Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Modelos da Renault e DS são eleitos os mais bonitos de 2021

Prêmio que elegeu a beleza dos automóveis do ano passado premiou Ferrari, mas teve domínio de fabricantes francesas

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 2 mar 2023, 17h28 - Publicado em 2 fev 2022, 14h50
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Festival Automobile International é a grande festa para premiar o que teve de melhor no design automotivo, ocorrendo anualmente em Paris. Para os modelos de 2021, um júri composto por 12 especialistas se reuniu no dia 6 de dezembro para eleger os vencedores de 14 categorias para o que acabou. A premiação aconteceu na última semana de janeiro.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Na categoria de “supercarro mais bonito”, exclusiva para veículos que custam mais de 60.000 euros (cerca de R$ 356.000), o vencedor foi a Ferrari Daytona SP3. Baseado na LaFerrari, a SP3 homenageia um grande feito da marca: ter conquistado todos os lugares do pódio nas 24 horas de Daytona.

     

     

    Além do motor V12 de 6,5 litros e 804 cv, a Daytona empresta da LaFerrari o formato da carroceria. Mas não é só isso: o esportivo também tem elementos de outros modelos da marca, como as entradas de ar embutidas nas portas que vêm da Ferrari 512 S. 

    Ferrari Daytona SP3
    No design, também há referências às Ferrari P3/4, P330 e 412P (Divulgação/Ferrari)

    No geral, todo o design foi pensado para melhorar a aerodinâmica, com entradas que canalizam o ar para os lugares certos. Tudo isso remetendo aos modelos que correram na década de 60, um período áureo da Ferrari nas competições.

    Continua após a publicidade
    Ferrari Daytona SP3
    (Divulgação/Ferrari)

    França lidera prêmios

    Os franceses foram o principal destaque nesta edição. Começando pela Peugeot, que recebeu o prêmio de hipercarro mais bonito com o 9X8. O modelo é exclusivo para competições e vai correr no Mundial de Endurance da FIA esse ano.

    Peugeot 9X8 cinza visto 3/4 de frente
    Com um motor elétrico na dianteira e um V6 2.6 no eixo traseiro, o esportivo da Peugeot gera cerca de 680 cv (Divulgação/Peugeot)

    A ousadia no projeto, provavelmente, foi o que conquistou os jurados. Sem uma asa traseira, característica presente em praticamente todos os carros de corrida, a divisão esportiva da Peugeot explica que a aerodinâmica do 9X8 é tão eficiente que dispensa o equipamento. O interior também é único e segue o conceito i-cockpit criado pela marca francesa.

    Interior do Peugeot 9X8 cinza visto da porta do piloto
    A intenção da marca é que as pessoas identifiquem imediatamente o Peugeot pelas imagens interiores capturadas ao longo das corridas (Divulgação/Peugeot)
    Continua após a publicidade

     O “notavelmente imponente” DS 4 foi escolhido pelo júri como veículo mais bonito na categoria para carros que custam menos de 60.000 euros, rendendo o troféu para a marca da Stellantis. Custando aproximadamente 25.350 euros (cerca de R$ 150.300), o SUV concorre diretamente com BMW X1 e Mercedes GLA.

     

    “A forma é única no segmento com proporções até então inéditas. A linha é atlética, muito musculosa, compacta e assentada em rodas muito grandes. Acaba sendo aerodinâmica, eficiente e carismática ao mesmo tempo.”, descreve Thierry Metroz, diretor de design da DS.

    O DS 4 pode ser encontrado na Europa em versões a gasolina, diesel e híbrida
    O DS 4 pode ser encontrado na Europa em versões a gasolina, diesel e híbrida (DS/Divulgação)

    Ano passado, o protótipo do DS 4 já havia ganhado o prêmio na categoria dos conceitos, que passou para as mãos da Renault. No pleito de carro-conceito mais bonito, o público elegeu a releitura do Renault 5 como grande vencedor. Essa é a primeira vez que o ganhador da categoria é eleito pelo voto popular. 

    Renault 5
    Com visual retrô, o futuro EV da Renault compartilhará plataforma com modelos da Nissan e Mitsubishi (Divulgação/Renault)
    Continua após a publicidade

    O simpático hatch elétrico tem visual retrô, baseado no clássico modelo dos anos 70 e 80. Recentemente, Renault, Nissan e Mitsubishi anunciaram que criarão 35 modelos elétricos baseados nas mesmas plataformas — o Renault 5 provavelmente será um deles.

    Renaul Suite 4 traseira
    Boa parte da carroceria se mantém original ao Renault 4 dos anos 60, porém o interior foi modificado para criar uma “suíte” aconchegante (Reprodução/Internet)

    Por fim, a marca francesa também recebeu uma menção honrosa Mention Spéciale, como é chamado pela organização) por seu SUITE N°4. A honraria é concedida para uma marca, empresa ou projeto que tenha conquistado a atenção dos jurados.

    Renault Suite 4 frente
    (Reprodução/Internet)

    O SUITE N°4 foi criado para celebrar o 60º aniversário do Renault 4. O projeto contou com a parceria do designer francês, Mathieu Lehanneur e se inspira em uma suíte de hotel para criar um pequeno cômodo no compartimento traseiro do veículo.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

     

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.