Segredo: Jeep Wrangler 2018 tem manual vazado na web
Para quem tinha medo de mudanças drásticas, um alento: o jipão manterá grande parte de suas tradições
A renovação completa do Wrangler (veja teste do modelo aqui) pode ter sido o maior pesadelo da Jeep nos últimos anos, afinal, mudar um clássico envolve inúmeras situações de risco.
No entanto, a marca parece ter sido extremamente feliz e cautelosa com isso. É o que indica o manual de proprietário do modelo, que teve suas 340 páginas vazadas na íntegra na web. A apresentação da nova geração do Wrangler deverá ocorrer ainda este ano, no Salão de Los Angeles, marcado para dezembro.
O principal ponto crítico da linha 2018 do jipão seria o visual, atualmente carregado de tradições envolvendo a marca, como os traços parrudos e a inspiração no lendário Willys.
Contudo, o manual revela que as alterações foram pontuais, como a mudança de acabamento de algumas peças da carroceria e a localização dos conjuntos de iluminação, como as novas peças horizontais ao lado dos clássicos faróis redondos, possivelmente com luzes diurnas.
A iluminação também deve ser alterada, com opção de full led em algumas versões.
Na traseira, o mesmo. Permanece o desenho básico do modelo, com novidades apenas na iluminação das lanternas, na disposição de adereços e novas aberturas no para-choque.
O pneu sobressalente continua exposto, como um legítimo off-road. As rodas serão o ponto alto de modernidade do exterior do Wrangler, com desenhos inspirados nas usadas em Renegade e Compass. Também como no atual, o modelo 2018 terá opções de quatro e duas portas.
É no interior que a Jeep concentrou seus esforços de renovação. O painel passou por uma total reestruturação, com mudanças de acabamentos, posições de equipamentos e tecnologias.
Antes em uma antiquada posição baixa, as saídas de ar agora estão no topo do painel do lado da conhecida central multimídia UConnect (com tela de 7 ou 8,4 polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay).
Os comandos do ar-condicionado também sobem e agora são inspirados nos do Compass, com visualização na tela sensível ao toque.
Outras heranças dos irmãos menores estão nos seletores de faróis e nas hastes de comando atrás do volante, além do quadro de instrumentos, com a grande tela colorida ao centro nas versões mais caras, presente também no Fiat Argo HGT.
O novo Wrangler deverá oferecer, entre outros, duas motorizações a gasolina: um V6 3.6 e um moderno 2.0 turbo de quatro cilindros, que focará na eficiência energética junto do sistema start-stop.
A transmissão poderá ser manual ou automática, variando de acordo com a versão. Já a tração será integral com bloqueio de diferencial.