Marca de baixo custo da Nissan, Datsun deixa de existir (de novo)
Marca que pertence a Nissan teve sua última fábrica fechada na Índia e é descontinuada, mas o SUV Nissan Magnite poderia ter salvo o seu legado
A Datsun, marca de baixo custo que pertence à Nissan, teve o seu fim decretado com o anúncio da paralisação da produção na Índia. A fábrica indiana era a única da Datsun no mundo após as unidades da Russia e Indonésia serem fechadas em 2020.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O fim das atividades da Datsun não é uma surpresa, afinal, a marca amarga péssimos resultados em vendas há alguns anos. E desde 2019, após o escândalo do antigo CEO da Nissan, Carlos Ghosn, a crise se intensificou.
Apesar da descontinuação da marca, a Nissan afirma que continuará a fornecer serviços pós-venda, peças e suporte de garantia por meio de sua própria rede de concessionárias na Índia. Um fato curioso é que o site oficial ainda está online, mostrando toda a gama de modelos disponíveis.
Não é a primeira vez
A Datsun vendia modelos de exportação da Nissan entre 1939 e 1986, quando a japonesa decidiu encerrar a marca para se concentrar na Nissan.
A marca permaneceu inativa por mais de três décadas. Em 2012, resolveram dar uma segunda chance a Datsun, que assumiria o papel de uma marca focada em mercados emergentes. Ou seja, a japonesa tentou replicar o projeto da Renault com a Dacia, embora não tenha chegado nem perto desse nível de sucesso.
O primeiro novo modelo da Datsun foi o supermini Go introduzido em 2013, seguido pelo irmão Go+ de sete lugares em 2014, ambos baseados na antiga plataforma Nissan March. Embora os modelos tivessem preços competitivos, as vendas nunca decolaram devido à má qualidade do interior, equipamentos básicos e as embaraçosas classificações de teste de colisão com zero estrelas no Euro NCap.
A Datsun continuou tentando, lançando o Redi-GO em 2016 como modelo irmão do Renault Kwid baseado na plataforma CMF-A. Ainda assim, não havia esperança para a marca, apesar dos primeiros facelifts e atualizações.
Por fim, em 2018, a Datsun revelou o Cross – uma variante crossover do GO+ para o mercado indonésio – um esforço malsucedido para seguir a tendência dos modelos aventureiros de alto nível.
Segundo a Autocar India, o pequeno SUV Nissan Magnite, que estreou em 2020, foi desenvolvido como um novo modelo para a Datsun, mas recebeu o logotipo da Nissan após a decisão da extinção da marca. O Magnite poderia ser o modelo para salvar Datsun, mas já era tarde demais.