Finalmente chegou o momento do mundo conhecer pessoalmente “mini-Renegade”. Hoje (17) o Jeep Avenger, enfim, deu as caras no primeiro dia do Salão de Paris e trouxe uma surpresa junto.
Além da versão tradicional, que foi divulgada pela marca no início de setembro, a Jeep apresentou também uma versão verdadeiramente aventureira do “mini Renegade”.
O Jeep Avenger 4×4 segue uma linha parecida com a sua contraparte casual, mas traz adereços que aumentam a sensação de robustez do SUV.
O DNA aventureiro – mais digno de um ‘vingador’ – é expressado pelos para-lamas mais robustos, pneus todo-terreno maiores e os ganchos de reboque aparentes. O modelo também teve seus ângulos de entrada e saída melhorados, para melhorar sua capacidade off-road, e ganhou pequenos holofotes embutidos no bagageiro. Já o interior não teve nenhuma imagem revelada e nem pode ser visto durante a exposição.
Outra preocupação que a Jeep teve foi com a durabilidade da pintura, afinal, ninguém quer ir para uma trilha e voltar com o carro todo arranhado. Para isso, a grade recebeu um tratamento anti-riscos especial e o teto tem uma proteção inovadora, que utiliza cintos e permite prender as bagagens sem a necessidade de um suporte.
Além da certeza de uma tração 4×4, ao contrário do Avenger comum que terá tração dianteira, também ficou claro que o aventureiro será eletrificado em algum grau. Isso porque o modelo ostenta os detalhes em azul claro na correria, além do logo 4xe, que aparece nos híbridos plug-in da marca, como Renegade e Compass.
Porém ainda não há nenhuma informação sobre sua motorização. É possível que ele receba o mesmo motor elétrico de 156 cv da versão ‘de shopping’, possivelmente combinado com um motor dianteiro a combustão ou até mesmo outro motor elétrico.
Recentemente, o Avenger foi flagrado em testes usando um motor a combustão, que deve ser destinado a mercados como Espanha e Itália, onde os elétricos ainda não despertam muito interesse.
Apresentado ainda como um conceito, a Jeep já deixou claro que o Avenger 4×4 ganhará uma versão de produção “no futuro”, sem estipular uma data oficial. Independente de quando ele chegará, o que já está confirmado é que o SUV não aparecerá em outros mercados exceto na Europa.