Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Mercedes-Benz GLA

Importado no início, crossover será produzido em fábrica brasileira da marca

Por Rodrigo Furlan
Atualizado em 8 nov 2016, 18h11 - Publicado em 15 set 2014, 13h45
lancamentos

No fim de 2013, a Mercedes-Benz anunciou a construção de uma fábrica no Brasil, mais precisamente na cidade de Iracemápolis, interior de São Paulo. De acordo com a própria montadora, dois modelos fizeram com que a nova planta se tornasse viável por aqui: o Classe C e nosso destaque da vez, o GLA.

O crossover de entrada foi lançado no ano passado, durante o Salão de Frankfurt, para rivalizar com alguns modelos das grandes rivais da Mercedes, entre eles o X1 da BMW. Com 4,41 metros de comprimento, 2,02m de largura e 1,49m de altura, seu perfil tem como alvo um público mais jovem do que aquele habitual cliente da Mercedes. Por isso, seu design é mais suave e moderno em relação aos demais SUVs da marca alemã.

Ao mesmo tempo em que prega uma condução mais divertida, com menor altura, suspensão traseira de braços múltiplos e direção elétrica, o GLA não se descuida da segurança. O utilitário traz sistemas como o Attention Assist, que identifica a fadiga do motorista e recomenda uma parada para descanso, controle eletrônico de estabilidade, função Hold nos freios (em situações de parada, como semáforos, o carro se mantém parado), assistente de partida em aclives, controle de tração, sete airbags, entre outros.

Em termos de conectividade, o GLA terá diferentes dispositivos para as três versões que chegam ao Brasil. A inicial Advance conta com o sistema Audio 20, com tela de 14,7 centímetros, entrada para CD e conexão Bluetooth. Já as superiores Vision e Vision Black Edition recebem o multimídia COMAND Online, operado por um seletor no console central, com tela de 17,8 centímetros, memória de 10 GB, acesso à Internet e sistema de navegação GPS integrado.

Continua após a publicidade

Sobre a motorização, todas as versões que chegam inicialmente ao Brasil – importadas, vale ressaltar; a produção do GLA brasileiro deverá começar apenas em 2016 – serão equipadas com bloco 1.6 turbo a gasolina, oferecendo 156 cavalos de potência e 25,49 kgfm de torque. Atrelado a uma transmissão de sete marchas e dupla embreagem, o GLA acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, alcançando a velocidade máxima de 215 km/h (limitada eletronicamente).

Vale destacar outras duas informações: ainda em 2014 (provavelmente no último bimestre), a Mercedes-Benz deverá complementar a lista de versões do GLA no Brasil. Além da 200, serão trazidas a 250 e a 45 AMG. Além disso, o utilitário se torna o segundo modelo da Mercedes (depois do Classe C) a ter os preços de suas revisões pré-definidos: R$ 600 (10 mil km ou um ano), R$ 1.250 (20 mil km ou dois anos) e R$ 600 (30 mil km ou três anos).

Saiba mais sobre as versões do Mercedes-Benz GLA que chegam ao Brasil:

Continua após a publicidade

GLA 200 Advance (R$ 132,9 mil) – ar-condicionado digital, assistente ativo de estacionamento, piloto automático TEMPOMAT, limitador de velocidade Speedtronic, volante multifuncional em couro, borboletas para troca de marchas, faróis de bi-xenônio, sistema ECO start/stop, sensor de chuva, sistema Audio 20 e rodas de liga-leve de 18 polegadas. Deve responder por 43% das vendas.

GLA 200 Vision (R$ 149,9 mil) – todos os itens da Advance, mais: teto solar panorâmico, design diferenciado das rodas de 18 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, incluindo na lombar e sistema COMAND Online. Deve responder por 50% das vendas.

GLA 200 Vision Black Edition (R$ 152,9 mil) – todos os itens da Vision, mais: rodas e espelhos retrovisores na cor preta e pedaleira em alumínio com cravos de borracha. Deve responder por 7% das vendas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.