Mercedes GLB 2025 troca motor 1.3 do Duster por 2.0 e ganha tração 4×4
Versão 2025 não tem alterações visuais, mas ganha novo motor 2.0 trbo eletrificado, tração integral 4MATIC e novo câmbio DCT de oito marchas
Normalmente, um carro muda de visual, mas não de motorização. Porém, no caso do Mercedes-Benz GLB, aconteceu o contrário. O SUV de sete lugares está exatamente idêntico, mas a sua mecânica foi atualizada.
O SUV de sete lugares abandonou o motor 1.3 turbo da mesma família do usado pelo Renault Duster e agora tem um novo 2.0 turbo de quatro cilindros, que mantém o sistema híbrido leve de 48 volts. Com essa mudança, o GLB 220 tem entregar 190 cv e 30,6 kgfm, contra os 165 cv e 25,5 kgfm do antigo GLB 200.
Mas não foi só isso que mudou. A Mercedes também trocou o câmbio de dupla embreagem de sete marchas por um automático de oito, que envia a força do motor para todas as rodas graças ao sistema 4MATIC. Antes, a tração era exclusivamente dianteira para a versão comum e integral no AMG.
O resultado é visto no desempenho. A montadora declara uma aceleração de 0 a 100 km/h de 7,9 s, ou seja, 1,4 s mais rápido que o antecessor. Já a velocidade máxima é de 214 km/h.
Outra diferença da linha 2024 para a 2025 está nas versões. A versão esportiva AMG 35 4MATIC, deu lugar a uma AMG Line, que não chega perto dos 306 cv do modelo esportivo, mas tem alguns detalhes estéticos da preparadora. Além dela, há ainda a versão de entrada GLB 220 4MATIC Progressive.
Para diferenciá-las com facilidade, basta olhar na dianteira. A AMG Line tem uma única barra atravessando a grade, que é decorada por pontos cromados. Ela traz também duas grandes tomadas de ar nas extremidades. Enquanto a versão básica tem faróis de neblina nesse local e a sua grade tem diversas aletas horizontais.
De fábrica, o GLB 220 vem com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de 10,25’’ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, faróis Full Led, retrovisores elétricos, assentos de couro com ajustes elétricos, sistema MBUX com assistente por voz, chave presencial e carregador de celular por indução.
Em relação a segurança, o SUV traz controle de cruzeiro adaptativo que atua em velocidades de até 160 km/h, assistente ativo de manutenção de faixa, frenagem autônoma de emergência, monitor de pontos cegos, câmera de ré e assistente de estacionamento.
O topo de linha ganha ainda um sistema de som exclusivo da Burmester com 12 alto-falantes, novas rodas de 19’’ de liga leve (as padrão tem 18’’) e assentos esportivos com revestimento Artico/Dinamica.
O novo Mercedes-Benz GLB chega às lojas em setembro. A versão 220 4MATIC Progressive tem preço inicial de R$ 369.900, R$ 5.000 a menos que a equivalente com motor 1.3. Enquanto a topo de linha parte dos R$ 399.900.