Clique e assine com até 75% de desconto

Nissan 400Z, sucessor do 270Z, será V6 e inspirado no lendário Datsun 240Z

Ao que tudo indica, o modelo já foi visto por revendedores da marca nos Estados Unidos, que confirmaram motorização vinda da subsidiária Infiniti

Por Renan Bandeira 20 abr 2020, 14h42
Balanço dianteiro extenso, retrovisores no capô e faróis, são característica do 240Z Carscoops/Reprodução

A Nissan está em vias de ter, enfim, um novo modelo para a família esportiva Z. De acordo com o site inglês Autocar, a empresa iria revelar o modelo ainda em 2020. Mas aí veio a pandemia do novo coronavírus.

A marca japonesa recuou no planejamento e deverá apresentar o veículo apenas no ano que vem.

Vale a expectativa: ele seria chamado de 400Z, mas sua inspiração seria o lendário Datsun 240Z – fabricado entre 1969 e 1978.

Nissan 400Z ao lado do Datsun 240Z Carscoops/Reprodução

As projeções publicadas em sites estrangeiros trabalham a proposta da frente com capô extenso e o design dos faróis inspirados no antigo Datsun.

Retrovisores instalados no capô, item clássico dos carros japoneses, também não foram esquecidos. No entanto, a renderização indica uma substituição dos retrovisores por câmeras – que espelhariam as imagens internamente.

Continua após a publicidade

A traseira é projetada com réguas de led sobre uma superfície preta e aerofólio – lembrando o antigo 300 ZX da Nissan.

Traseira deve carregar lanterna com linhas de led e aerofólio Carscoops/Reprodução

Ainda não se sabe ao certo como será o design do modelo, mas revendedores norte-americanos já viram o carro e confirmaram que suas linhas homenageam o 240Z, com releitura de faróis e das principais características que carregava o Datsun.

É esperado que o modelo seja produzido sobre a plataforma do Infiniti Q50 e que tenha um interior diferente e mais atualizado do que os demais veículos da família Z.

  • O motor também deve ser compartilhado do Infiniti, mas desta vez do Q60. Um V6 3.0 biturbo de 405 cv e 48,4 kgfm com tração integral.

    O conjunto faz o Q60 acelerar de 0 a 100 km/h em 5 segundos – mas pode dar desempenho melhor ao 400Z, que será mais leve.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Fernando Pires/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade