Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Peugeot retorna à WEC com hipercarro híbrido com quase 700 cv

O 9X8 anunciado pela fabricante tem design ousado, sem asa traseira e capaz de entregar quase 689 cv

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 6 jul 2021, 18h07 - Publicado em 6 jul 2021, 18h02
Peugeot 9X8 cinza visto 3/4 de frente
Após quase 11 anos, a Peugeot voltará a disputar as 24 horas de Le Mans com o novo modelo 9X8 (Divulgação/Peugeot)

Após 11 anos da última competição em Le Mans, a Peugeot finalmente terá um novo representante no Campeonato Mundial Endurance (WEC, sigla em inglês), da FIA, em 2022. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O modelo, chamado 9X8, tem o retorno marcado para a famosa prova de 24 horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas de todos os tempos. O novo hipercarro deve competir contra o modelo GR010 Hybrid, da Toyota

Continua após a publicidade
Peugeot 9X8 cinza visto 3/4 de trás
O regulamento limita algumas mudanças na carroceria e motorização, mas permite a customização de outras partes do carro (Diuvlgação/Peugeot)

O regulamento Le Mans Hypercar (LMH) controla algumas áreas da carroceria e limita a potência total dos modelos a 679 cv. Mesmo assim, as empresas ainda têm liberdade para usufruir de novas tecnologias e apresentar designs diferentes.

Olivier Jansonnie, diretor técnico do programa WEC da Peugeot Sport, afirmou que o regulamento deu a ele e ao seu time “a liberdade para criar, inovar e explorar novos modos de otimizar o desempenho do carro, especialmente a aerodinâmica”, explicou.

Dito isso, a divisão esportiva da Peugeot desenvolveu o 9X8 com um motor V6 2.6 que alimenta o eixo traseiro e uma bateria de 900 volts para o motor elétrico de 272 cv, responsável pelo eixo dianteiro e que entrará em ação acima dos 120 km/h. O hipercarro possui uma transmissão automática de sete velocidades e fica dentro do limite de potência estabelecido. 

Continua após a publicidade
Detalhe do logotipo do Peugeot 9X8 cinza e verde
O modelo vai contar com vários detalhes da marca francesa, desde logotipos até o conceito interior chamado i-Cockpit (Divulgação/Peugeot)

De acordo com as normas da competição, o modelo poderá ser recarregado antes de deixar os boxes para iniciar a corrida. Com energia acumulada, o motor a combustão ficará limitado a 408 cv – e, quando acaba a bateria, é liberado totalmente.

Além disso, um detalhe que chama atenção no corpo do modelo é a ausência de uma asa traseira, característica em carros de corrida. Elas são utilizadas para gerar downforce, mas a divisão esportiva da marca afirma que a aerodinâmica do novo carro é tão eficiente que não há a necessidade de uma asa traseira. 

Continua após a publicidade

Entre os outros detalhes estão aros de roda esculpidos, ventilação acima dos pneus e espelhos retrovisores integrados à carroceria. As lanternas traseiras possuem o design que faz alusão a garras, desenho utilizado em modelos de rua da marca, como o 308

Interior do Peugeot 9X8 cinza visto da porta do piloto
A intenção da marca é que as pessoas identifiquem imediamente o Peugeot pelas imagens interiores capturadas ao longo das corridas (Divulgação/Peugeot)

As novidades do modelo não se reservam apenas ao visual exterior ou à mecânica. O interior foi segue o conceito i-Cockpit criado pela empresa francesa. O diretor de design da empresa, Mathias Hossann, explica que a ideia era que o interior “pudesse ser reconhecido imediatamente como o de um carro Peugeot”, disse. 

Continua após a publicidade
Peugeot 9X8 cinza visto de frente
O modelo é híbrido, capaz de 680 cv e não possui asa traseira (Divulgação/Peugeot)

Assim como todos os elementos do carro, o nome 9X8 também tem uma explicação. O 9 vem dos outros modelos utilizados pela marca em Le Mans, como o 905 e 908. O “X” explicita o sistema de tração utilizado no veículo, assim como a motorização híbrida. Por último, o 8 está ligado à atual linha de carros de rua da Peugeot. 

Em 2022, o modelo terá duas unidades no Campeonato Mundial Endurance, em Le Mans, e irá contar com pilotos como Kevin Magnussen e Paul di Resta, ambos ex-membros da Fórmula 1. 

Continua após a publicidade
Peugeot 9X8 cinza visto de trás
O hipercarro tem retrovisores embutidos e lanternas que lembram garras (Divulgação/Peugeot)

A Peugeot deve competir com a Toyota no campeonato Endurance, mas, em 2023, outras marcas já afirmaram que irão participar da modalidade, como Audi, Porsche, BMW e Ferrari.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa de QUATRO RODAS 746
A edição 746 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.