem tinha.

Por exemplo, os estribos laterais, que facilitam o acesso à cabine e à caçamba, são armados eletricamente.

ford_f-150_limited_supercrew_93
Nova F-150 pode ter telas de 12 polegadas nos instrumentos e central multimídia (Divulgação/Ford)

Também é possível atualizar os sistemas da F-150 pela internet. Isso porque a picape recebeu a nova central multimídia Sync 4, lançada pelo Mustang Mach-E, e disponível em versões com 12 e 8 polegadas. Também há integração com Android Auto e Apple Carplay sem fio – como na nova Fiat Strada – e com a assistente Alexa.

Continua após a publicidade

Quem faz as vezes de quadro de instrumentos é uma tela colorida, também de 12 polegadas.

ford_f-150_platinum_supercrew_58
(Divulgação/Ford)

A partir da versão XLT a picape tem sistema de som da Bang & Olufsen, com oito alto-falantes. Mas as versões Lariat, King Ranch, Platinum e Limited têm como opcional o sistema B&O Unleashed, com 18 alto-falantes, com direito a alguns instalados no teto e até nos encostos de cabeça dianteiros.

Ford GIF-downsized_large
(Divulgação/Ford)

Ainda no interior, a Ford queria oferecer uma mesa de trabalho na cabine, onde fosse possível usar um notebook ou assinar documentos, por exemplo. Só tinha um problema: a alavanca de câmbio no meio do console. Em vez de deslocar os comandos do câmbio para o painel, como nas RAM, ou para uma alavanca na coluna de direção (como nas Chevrolet Silverado), a Ford criou uma…. alavanca de câmbio rebatível.

Continua após a publicidade
ford_f-150_limited_supercrew_76
(Divulgação/Ford)

É só apertar um botão que a alavanca (que a Ford diz ser a forma como os clientes preferem operar o câmbio) é recolhida sozinha. Para montar a mesa, basta rebater o apoio de braços central.

Animated GIF-downsized_large
(Divulgação/Ford)

Tem muito mais. As versões King Ranch, Platinum e Limited têm, como opcional, os bancos Max Recline. Para reclinar a quase 180 graus, o assento até mesmo levanta 10° para a frente para se alinhar com o encosto. É quase um assento da classe executiva de aviões.

Animated GIF-downsized_large (1)
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Parece que porta-luvas com chave não bastava. Agora há um baú sob o banco traseiro tão grande que tem divisor para manter tudo organizado. E ele pode ser trancado com chave. 

Como opcional, a tampa da caçamba (com abertura elétrica) pode receber toda a parafernália para se transformar em uma bancada de trabalho. Mas não é qualquer trabalho: tem réguas integradas e permite uso de serras, serrotes e outros tipos e ferramentas. Também tem porta-lápis, porta-copos e suporte para smartphone.

ford_f-150_lariat_sport_supercrew_9
(Divulgação/Ford)

E dá para usar ferramentas elétricas. A Ford diz ter percebido que muitos compradores carregavam geradores na caçamba, que acabavam ficando vulneráveis a roubos e ocupavam espaço de carga. Então, agora a F-150 também pode ter um gerador integrado com potência de 2 kW nas versões convencionais.

ford_f-150_2021_4_26062020_31216_960_720
Há até quatro tomadas disponíveis (Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Já nas F-150 híbridas, o gerador tem potência de 2,4 kW nas versões 120V e 20A e 7,2 kW, com saídas 240V e 30A. Há até quatro tomadas disponíveis e podem ser usadas mesmo com o carro em movimento, para recarregar ferramentas.

ford_f-150_2021_4_26062020_31215_960_720
Comando ajuda a direcionar o reboque em manobras (Divulgação/Ford)

Há, também, controle independente e assistente para orientar o motorista em manobras com reboque por meio de câmeras de ré de alta resolução. O aplicativo FordPass também é capaz de alertar sobre roubo de reboque e controlar o funcionamento das luzes do veículo e do gerador. 

ford_f-150_limited_supercrew_41_045502c30ca7099a
(Divulgação/Ford)

A nova Ford F-150 também oferece condução autônoma. O Active Drive Assist permite dirigir sem as mãos em mais de 160 mil quilômetros de estradas mapeadas dos EUA e Canadá, com uma câmera que monitora a posição da cabeça e o olhar do motorista. Assim, verifica-se se o motorista está mantendo a atenção na estrada.

Transformaram a F-150 em uma ótima alternativa ao home office…

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa edição 734

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.