Morte anunciada: Ford encerra produção do Fiesta no Brasil após 23 anos
Sindicato do ABC confirma que produção foi finalizada no começo deste mês. Compacto já foi até retirado do site oficial da marca
Menos de uma semana após o Focus hatch deixar o site oficial, a Ford promoveu a morte do Fiesta no mercado brasileiro.
QUATRO RODAS confirmou com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista que a linha de montagem do compacto premium em São Bernardo do Campo (SP) foi desativada na primeira semana deste mês.
Ainda assim, surpreende que o modelo tenha saído tão rapidamente do site oficial da Ford, algo ocorrido nesta terça-feira (11). Com isso, encerrou-se um ciclo de 23 anos e um mês de produção nacional, iniciado em maio de 1996.
Antes, em 1995, o Fiesta já havia sido lançado em nosso mercado como importado, via Espanha.
Normalmente, algumas unidades são fabricadas a fim de abastecer os estoques das concessionárias durante algumas semanas. Este parece não ter sido o caso do Fiesta, pelo menos a julgar pela saída tão rápida do configurador.
Nossa reportagem procurou a Ford para confirmar se as vendas foram realmente encerradas de maneira oficial, mas a marca não confirmou até a publicação desta reportagem.
Em fevereiro, a Ford já havia anunciado que vai Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada até o fim deste ano. Após a linha do Fiesta, a fábrica de caminhões deve ser encerrada no mês de julho.
A empresa, inclusive, já pratica um plano de demissão voluntária para 3 mil funcionários que trabalham no local.
A esperança desses trabalhadores é que as negociações para venda do complexo sejam bem-sucedidas e, com isso, eles – ou pelo menos parte deles – sejam recontratados pelo possível comprador.
QUATRO RODAS publicou um artigo relembrando toda a história do hatch compacto no país. Leia aqui.
Focus Fastback também morre
Também nesta terça saiu de linha o Focus Fastback. Esta era uma morte já era esperada, visto que restavam não mais do que algumas unidades vagando pelos estoques das concessionárias.
A produção da família Focus se encerrou na Argentina em maio deste ano.