Jeep Wagoneer L é SUV com tamanho de Ram e estreia novo motor de 517 cv
Nova versão L do Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer além de maior, também estreia novo motor Hurricane da Stellantis
Se eles já eram grandes, agora estão ainda maiores. Os Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer acabaram de ganhar a nova opção de carroceria “L”, que assim como na Grand Cherokee, adiciona um pouco mais de fermento na fórmula para fazer os dois maiores SUVs da Stellantis ficarem ainda maiores.
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Além de alguns centímetros a mais de comprimento, os grandalhões da Jeep também ganham nova motorização. Debaixo do capô, os V8 dão lugar ao estreante Hurricane, o motor biturbo de seis cilindros que no Jeep Wagoneer L produz 426 cv e 64,75 kgfm. Já no Grand Wagoneer, a configuração é mais “nervosa” tem 517 cv e 69,13 kgfm.
Nos dois casos a transmissão é automática de oito marchas e, por padrão, a tração é traseira. A tração integral é um opcional, assim como nas versões regulares.
Para motivo de comparação, o Wagoneer padrão tem o mesmo V8 HEMI 5.7 da RAM 1500 e produz 397 cv. Quanto ao Grand Wagoneer, usa um V8 mais potente de 6,4 litros e 487 cv. Nessa configuração, os dois ainda têm o auxílio do sistema híbrido leve eTorque, que ajuda principalmente a economizar combustível. Com motor menor e mais eficiente, as novas versões dispensam a assistência elétrica.
Falando agora do tamanho, cada um ganhou cerca de 18 cm de entre-eixos e agora totalizam 3,30 m. Se levar em consideração o comprimento total, a dupla mede nessa nova versão 5,75 m, que corresponde a um ganho de 30 cm. Na prática, passaram a ter o mesmo comprimento de uma Ram 1500.
Parece pouco, mas é o suficiente para aumentar a capacidade de carga. No Jeep Wagoneer L, que é menos luxuoso mas tem um pouco de espaço interno, o volume pode variar entre 1.192 e 3.707 litros, dependendo da configuração. Enquanto o Grand Wagoneer parte dos 1.252 e chega até 3.197 litros. Vale lembrar, que os SUVs estão disponíveis em configurações de até 8 lugares, com arranjo 2/2/3 ou 2/3/2.
Os centímetros a mais também refletiram no peso. Ao todo são 91 kg a mais em cada modelo, aumentando a massa total para 3.041 kg. Mas, embora tenha trocado de motor e ficado mais pesado, os modelos conservaram sua capacidade de reboque de 4.536 kg.
De resto, os SUVs mantiveram o alto padrão de tecnologia e acabamento. Para o Grand Wagoneer L por exemplo, estão disponíveis opções de estofamento nos luxuosos couros Nappa e Palermo. O Wagoneer L ganhou uma nova opção de acabamento interno metálico escuro, semelhante ao de obsidiana disponível para irmão mais luxuoso.
A dupla ainda têm condução autônoma nível 2, capaz de se manter em faixas de rolagem por conta própria em situações tranquilas, e um belo conjunto de telas, que somam 50’’ no Wagoneer L e 75’’ no Grand Wagoneer L.
O Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer regulares tiveram seus desenhos de patente registrados no Brasil e podem aparecer em nosso mercado. Porém, para suas versões L as chances são mais remotas.
As novas versões chegam às concessionárias americanas no próximo semestre e os preços ainda não foram divulgados. O que se especula é que serão em média de 10 a 15 por cento mais caros que versões padrão. Nos EUA, o Wagoneer e o Grand Wagoneer custam o equivalente a cerca de R$ 332.000 e R$ 614.000, respectivamente.