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Koenigsegg CC850 tem V8 de 1.366 cv com câmbio manual (e automático)

Transmissão pode ter suas relações alteradas de acordo com os modos de condução e todas as 50 unidades já foram vendidas (mesmo sem preços revelados)

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 ago 2022, 16h30

O Koenigsegg CC850 é um tributo em forma de hipercarro. De uma só vez ele homenageia o CC8S, modelo apresentado há duas décadas, comemora os 50 anos de Christian von Koenigsegg, fundador da fabricante sueca, e mostra toda a capacidade de um esportivo raiz.

Quando dizemos que o CC850 é um “esportivo raiz”, porém, não queremos dizer apenas que ele ainda não se rendeu à eletrificação. Isso porque ele é equipado com um motor V8 5.0 biturbo de 1.366 cv e 141,2 kgfm, com a linha vermelha do conta-giros marcando até os 8.500 rpm.

Koenigsegg CC850
Koenigsegg CC850 (Divulgação/Koenigsegg)

O grande destaque é que ele, prometendo ir de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e ultrapassar os 320 km/h, pode tem câmbio automático de nove marchas que também funciona como um manual de seis marchas.

Assim como já é comum nos carros automáticas, há posições “Drive” e “Ré”, além de seis posições na alavanca seletora de marchas. Justamente por esse comportamento diferente é possível alterar suas relações de marcha de acordo com o modo de condução selecionado. Ou seja: seis das nove marchas seriam escolhidas ao “gosto” do modo de condução.

E, sim, o carro tem pedal de embreagem.

Mais um feito do Koenigsegg CC850 é o baixo peso de 1.385 kg, conquistado com o extenso uso de painéis de fibra de carbono expostos e kevlar. No interior, além também do uso de fibra de carbono, há apenas dois bancos (com a estrutura no mesmo material) de formato esportivo e dimensões esguias.

Koenigsegg CC850
Koenigsegg CC850 (Divulgação/Koenigsegg)

Ainda na cabine, o quadro de instrumentos conservador mantém mostradores analógicos e o câmbio tem engates em grelha, enquanto o centro painel se rende à uma grande tela que substitui grande parte dos comandos físicos.

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Por fora estão as maiores semelhanças com o CC8S, de 2002. A aparência mantém as linhas e superfícies limpas, com faróis arredondados e pequenas aberturas no para-choque, rodas de cinco raios de desenho praticamente idêntico e, na traseira, lanternas com três elementos. As laterais mantêm as grandes tomadas de ar.

Koenigsegg CC850
Koenigsegg CC850 (Divulgação/Koenigsegg)

Os preços, que certamente ficarão nas casas de milhões de Libras, ainda não foram revelados. Mesmo assim, todas as 50 unidades do hiperesportivo já foram vendidas.

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