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Peugeot retorna à WEC com hipercarro híbrido com quase 700 cv

O 9X8 anunciado pela fabricante tem design ousado, sem asa traseira e capaz de entregar quase 689 cv

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 6 jul 2021, 18h07 - Publicado em 6 jul 2021, 18h02
Peugeot 9X8 cinza visto 3/4 de frente
Após quase 11 anos, a Peugeot voltará a disputar as 24 horas de Le Mans com o novo modelo 9X8 Divulgação/Peugeot

Após 11 anos da última competição em Le Mans, a Peugeot finalmente terá um novo representante no Campeonato Mundial Endurance (WEC, sigla em inglês), da FIA, em 2022. 

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O modelo, chamado 9X8, tem o retorno marcado para a famosa prova de 24 horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas de todos os tempos. O novo hipercarro deve competir contra o modelo GR010 Hybrid, da Toyota. 

Peugeot 9X8 cinza visto 3/4 de trás
O regulamento limita algumas mudanças na carroceria e motorização, mas permite a customização de outras partes do carro Diuvlgação/Peugeot

O regulamento Le Mans Hypercar (LMH) controla algumas áreas da carroceria e limita a potência total dos modelos a 679 cv. Mesmo assim, as empresas ainda têm liberdade para usufruir de novas tecnologias e apresentar designs diferentes.

Olivier Jansonnie, diretor técnico do programa WEC da Peugeot Sport, afirmou que o regulamento deu a ele e ao seu time “a liberdade para criar, inovar e explorar novos modos de otimizar o desempenho do carro, especialmente a aerodinâmica”, explicou.

Dito isso, a divisão esportiva da Peugeot desenvolveu o 9X8 com um motor V6 2.6 que alimenta o eixo traseiro e uma bateria de 900 volts para o motor elétrico de 272 cv, responsável pelo eixo dianteiro e que entrará em ação acima dos 120 km/h. O hipercarro possui uma transmissão automática de sete velocidades e fica dentro do limite de potência estabelecido. 

Detalhe do logotipo do Peugeot 9X8 cinza e verde
O modelo vai contar com vários detalhes da marca francesa, desde logotipos até o conceito interior chamado i-Cockpit Divulgação/Peugeot
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De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.

Além disso, um detalhe que chama atenção no corpo do modelo é a ausência de uma asa traseira, característica em carros de corrida. Elas são utilizadas para gerar downforce, mas a divisão esportiva da marca afirma que a aerodinâmica do novo carro é tão eficiente que não há a necessidade de uma asa traseira. 

Entre os outros detalhes estão aros de roda esculpidos, ventilação acima dos pneus e espelhos retrovisores integrados à carroceria. As lanternas traseiras possuem o design que faz alusão a garras, desenho utilizado em modelos de rua da marca, como o 308

Interior do Peugeot 9X8 cinza visto da porta do piloto
A intenção da marca é que as pessoas identifiquem imediamente o Peugeot pelas imagens interiores capturadas ao longo das corridas Divulgação/Peugeot

As novidades do modelo não se reservam apenas ao visual exterior ou à mecânica. O interior foi segue o conceito i-Cockpit criado pela empresa francesa. O diretor de design da empresa, Mathias Hossann, explica que a ideia era que o interior “pudesse ser reconhecido imediatamente como o de um carro Peugeot”, disse. 

Peugeot 9X8 cinza visto de frente
O modelo é híbrido, capaz de 680 cv e não possui asa traseira Divulgação/Peugeot

Assim como todos os elementos do carro, o nome 9X8 também tem uma explicação. O 9 vem dos outros modelos utilizados pela marca em Le Mans, como o 905 e 908. O “X” explicita o sistema de tração utilizado no veículo, assim como a motorização híbrida. Por último, o 8 está ligado à atual linha de carros de rua da Peugeot. 

Em 2022, o modelo terá duas unidades no Campeonato Mundial Endurance, em Le Mans, e irá contar com pilotos como Kevin Magnussen e Paul di Resta, ambos ex-membros da Fórmula 1. 

Peugeot 9X8 cinza visto de trás
O hipercarro tem retrovisores embutidos e lanternas que lembram garras Divulgação/Peugeot

A Peugeot deve competir com a Toyota no campeonato Endurance, mas, em 2023, outras marcas já afirmaram que irão participar da modalidade, como Audi, Porsche, BMW e Ferrari.

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